Zona portuária ganha circuito para treinamento de ciclistas

Objetivo é o incentivo ao esporte e garantir sua prática em segurança.

Rio de Janeiro / 19:02 - 14 de nov de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

A partir do dia 1 de dezembro, será aberto o Circuito Marcos Hama, na zona portuária do Rio, a Área de Proteção ao Ciclismo de Competição (APCC). A pedido da Comissão de Segurança no Ciclismo do Rio de Janeiro, a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) reuniu CET-Rio, Comlurb, Guarda Municipal e a Concessionária Porto Novo para estabelecer a concessão com o objetivo de incentivar o esporte e garantir sua prática em segurança. A nova APCC funcionará aos domingos e feriados, das 6h às 8h, e utilizará a Avenida Alfred Agache, o Túnel Prefeito Marcello Allencar e a Avenida Rodrigues Alves.

O circuito, que possui 11 km de extensão, é um dos mais difíceis da cidade porque inclui subidas de até 6% de inclinação especialmente dentro do túnel. Para a CSCRJ, representa uma conquista para o esporte a fim de evitar acidentes que vitimam ciclistas e pedestres, como Marcos Hama, triatleta que ficou tetraplégico em 2012 após grave acidente enquanto treinava na estrada Rio-Magé.

As vias envolvidas no circuito serão bloqueadas à circulação de veículos a partir das 5h30, permanecendo assim até as 8h30, permitindo que as estruturas de apoio do circuito sejam montadas e desmontadas. “Empenhamos todos os esforços para a abertura desse espaço. A Cdurp articulou o apoio dos órgãos da Prefeitura do Rio durante meses para fechar uma solução que garantisse aos atletas condições de treinamento com segurança. Ganha o esporte, ganha a população da Região Portuária com essa nova atividade”, comemorou o presidente da Cdurp, Tarquinio de Almeida. Agentes da Guarda Municipal e da CET-Rio farão os bloqueios necessários garantindo a segurança da área de treinamento.

Principais interdições

Avenida General Justo, pista sentido Túnel Prefeito Marcello, a partir do Trevo Estudante Edson Luís de Lima Souto; Avenida Alfred Agache em ambos os sentidos; Túnel Prefeito Marcello Alencar em ambos os sentidos; Avenida Rodrigues Alves, em ambos os sentidos, entre o Túnel Prefeito Marcello Allencar e o acesso a Via B4, nas proximidades da Rodoviária Novo Rio.

Rotas de Desvio

Para os veículos seguindo em direção à Zona Sul, o desvio será feito utilizando a Via B4 e a Via Binário do Porto. Para os veículos seguindo em direção a Avenida Brasil, os motoristas poderão utilizar Avenida Presidente Antônio Carlos, Rua Primeiro de Março, o Túnel Rio 450 e a Via Binário do Porto.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor