Advertisement

Solução em 2018

Em março, esta coluna avisava que, diante do agravamento da crise e da inviabilidade de um candidato de direita, a elite poderia cogitar na...

Fatos & Comentários / 17 Julho 2018

Em março, esta coluna avisava que, diante do agravamento da crise e da inviabilidade de um candidato de direita, a elite poderia cogitar na candidatura de Lula como nome de união para tirar o país do abismo (e exorcizar o risco Bolsonaro). Quatro meses depois, os colunistas de jornalões começaram a escrever sobre o tema, citando reuniões de empresários, especialmente em São Paulo.

O pior que pode ocorrer para o Brasil será uma eleição sem legitimidade, em que o lado derrotado comece a campanha para destituir o vencedor no dia seguinte à definição do resultado (o golpe de 2016 deixou esta sombra visível). Um nome que consiga unir a burguesia nacionalista e setores populares é a chance de superar este obstáculo. Lula já mostrou capacidade de diálogo e é um dos poucos políticos com estofo para liderar uma união nacional.

Isto não quer dizer, porém, que seja o nome certo para comandar o país. Até porque, se for para lançar a Carta ao Povo Brasileiro – o Retorno, correria grave risco de ver o apoio virar rapidamente raiva e enfrentar o mesmo desgaste – guardadas as devidas proporções – que derrubou Dilma Rousseff. Não há dúvida, porém, que não haveria união sem sua participação. Há muitos entraves a serem superados, o maior deles a pressão dos fiadores externos do golpe interno. Mas o risco de agravar a crise social ajuda a aparar arestas e derrubar muros.

 

Decifra-me

A cada movimento de Donald Trump no cenário externo, cresce o tom das críticas da mídia norte-americana. Mas ninguém se engane: há método na suposta loucura do presidente dos EUA.

 

Quase o dobro

Leitor lembra que, além do poderio econômico, a Europa também exerce seu poder político no futebol. A Copa que terminou este domingo tinha 14 seleções europeias e apenas oito da América Latina. Logo, as chances do Velho Continente ganhar o Mundial são sempre maiores.

 

Juntas?

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) está produzindo, em caráter de urgência, um parecer jurídico sobre a possibilidade de a Justiça do Trabalho vir a ser absorvida pela Justiça Federal. Para a presidente nacional do IAB, Rita Cortez, “a cogitação da unificação está inserida no antigo propósito de extinção da Justiça do Trabalho, que foi reavivado pela reforma trabalhista”.

A entidade e o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) vão realizar, em 26 de julho, no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio, o evento “Justiça do Trabalho e Justiça Federal juntas?”.

 

Preto no Branco’

O Arquivo Nacional e a Brazilian Studies Association (Brasa) lançaram a terceira edição do Prêmio Thomas Skidmore, que homenageia o brasilianista norte-americano. O prêmio consiste na seleção e publicação, nos Estados Unidos, de um livro autoral já publicado no Brasil, com financiamento de US$ 5 mil.

A edição 2018 tem como tema a questão racial no Brasil e corresponde à obra clássica de Skidmore Preto no Branco: Raça e Nacionalidade no Pensamento Brasileiro (1870–1930)”. O livro a ser premiado deverá ter sido publicado entre 2013 e 2017.

As inscrições vão até 30 de setembro. Confira o edital em www.arquivonacional.gov.br

 

Novo horizonte

A Termomecanica, do setor de transformação de metais não ferrosos, investiu R$ 4,1 milhões nos últimos três anos para pavimentar seu caminho rumo à indústria 4.0. Além da implantação de sensores em mais de 30 equipamentos no chão de fábrica e recursos de apontamento real, foram instalados mais de 130 pontos de medição nas duas unidades fabris no ABC.

 

Rápidas

A revista Conjuntura Econômica, do FGV Ibre, reúne em São Paulo, no dia 23, especialistas e representantes do setor público no V Seminário Saneamento – Investimento social de alto impacto. Inscrições: http://portalibre.fgv.br *** Estão abertas as inscrições para a Corrida do Amigo 2018, que o Carioca Shopping promoverá em parceria com a Carioca Run, 22 de julho, na Vila da Penha. Inscrições: www.ativo.com *** A FMP/Fase organiza 13 cursos de férias, em Petrópolis. Entre eles, “Marketing digital” e “Programa 5S” *** Nesta sexta-feira, o Shopping Grande Rio, em parceria com a Secretaria de Saúde de São João de Meriti, recebe um posto de vacinação contra a gripe influenza *** Mario Avelino, presidente do Rotary RJ Porto Maravilha e da Doméstica Legal, fará palestra sobre “Os impactos da reforma trabalhista no emprego doméstico”, nesta quinta-feira, às 12h30, na R. Visconde de Inhaúma, 62,Centro (Restaurante Boulevard Gourmet).