Serviços: crescimento moderado reflete dificuldade enfrentada por MPE

Leve contração em novembro ocorreu após dois meses seguidos de crescimento; média móvel de três meses mostra sólida alta de 2,2%.

Opinião do Analista / 16:05 - 14 de jan de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Nossa expectativa - Essa leve contração em novembro ocorreu após dois meses seguidos de forte crescimento. Observe que a média móvel de três meses mostra uma sólida alta de 2,2%

Os números no acumulado no ano mostram que o crescimento foi generalizado em quatro de cinco segmentos. O bom ritmo de crescimento dos serviços prestados às famílias está alinhado com a gradual melhoria das condições do mercado de trabalho, enquanto o crescimento moderado dos serviços profissionais e administrativos ainda reflete algumas dificuldades enfrentadas principalmente pelas pequenas e médias empresas.

Por outro lado, a contração registrada pelo transporte está ligada ao desempenho da produção industrial que sofre com incertezas sobre a tendência da demanda doméstica e global.

Esse padrão divergente deve se estender até dezembro, uma vez que o transporte pode mostrar uma diminuição adicional em meio à fraca produção industrial esperada, mas os serviços prestados às famílias devem mostrar algum crescimento.

.

Mitsubishi UFJ Financial Group, Inc. (MUFG)

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor