Transporte de carga se intensifica no final do ano

Levantamento identificou uma procura maior para o fechamento de novos negócios.

Seguros / 22:50 - 27 de nov de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Com a aproximação do Natal e da virada do ano, o movimento de abastecimento e reposição nas lojas se intensifica e tem impacto direto na circulação de cargas pelo país. Um levantamento do Porto Seguro Transportes identificou uma procura maior para o fechamento de novos negócios. Nos últimos anos, houve registro de acréscimo de 10 a 15% no segundo semestre, em comparação aos seis primeiros meses. Entre as mercadorias mais transportadas neste período, se destacam produtos alimentícios, eletroeletrônicos, medicamentos, bebidas, combustíveis e produtos têxteis.

O setor de transporte é responsável pela condução de 75% das mercadorias brasileiras pelas rodovias do país, segundo a pesquisa Custos Logísticos no Brasil, da Fundação Dom Cabral. No segundo semestre, o transporte de cargas se torna mais relevante, já que o comércio precisa atender a alta demanda e alcançar a estimativa de venda para o final do ano. Entre as regiões que concentram o maior volume de circulação de cargas nesse período estão Sul e Sudeste, devido à alta diversidade de polos que se encontram nessas localidades.

 

Desafios

 

Segundo Rose Matos, gerente do Porto Seguro Transportes, a atividade enfrenta desafios e, no momento de abastecimento de mercado, os riscos se tornam ainda maiores, seja pelos valores, já que há uma concentração de cargas em um único veículo, seja pela frequência de embarques, o que gera aumento na importância segurada. Por isso, contratar um seguro é uma forma de garantir tranquilidade, além de manter as atividades da empresa e garantir as entregas.

O Porto Seguro Transportes oferece serviços que podem ser contratados tanto por donos de mercadorias a serem transportadas, para cobrir danos à carga, quanto por empresas transportadoras, para garantir as cargas de terceiros transportadas sob sua responsabilidade. Na contratação, como também na manutenção do seguro, é fundamental a participação do corretor.

Eles são responsáveis por acompanhar o processo do seguro para obter informações sobre a possibilidade de risco que o transporte possa ter. E, caso tenha alteração ou novidade no decorrer do contrato, eles comunicam à seguradora”, alerta. “Com isso, conseguimos atender de acordo com as necessidades do cliente e garantir a segurança do produto até o destino final”, conclui. Para mais informações sobre os serviços e benefícios do Porto Seguro Transportes, acesse o site: www.portoseguro.com.br/transportes.

 

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor