SEG NOTÍCIAS - Morre Gumercindo Rocha Filho, presidente do Ibracor

Velório está marcado para este sábado, dia 7, das 8 às 12h, no Cemitério da Penitência (Caju), onde o corpo será cremado.

Seguros / 18:07 - 6 de dez de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

A Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor), com profunda tristeza e extremo pesar, lamenta informar o falecimento do presidente do Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguros, de Resseguros, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta (Ibracor), Gumercindo Rocha Filho, ocorrida na noite desta quinta-feira.

Advogado, Gumercindo sempre foi uma referência para todo o mercado, com uma extensa e primorosa folha de serviços prestados à Fenacor, aos Sincor's, à Escola Nacional de Seguros (ENS), em suma, a todo o mercado de seguros e, particularmente, em especial, à categoria dos Corretores de Seguros, que devem a ele algumas ações e alguns memoráveis pareceres que foram a base para relevantes conquistas no âmbito da Justiça e no Congresso Nacional.

Nos últimos três anos, o "Doutor Gumercindo", como era carinhosamente conhecido no mercado de seguros, vinha oferecendo o seu extremo conhecimento, sabedoria e competência profissional na Presidência do Ibracor. Mais recentemente, comandou o processo de estruturação da entidade para a nova fase que chega com a autorregulação dos corretores de seguros.

Em nota, "diretoria, funcionários, colaboradores e amigos da Fenacor externam o seu reconhecimento e a sua eterna admiração e gratidão ao querido Doutor Gumercindo".

Também a Diretoria-Executiva da Associação das Empresas de Assessoria e Consultoria de Seguros do Estado do Rio de Janeiro (Aconseg-RJ) e suas empresas associadas "juntam-se às manifestações de pesar e consternação pelo falecimento do líder da Ibracor e grande colaborador do mercado de seguros, Gumercindo Rocha Filho, ocorrido ontem, dia 5 de dezembro. Nossa solidariedade e sentimentos aos familiares e colegas de trabalho."

Igualmente, a diretoria do Clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro (CCS-RJ) e seus associados comunicaram em nota, "com imenso pesar, o falecimento do presidente do Ibracor, Gumercindo Rocha Filho, ocorrido na quinta-feira passada, 5 de dezembro. Uma das lideranças mais notáveis do mercado de seguros se destacou por sua determinação e firmeza na defesa do desenvolvimento do setor e pelas causas dos corretores de seguros, deixando um imenso legado de contribuições e melhorias para todos. O CCS-RJ presta solidariedade neste momento difícil para os familiares, amigos e colaboradores desse grande profissional e líder de mercado."

O Clube Vida em Grupo do Rio de Janeiro (CVG-RJ) também divulgou nota. Diz que sua "Diretoria-Executiva e conselheiros, seus associados e amigos lamentam profundamente a morte de uma das personalidades mais marcantes e dedicadas do setor de seguros. Externamos os nossos sentimentos aos familiares e amigos do líder de atuação firme e notória."

O velório está marcado para este sábado, dia 7, das 8 às 12h, no Cemitério da Penitência (Caju) onde o corpo será cremado.

.

Seguro de vida continua entre os benefícios mais visados pelos profissionais

Para a nova geração, uma boa oportunidade de trabalho não está necessariamente atrelada ao salário, mas sim ao pacote de benefícios oferecido pelas empresas. Atentas de que um funcionário satisfeito consequentemente produz mais, as companhias ampliam o leque de ofertas para reter e atrair talentos. Inclusive, muitas delas já incorporaram o home office e os horários flexíveis como opções aos colaboradores.

Novos benefícios surgem, mas um item continua sendo muito visado pelos profissionais: o seguro de vida. Embora seja um benefício tradicional, o número de empresas que oferecem esse produto para os funcionários continua crescendo. Na Porto Seguro, por exemplo, a contratação do seguro de vida coletivo cresceu 20% entre janeiro e setembro de 2019, em comparação com o mesmo período do ano passado. O valor do tíquete médio também aumentou 13%, o que mostra a disposição das empresas em investir no seu quadro de colaboradores.

A diretora de Vida, Previdência e Investimentos da Porto Seguro, Fernanda Pasquarelli, ressalta que o seguro de vida ampara não só o trabalhador, mas também seus familiares. Isso porque, dependendo das coberturas contratadas, se o profissional precisar se ausentar do trabalho por motivo de saúde ou acidente, o seguro de vida garantirá, dentro do valor contratado, a renda no período em que ele estiver afastado. "Para o colaborador responsável integralmente pelas finanças da família, ter um seguro de vida é ainda mais importante", destaca a executiva.

Fernanda lista duas das principais vantagens do seguro de vida coletivo para a empresa que contrata: atrair e reter profissionais qualificados e deduzir em até 100% do valor do seguro como Despesa Operacional no Imposto de Renda, no caso de empresas que utilizam o Regime de Tributação pelo Lucro Real. Já para os colaboradores, o seguro garante proteção para eles e seus familiares, em caso de imprevistos como doenças, acidentes ou morte. Além disso, oferece ampla cobertura a custos negociados pelo grupo contratante.

.

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Plataforma de interação Dia 29 de novembro, a Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) lançou a ferramenta "ANSP Virtual". O lançamento aconteceu no auditório do Sindicato das Seguradoras do Estado de São Paulo (Sindseg-SP).

Trata-se de uma plataforma digital por meio da qual acadêmicos e pessoas por eles convidadas poderão interagir e receber informações de forma, intuitiva e simples e sobre as atividades das Cátedras da ANSP.

João Marcelo, presidente da ANSP, disse que a Academia sempre teve a preocupação de melhorar a comunicação com o mercado de seguros e com a sociedade no geral. "Temos melhorado e aumentado a nossa presença nas redes sociais e, com isso, nós sentimos a necessidade de integrar mais a comunicação dentro da Academia. O nosso vice-presidente, Fernando Simões, estudou as possibilidades para caminharmos nesse sentido e, a partir daí, criamos a ANSP Virtual", explica.

Para o diretor da ANSP, Edmur de Almeida, a maior virtude da plataforma é democratização do acesso a Academia e facilitação desse processo. " A partir dessa ferramenta, qualquer pessoa que se interesse por quaisquer dos temas acadêmicos que estão sendo discutidos aqui pode participar da discussão. Então, para mim, isso é a grande qualidade desse projeto", conclui.

.

SEGURO CIDADÃO

Longevidade Primeira Feira de Longevidade da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), o lançamento da EXPO60 CBGG aconteceu ontem (quinta, dia 5), na Unibes Cultural (R. Oscar Freire, nº 2500 - Pinheiros), em São Paulo. O evento foi voltado para profissionais, instituições e empresas que trabalham com idosos e envelhecimento, bem como influenciadores na área.

Segundo Ana Paula Maeda, da curadoria da EXPO60 CBGG, a feira será gratuita e acontecerá de 2 a 4 de abril de 2020, também na capital paulista, em paralelo ao XXII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia (CBGG).

"A EXPO60 CBGG terá como objetivo dar visibilidade, fortalecer iniciativas e serviços que promovam novas ideias e diretivas voltadas ao envelhecimento e velhice ativos, a fim de contribuir com a independência e autonomia das pessoas ao longo da vida", diz Ana Paula, que complementa: "A feira será aberta para profissionais, empresas e serviços que atuam com pessoas idosas, idosos e demais interessados".

A feira terá como base quatro pilares do envelhecimento ativo: Saúde, Aprendizagem, Participação e Segurança. "Inserimos também a Inovação como mais um eixo, formando cinco espaços que acolherão uma programação especial composta por palestras, bate-papos, mostras artísticas, shows e apresentações de produtos e serviços inovadores", explica Ana Paula.

As inscrições para a EXPO60 CBGG podem ser realizadas no site www.expo60sbgg.com.br.

.

Novembro Azul Na última sexta-feira (29), os colaboradores da Previsul Seguradora de todo Brasil demonstraram apoio à causa do Novembro Azul e usaram uma peça de roupa na cor azul, para uma foto comemorativa. A Previsul é uma empresa que incentiva a qualidade de vida e sempre desenvolve ações voltadas não apenas à prevenção, mas à saúde e ao bem-estar de seus colaboradores.

.

Câncer Todos os dias, mais de 20 crianças e adolescentes (com idades de zero a 19 anos) são diagnosticadas com câncer pelo Sistema Único de Saúde. O alerta é da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que chama a atenção para a necessidade do diagnóstico precoce da doença que mais mata nesta faixa etária. Ao analisar os dados apresentados pelas Secretarias Estaduais de Saúde ao Painel de Monitoramento do Tratamento Oncológico (Painel-Oncologia), do Ministério da Saúde, a SBP identificou que mais de 41 mil crianças e adolescentes receberam resultados positivos de exames para identificar neoplasias entre 2013 e novembro deste ano.

Para a presidente da SBP, a médica Luciana Rodrigues Silva, os números confirmam a importância da detecção do câncer em seus estágios iniciais, o que melhora as chances de cura, aumenta a possibilidade de sobrevida e impacta na qualidade de vida dos pacientes. "É importante valorizar as queixas das crianças e levá-las regularmente ao pediatra. Na maioria das vezes, elas sinalizam para doenças comuns da infância, mas em alguns casos pode ser uma condição mais séria", pontua.

Segundo ela, o pediatra tem papel essencial no diagnóstico do câncer. Para tanto, considera fundamental que os pais ou responsáveis realizem as consultas pediátricas regulares, visando a identificação precoce da doença. "Nas crianças, geralmente as doenças se apresentam com sintomas inespecíficos, semelhantes aos de transtornos comuns da infância. Isso pode levar a retardo no diagnóstico de câncer. Infelizmente, baseado nos dados dos registros consolidados, muitos pacientes no Brasil ainda são encaminhados aos centros de tratamento com a doença em estágio avançado".

Por sua vez, a presidente do Departamento Científico de Oncologia da SBP, Denise Bousfield, aponta para um fator relevante na análise do câncer infantojuvenil. Segundo conta, ao contrário do que acontece com a população adulta, em crianças e adolescentes, não há evidências científicas, até o momento, de associação clara entre a doença e fatores ambientais. "Por isso o diagnóstico precoce e o tratamento em centros de referência em oncologia pediátrica são tão importantes. O câncer nesta faixa etária deve ser diagnosticado e tratado o mais precocemente possível, pois comparativamente com adulto, ele tende a apresentar menores períodos de latência, crescer quase sempre rapidamente e ser geralmente invasivo", alertou.

Ela enfatiza, também, que a sobrevida estimada no Brasil por câncer na faixa etária entre zero e 19 anos é de 64%, segundo dados disponibilizados pelo Instituto Nacional do Câncer (inca). Informa ainda que "é imprescindível nas primeiras décadas de vida difundir o conhecimento sobre os efeitos dos fatores de risco na expectativa média de vida da população, além de desenvolver estratégias preventivas que envolvam diversos setores da sociedade, visando à mudança de modos de vida baseada em evidências para prevenção do câncer na idade adulta".

O Painel-Oncologia surgiu para garantir um melhor acompanhamento epidemiológico das neoplasias no Brasil e monitorar o cumprimento da Lei nº 12.732/2012, que estabelece o prazo de 60 dias para o início do tratamento do paciente com neoplasia maligna comprovada. Os dados são oriundos do Sistema de Informação Ambulatorial (SIA) - através do Boletim de Produção Ambulatorial Individualizado (BPA-I) e da Autorização de Procedimento de Alta Complexidade (Apac) -, do Sistema de Informação Hospitalar (SIH) e do Sistema de Informações de Câncer (Siscan), geridos pelo Ministério da Saúde em conjunto com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

A operacionalização se dá a partir de informações diagnósticas histopatológicas de casos de câncer, com base em critérios definidos pela Portaria MS/SAS nº 643/2018, que tornou obrigatório o registro de Cartão Nacional de Saúde e da Classificação Internacional de Doenças (CID-10) no procedimento "exame anatomopatológico para congelamento/parafina por peça cirúrgica ou por biópsia (exceto colo uterino e mama)". Também são observados parâmetros da Portaria MS/SAS nº 202/2019, que compatibiliza os códigos da CID-10 com o procedimento "exame anatomopatológico para congelamento/parafina por peça cirúrgica ou por biópsia (exceto colo uterino e mama)".

No primeiro ano de monitoramento da plataforma, 2013, foram 5.138 casos diagnosticados no Brasil e, no ano passado, foram 9.261. Segundo o Inca, a estimativa é de que o número real seja próximo de 12.500 novos casos de câncer infantil a cada ano. Para o instituto, o número absoluto de casos apresentados no painel tende a aumentar com tempo, considerando a obrigatoriedade da CID no procedimento anatomopatológico, implementada em maio de 2018, e também o processo dinâmico de envio mensal de arquivos do SIA, SIH e Siscan. Também não estão contemplados na base de dados casos diagnosticados fora da rede pública.

.

ENDOSSANDO

Cinema - A Caixa Seguradora levará um cinema para o coração de Brasília de 9 de dezembro a 6 de janeiro. A inciativa faz parte do projeto Natal Sempre Monumental, que tem patrocínio da seguradora e transformará a Torre de TV da capital federal na maior árvore de Natal do Brasil.

A sala de projeção foi montada em uma carreta, mas funciona como um cinema normal, com telão e 80 assentos confortáveis, além de adaptação para receber portadores de necessidades especiais. O cinema itinerante ficará estacionado ao lado da Torre de TV, na zona central de Brasília.

A programação começa nesta segunda-feira (9). Serão quatro sessões diárias, com exibição de filmes sobre o Natal. Os ingressos, além de pipoca e refrigerante, serão distribuídos gratuitamente em ordem de chegada. "A ideia do projeto é oferecer a Brasília uma nova opção de lazer durante as festas de final de ano, período no qual muita gente costuma deixar a cidade. A ideia é criar um evento que ajude a mudar um pouco isso", explica a diretora de comunicação e experiência do cliente da Caixa Seguradora, Sany Silveira.

Com patrocínio da Caixa Seguradora, a Torre de TV de Brasília vai se transformar na maior árvore de Natal do país. A iniciativa será realizada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) e pela Fecomércio-DF.

A transformação contará com ajuda de 200 refletores e 300 pontos de LED multicoloridos. A decoração de alta definição formará os galhos da árvore natalina. A estrutura será inaugurada neste domingo (8), a partir das 19h e ficará acesa todas as noites até 6 de janeiro. Nas sextas, sábados e domingos do período, também haverá atrações musicais.

No evento de abertura, a programação contará com shows gratuitos da cantora sertaneja Naiara Azevedo e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional.

A carreta utilizada durante o evento é uma das que rodou o brasil no projeto da Caixa Seguradora Cinema É pra Você, Sim. A iniciativa percorreu todos os estados do Nordeste, do Centro-Oeste, do Sul e do Sudeste. Mais de 200 mil pessoas assistiram a pelo menos um filme nas carretas, que passaram por mais de 200 cidades.

.

Homenagem - A Livonius, parceira da Essor Seguros, recebeu uma homenagem especial durante a cerimônia. De todas as empresas que participaram da reunião de 28 de agosto de 1924, que foi a primeira do "Comitê Misto Paranaense e Santa Catharinense de Seguros", que deu origem ao Sindicato, a Livonius (na época, representando a Cia. Internacional de Seguros em Blumenau-SC) é a única que continua atuando no mercado de seguros, mantendo o mesmo nome.

Os executivos da Livonius receberam a placa comemorativa para registrar o feito das mãos da presidente em exercício do Sindseg-PR/MS, Ileana Maria Iglesias Teixeira Moura.

O presidente licenciado, João Gilberto Possiede, também foi lembrado e homenageado durante toda a cerimônia. Reverenciado pela presidente em exercício, por todos os líderes e autoridades presentes. Entre as quais, o Secretário de Fazenda do Estado do Paraná, René Garcia, ex-superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep), que colocou o governo estadual à disposição do mercado de seguros para que o setor possa empreender um "crescimento sustentável e assuma posição de destaque no cenário nacional".

.

Mensagem do presidente - O presidente do Grupo Bradesco Seguros, Vinicius Albernaz, divulgou nesta sexta-feira (6) um vídeo destinado especialmente aos corretores. Celebrando os excelentes resultados obtidos a frente da companhia em 2019, o executivo ressaltou a importância desses profissionais no fortalecimento da relação do Grupo com os seus quase 30 milhões de clientes e destacou que as propostas de mudança na legislação, a partir da MP 905, não terão nenhum impacto na longeva parceria desenvolvida com os corretores.

"Há quase 30 anos abrimos as portas das agências do Bradesco para os corretores trabalharem conosco. Reforçamos nosso posicionamento, reafirmamos a visão da importância da venda consultiva e da relação direta entre as pessoas nesse processo. Vocês corretores são parte integrante da estrutura do maior mercado segurador da América Latina, uma posição que foi construída ao longo de décadas", elogiou o presidente da Bradesco Seguros.

Ao final do vídeo, produzido especialmente para envio aos corretores, Vinicius aproveitou para enviar uma mensagem de fim de ano, agradecendo por toda a parceria realizada neste ano e desejando ótimas festas a todos.

.

Nova linha de Vida PME Oferecer produtos exclusivos e novidades ao mercado segurador está no DNA da Sancor Seguros. E seguindo este propósito, após realizar vários encontros com corretores especialistas em seguros de pessoas nos meses de agosto a outubro deste ano, a companhia está reformulando a carteira de Seguros de Vida para Pequenas e Médias Empresas (PME), e implementando novas coberturas e serviços.

"Conseguimos reunir muitas informações importantes durante os encontros realizados com nossos parceiros comerciais. Assim poderemos oferecer ao mercado um produto ainda mais competitivo e aderente as necessidades dos segurados", explica Rafael Leonel, gerente nacional de Seguros de Pessoas da Sancor Seguros.

Segundo dados da Susep, considerando o acumulado de janeiro a outubro de 2019, houve um aumento real de 15,6%, acumulando um total de R$ 3,8 bilhões em prêmios emitidos, em seguros de pessoas. Somente na Sancor este crescimento representou 33,4%, um montante de R$87,3 milhões. Um dos principais fatores para que haja este crescimento é uma mudança do próprio mercado, as pessoas estão percebendo a real importância de contratar um seguro de vida.

Já para as micro e pequenas empresas a proteção dos seus colaboradores proporciona tranquilidade e segurança, uma vez que o principal ativo está em jogo: o capital humano. "A contratação do seguro de vida para os colaboradores em pequenas e médias empresas, é de extrema importância para retenção de talentos e para proteção da própria empresa, em caso de algum acidente com o colaborador. Para que as empresas consigam entender a importância de contratação deste tipo de seguro precisamos pensar em um momento antes: a capacitação dos corretores para oferecer este tipo de solução, e a Sancor Seguros tem em seu DNA a realização de treinamentos e troca de experiências com os parceiros de negócios, para que o corretor seja assertivo diante das necessidades de seus clientes", explica Leonel.

Para conseguir oferecer a melhor solução e personalizada é preciso treinamento, e pensando nisso, a Sancor Seguros vai apresentar aos seus parceiros comerciais, as novidades dos produtos de Vida para PMEs. Dezembro terá uma intensa agenda de treinamentos, com mais de 25 encontros no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais onde a companhia possui suas filiais e executivos home offices atuando.

"Mostraremos que temos a proteção ideal quando se trata de seguros de vida para PMEs de forma descomplicada e segura. O corretor especializado e com a informação correta é um aliado no crescimento das vendas e no cumprimento da estratégia da Sancor Seguros para 2020. Nós queremos cada vez mais estar próximo dos nossos parceiros comerciais e poder auxiliar naquilo que precisarem em seu dia a dia, buscando o crescimento em conjunto e o desenvolvimento da carteira de seguros de pessoas em nosso mercado", finaliza.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor