Sim Pro Samba sorteará ingressos de Guimbaustrilho, com Nei Lopes

Serão 15 ingressos grátis.

Registro / 21:47 - 12 de dez de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

O Sim Pro Samba sorteará, nessa sexta-feira (13/12) a partir das 17h30, ingressos para seu público poder assistir no sábado (14/12), às 19h, Guimbaustrilho - O Rio sobre Trilhos, com Nei Lopes.

O espetáculo acontece no Centro Cultural Banco do Brasil, na Avenida Primeiro de Março, 66, no Centro do Rio.

Segundo a produtora cultural Ana Luisa Lima, o livro "Guimbaustrilho e outros mistérios suburbanos", de Nei Lopes, a inspirou a criar o projeto O Rio sobre Trilhos, que vai reunir o escritor e compositor e grandes sambistas - Marquinhos de Oswaldo Cruz, Zé Katimba e Ana Costa. André Paes Leme assume a direção cênica e Luís Filipe de Lima a direção musical.

O espetáculo promove viagens musicais e literárias, com causos e canções do repertório de Nei, em viagens musicais que partem da Central do Brasil a Deodoro, Santa Cruz, Saracuruna, Paracambi e Belford Roxo.

As atrações não param! O Sim Pro Samba também vai homenagear, nessa sexta-feira 13, o compositor Zuzuca do Salgueiro, autor do samba enredo campeão de 1971 do Carnaval do Rio: "Festa Para Um Rei Negro" (Pega no Ganzê! Pega no Ganzá!).

Na ocasião, Zuzuca cantará suas composições de sucesso, como "Vem Chegando a Madrugada". Esta foi gravada na década de 60 pela Divina Elizete Cardoso e por Jair Rodrigues.

Também não faltará "Festa Para Um Rei Negro", que com seu forte e popular refrão: "...Pega no ganzê, pega no ganzá", é cantado não só no Brasil, porém no mundo todo.

Importante frisar que Zuzuca, em 1975 com o parceiro Velha, ao lado de Wilson Moreira, Casquinha, Hélio Nascimento, Anézio e Candeia, participou do LP "Partido em 5 volume 2" (Um clássico), no qual interpretou "Gato escaldado tem medo de água fria" (Velha e Zuzuca).

O compositor Luis Lula Dias cantará um samba que fez para eternizar o bamba do Salgueiro: "O Samba na Veia Não Secou".

O Sim Pro Samba receberá ainda os lançamentos de dois livros: O Movimento Negro e As Eleições, dos professores Amauri Mendes e Yedo Ferreira; e O Mantra, do vice-presidente do Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro (Sinpro-Rio), Afonso Celso. Os livros serão lançados, a partir das 17h30. É na Praça do Professor (Pedro Lessa, em frente do nº 35, no Centro).

Para levar uma roda de samba com tanta responsa, só o Grupo Nabêra.

O Sim Pro Samba começa às 17h30 e termina às 23h30.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor