Setembro Amarelo

Deputados prestigiam a Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio.

Decisões Econômicas / 18:10 - 12 de set de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Deputado Jorge Felippe Neto

O deputado Jorge Felippe Neto circulou esta semana no plenário com uma fita amarela na lapela do paletó. Chamou atenção para o Setembro Amarelo, mês dedicado à Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio, iniciada em 2015. A campanha é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV) e foi criada para mostrar a importância de falar sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, que são vistos como um tabu ainda. Segundo o CVV, a cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida.

 

Aplicativos de transporte em pauta

Esta semana, a Alerj aprovou o projeto de lei, de autoria do presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT), que obriga as empresas que exploram o serviço de transporte de passageiros pro aplicativo a terem um Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) por telefone. O projeto regulamente ainda a cobrança pelo cancelamento de corridas nos aplicativos.

Nos Estados Unidos, o parlamento da Califórnia aprovou uma lei que obriga essas empresas a contratar como empregados de fato os motoristas. Hoje, essas pessoas mantêm contratos com as empresas como prestadores de serviços. Se a medida for adotada aqui, os motoristas de aplicativos terão direito a um salário mínimo, pagamento de horas extras, além de outros benefícios concedidos a trabalhadores com carteira assinada. Fica a dica!

 

Eleições com muitos candidatos

As eleições municipais do ano que vem vão bater todos os recordes no número de candidatos a prefeito. Isso porque, pela primeira vez, não estão permitidas coligações entre partidos para eleger vereadores. Logo, todos os partidos têm interesse em lançar seu próprio candidato a prefeito para divulgar o número da legenda e, assim, alavancar a votação para o legislativo municipal. Não é à toa que dirigentes partidários buscam nomes para lançar no maior número possível de cidades. Candidatos tradicionais estão tendo dificuldades em fechar coligações envolvendo muitas legendas ao seu redor.

Deputado Gil Viana

Espetáculos traduzidos em Libras

O deputado Gil Viana (PSL) quer obrigar teatros e casas de show do Estado do Rio de Janeiro a terem tradução e interpretação simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todas as peças teatrais, shows e eventos. O deputado defende que é preciso garantir o exercício da cidadania aos surdos que representam cerca de 2% da população brasileira. Na Alerj, as sessões plenárias já contam com tradução simultânea em Libras.

Deputada Zeidan Lula

Gatos dão prejuízo em Campos

Em Campos, 23% de toda a energia elétrica fornecida pela Enel é furtada. Os dados são da própria concessionária e foram divulgados pela diretora de Relações Institucionais da empresa, Josely Cabral, durante reunião da CPI da Alerj que investiga irregularidades nas concessionárias de energia elétrica, presidida pela deputada Zeidan Lula (PT). O encontro aconteceu no início da semana na Câmara Municipal de Campos.

 

Audiência para aumentar passagem

O vereador de Petrópolis Marcelo da Silveira Pró Deficiente (PSB) defende a realização de audiência pública, com antecedência de 30 dias, e apresentação de planilha de custo para o reajuste das passagens dos ônibus da cidade. Ele argumenta que a população precisa conhecer em detalhes o que está impactando a elevação do preço da passagem.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor