Advertisement

Trump para Tillerson: ‘Você está demitido’

De maneira menos elegante até mesmo do tempo em que comandava o reality show televisivo “O Aprendiz”, quando se dirigia...

Internacional / 14 Março 2018

De maneira menos elegante até mesmo do tempo em que comandava o reality show televisivo “O Aprendiz”, quando se dirigia pessoalmente aos candidatos reprovados no programa utilizando a famosa frase: “you're fired” (“você está demitido”), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou o Twitter para anunciar nesta terça-feira o novo secretário de estado norte-americano. Em uma mensagem na rede social, Trump escreveu que o diretor da CIA, Mike Pompeo, assumiria o lugar de Rex Tillerson.
A mudança foi anunciada em meio a um momento de grandes expectativas na política externa dos EUA, e Tillerson vinha preparando negociações com a Coreia do Norte. Os dois países já confirmaram que Donald Trump e Kim Jong Un estão preparando um encontro.
Na sexta-feira passada, Trump já havia pedido a saída de Tillerson, ordenando que ele regressasse de uma viagem à África. A imprensa americana como Washington Post e a CNN ouviram funcionários do governo norte-americano, que confirmaram que Trump vinha se indispondo com alguns pontos de vista de Tillerson Para Trump, Tillerson vinha agindo de maneira “radical” sobre alguns de seus pontos de vista.
Mike Pompeo fez carreira militar nos EUA antes de atuar na agência de espionagem. Já a nova diretora da CIA, Gina Haspel, já supervisionou torturas de suspeitos de terrorismo em uma prisão secreta dos Estados Unidos na Tailândia em 2002 e depois destruiu fitas de vídeo com o registro dos interrogatórios. Seu nome ainda precisa ser aprovado pelo Senado.