Vendas em shoppings cresceram mais do que o previsto no Natal

Associação atribui resultado à queda dos juros e à liberação dos saques do FGTS.

Empresas / 21:16 - 26 de dez de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Os shoppings viram suas vendas aumentarem 9,5% neste Natal em relação a 2018. Ao longo de 2019, os estabelecimentos venderam 7,5% mais que no ano anterior, o que corresponde a um faturamento de R$ 168,2 bilhões.

Os números foram divulgados pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), que reúne os dados de 30 mil pontos de vendas distribuídos por todo o país e representa 400 empresas de varejo. As vendas no Natal de 2019 representaram R$ 37 bilhões.

As vendas cresceram acima do esperado especialmente no segundo semestre”, afirma Nabil Sahyoun, presidente da Alshop. Entre os fatores que contribuíram para a melhora, ele cita a liberação dos saques no FGTS e a redução da taxa de juros e da inflação.

Os presentes mais procurados nos shoppings durante o período do Natal foram itens de moda masculina (58% dos consumidores), brinquedos (40%), perfumes e cosméticos (34%), calçados (32%), acessórios de moda (25%), celulares e smartphones (17%), livros (11%), vale presente (9%), joias e bijuterias (9%) e eletrônicos e eletrodomésticos (9%).

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor