Advertisement

Voz do Bolsonaro

Fatos & Comentários / 04 Dezembro 2018

O escândalo do caixa 2 no WhatsApp não foi suficiente para fazer o Governo Bolsonaro desistir da ideia de criar um canal direto com a população via redes sociais. A alegação é de fugir do domínio da grande mídia, mas o objetivo real parece mais próximo ao do presidente norte-americano Donald Trump: divulgar suas próprias versões dos fatos, ainda que longe da realidade.

O programa vem sendo chamado de Cidadania Digital. Um dos articuladores é Arick Wierson, que trabalhou na campanha vitoriosa de Michael Bloomberg ao governo de Nova York, nos Estados Unidos. Na terra do Tio Sam, o governo Trump testa um sistema de mensagens de “alerta presidencial” via SMS. De acordo com a agência Reuters, em uma região do país foram enviados textos para metade dos celulares registrados.

A ideia ganha um aspecto ainda mais perigoso se o sistema for uma espécie de “utilidade pública”, com custos bancados pelo governo para fazer proselitismo político sem contestação. Algo que orgulharia o Big Brother do livro de Orwell.

Na campanha presidencial, Bolsonaro foi acusado de ter sido beneficiado por disparos em massa via WhatsApp com fake news contra o adversário. A prática teria sido duplamente ilegal: bancada por empresas e usando números de celulares não autorizados.

 

Asfixia financeira

Como quem não quer nada, no final da matéria, o Estadão reconheceu que um dos problemas da crise econômica na Venezuela é que desde setembro de 2017, os Estados Unidos impedem bancos que operam em território norte-americano de operar com o país de Nicolás Maduro. Sem acesso ao sistema financeiro, a estatal PDVSA não consegue embarcar o petróleo vendido, uma vez que os contratos e seguros são fechados em dólar com pagamentos que passam pelos EUA. “As sanções limitaram a habilidade da Venezuela de se financiar e tiveram um impacto grande na economia local”, acrescentou ao vetusto jornal paulista Geoff Ramsey, da ONG The Washington Office on Latin America.

 

Tietê verde

Uma camada extensa de algas deixou verdes as águas do rio Tiête, nesta terça-feira no município de Sabino (SP). O nível de oxigênio diminuiu, ocasionando a mortandade de peixes e causando danos ao meio ambiente.

Membro da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, o deputado Sebastião Santos promete mobilizar as autoridades por melhorias nas condições do rio.

A suspeita é de contaminação decorrente de resíduos de fósforo e nitrogênio causados pelos detritos das plantações de cana, além da elevação da água próxima aos abatedores, confinamentos e parte da evasão da água do esgoto.

 

Cuidado

O Lide fará dia 10 a cerimônia de entrega da oitava edição do Prêmio Líderes do Brasil, às 18h30, no Teatro Santander, na capital paulista. Das premiações anteriores saíram boa parte dos presos e investigados da Lava Jato.

 

Rápidas

O Grupo DPSP (drogarias Pacheco e São Paulo) abriu processo seletivo para estágio. Inscrições até dia em https://goo.gl/rDqzAk *** A colaboração entre empresas e o poder público será um dos temas do Congresso Abese 2018, da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança, que acontece no dia 11, em São Paulo. Programação: http://abese.win/a_congresso *** O Caxias Shopping fará edição especial de seu baile mensal no dia 10, das 17h às 21h. Os organizadores solicitam que os participantes vistam a cor vermelha. Opa, cuidado para não serem criticados pelo movimento Natal sem Partido… *** Em dezembro, o Shopping Nova Iguaçu realizará nesta quartas-feira e no dia 19, em parceria com o Sesi, diversas atividades recreativas *** O Shopping Jardim Guadalupe apresenta a peça infantil Papai Noel existe neste domingo, às 16h *** Dia 12, às 17h, será lançado, na Livraria Travessa da Sete de Setembro (RJ), o livro Dez Poemas para rezar antes de beber do vinho (Editora Cassará), de Ricardo Máximo *** A agência Binder teve oito peças publicitárias selecionadas para compor a próxima edição da austríaca Lürzer’s Archive – uma das mais prestigiadas revistas do meio – que será publicada em dezembro *** O Center for Banking and Finance Research in Rio (CBFR) da FGV Ebape nestas quinta e sexta-feira, a Conferência Internacional de Banking e Desenvolvimento Econômico. Nomes como Thorsten Beck, da Universidade de Londres, Meghana Ayyagari, da Universidade de Washington, e Maria Soledad Martinez Peria, pesquisadora do FMI, estão entre os convidados. Inscrições: www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=4184&P_IDIOMA=0