Advertisement

Sindirepa Rio lança Selo de Qualidade Automotiva

​​​​​​​Programa visa certificar oficinas para dar mais segurança ao consumidor final

Rio de Janeiro / 07 Fevereiro 2019 - 22:56

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Para tentar reduzir o número de acidentes de trânsito por falta ou manutenção incorreta dos veículos, o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Rio de Janeiro (Sindirepa Rio) lançou o Selo de Qualidade Automotiva (SQA). O objetivo é levar informação à sociedade de quais oficinas estão aptas a realizarem a manutenção automotiva, usando peças genuínas das montadoras, além de estarem em conformidade com os padrões estabelecidos pela ABNT para o setor.

O presidente do Sindirepa Rio Celso Mattos explica que para a implantação do SQA foi definida uma estratégia programática de aceleração do conhecimento na inovação das oficinas, tanto na sua estrutura produtiva, quanto na própria prestação de serviço e da sua gestão. “A ideia é que o selo funcione como um ISO. Para isso, o sindicato disponibilizará, através de empresa terceirizada, um consultor, que fará um diagnóstico de como está a empresa e quais ações devem ser realizadas para adequação ao programa do SQA”, diz o presidente.

Depois dessa análise, a empresa passará por um curso da Firjan Senai, em parceria com a consultoria do Sindirepa Rio, que abrangerá as ferramentas técnicas de Modelo de Negócio e Plano de ação; Prevenção no Trabalho, Organização 5S, Gestão Sustentável e Finanças; além de Cultura Organizacional e Atendimento ao Cliente.

Após o curso, que tem carga horária de 35 horas, a empresa receberá duas visitas do consultor para a comprovação da incorporação das técnicas, para, ao final de 3 meses, receber o Selo SQA. “Uma vez certificada, a oficina passará a emitir um laudo de regularidade atestando que o veículo, até aquele momento, está apto para circular. Isso será importante para dar segurança aos motoristas, que a partir do fim da vistoria obrigatória do Detran-RJ, deverão fazer uma autodeclaração de que o veículo está em condições de rodar”, ressalta.

A expectativa do Sindirepa Rio é de que até abril, cerca de 40 empresas já estejam com o SQA. “O estado do Rio possui 9 mil empresas do setor automotivo, nossa meta é que 5% delas recebam o selo até o fim do ano”, ressalta o presidente.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor