SEG NOTÍCIAS - ANS obriga planos de saúde a qualificar atendimento

Seguros / 16:27 - 16 de mai de 2016

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Começaram a vigorar ontem as novas regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para o atendimento prestado pelas operadoras aos beneficiários de planos de saúde nas solicitações de procedimentos e serviços de cobertura assistencial. As medidas estão na Resolução Normativa nº 395, que estabelecem prazos para a prestação de informações ao consumidor, disciplinando e qualificando o atendimento, e obrigam as operadoras a disponibilizar canais de contato presencial e telefônico. Os objetivos são aprimorar a relação com o beneficiário e ao mesmo tempo estimular as empresas a resolver demandas assistenciais com mais agilidade. De acordo com a RN, a operadora deve prestar informações e orientações de forma ágil sobre procedimentos ou serviço assistencial quando forem solicitadas pelo beneficiário, esclarecendo se há cobertura prevista no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS ou no contrato. Também estabelece a implantação de unidade para atendimento presencial funcionando em horário comercial durante os dias úteis nas capitais dos estados ou regiões de maior atuação dos planos, exceto para as operadoras de pequeno porte, as exclusivamente odontológicas, as filantrópicas e autogestões. A partir de agora, as empresas de grande porte também devem oferecer atendimento telefônico ao consumidor durante 24 horas, sete dias por semana, e as de médio e pequeno porte, as exclusivamente odontológicas e filantrópicas devem ter canal telefônico para atendimento em horário comercial nos dias úteis. Para os casos de urgência e emergência, todas as operadoras devem dispor de atendimento telefônico 24 horas, todos os dias da semana. A resolução ainda exige que sempre que houver a apresentação de solicitação de procedimento e/ou serviço de cobertura assistencial pelo beneficiário, independente do canal pelo qual seja realizado ou qual seja sua finalidade, deverá ser fornecido número de protocolo no início do atendimento ou logo que o atendente identifique tratar-se de demanda que envolva cobertura assistencial. "É obrigação das operadoras prestar um bom atendimento aos seus consumidores. E a intenção desta norma é justamente a de induzir a qualificação do atendimento aos consumidores", afirma a diretora de Fiscalização, Simone Freire. Nos casos em que não seja possível fornecer resposta imediata à solicitação de procedimento ou serviço de cobertura assistencial apresentada, as operadoras tem prazo de até cinco dias úteis para responder diretamente aos beneficiários. Caso a resposta apresentada negue a realização de procedimentos ou serviços solicitados, deve ser informado detalhadamente o motivo e o dispositivo legal que o justifique. Nas solicitações de procedimentos de alta complexidade (Apac) ou de atendimento em regime de internação eletiva, o prazo para resposta é de até dez dias úteis. Já para procedimentos de urgência e emergência, a resposta deve ser imediata. Nos casos de solicitação de procedimentos ou serviços em que os prazos máximos para garantia de atendimento sejam inferiores a cinco dias, a resposta da operadora ao beneficiário deve se dar dentro do prazo previsto na RN n° 259, de 2011. "Esta norma prevê que as operadoras prestem informações com clareza e rapidez aos seus consumidores, evitando, assim, que estes se desgastem ainda mais justo quando estão precisando tratar de sua saúde", afirma Simone Freire. O consumidor também poderá pedir o envio dessas informações por escrito em até 24 horas e requerer reanálise da sua solicitação, que será avaliada pela Ouvidoria da empresa - outra novidade importante implementada pela nova norma. Com isso, ele tem a oportunidade de recorrer da negativa dentro da própria operadora. Se a empresa dificultar ou tentar impedir essa reanálise, será configurada infração por não observância às regras sobre atendimento aos beneficiários nas solicitações de cobertura assistencial. A nova norma diz também que as operadoras devem arquivar, pelo prazo de 90 dias, em meio impresso ou eletrônico, os dados do atendimento ao beneficiário, identificando o registro numérico de atendimento, assegurando a guarda, manutenção da gravação e registro. O beneficiário poderá requerer que as informações prestadas sejam encaminhadas por correspondência ou meio eletrônico, no prazo máximo de 24 horas. Caso o beneficiário solicite, também poderão ter acesso aos registros de seus atendimentos, em até 72 horas a contar da realização do pedido. Em caso de descumprimento das regras previstas na resolução normativa, a operadora está sujeita a multa de R$ 30 mil. Caso a infração venha a se configurar em negativa de cobertura, a operadora também estará sujeita a multa de R$ 80 mil. O valor da multa para negativa de cobertura de urgência e emergência é de R$ 250 mil. A Resolução Normativa passou por consulta pública e recebeu mais de mil contribuições de toda a sociedade. . DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Encontro Brasileiro de Seguros Massificados - A Argo Seguros vai participar esta semana do 3º Encontro Brasileiro de Seguros Massificados. O evento, organizado pela Hanson Wade, acontece esta semana no Meliá Jardim Europa (R. João Cachoeira, 107 - Itaim Bibi - SP). Um dos palestrantes será Roberto Uhl, gerente de Canais Digitais da Argo Seguros. Nesta terça-feira, dia 17, às 14h, dentro do painel sobre "Inovação de produtos para promover o crescimento", ele irá falar sobre "Cmo avaliar a inovação de produtos na era digital". Entre os tópicos abordados estarão "entendendo as necessidades dos seus clientes neste canal e desenvolvendo produtos que efetivamente atendam a essas demandas"; "analise os produtos adequados para cada canal, a fim de maximizar a eficiência" e "saiba como conectar-se efetivamente e vender sem estar conectado e não perder o cliente". "É uma grande satisfação ser convidado para participar de um evento como esse porque comprova o sucesso do Protector, nossa inovadora plataforma digital de distribuição de seguros. Estamos completando quatro anos de operação e será um prazer poder compartilhar nossa experiência nesse segmento", garante Roberto. . "A Visão do Corretor dos Métodos para Solução de Conflitos no Mercado Segurador" - Estão abertas as inscrições para o evento que será realizado pela Associação Internacional de Direito de Seguros (Aida) no próximo dia 31 de maio, no auditório do Sincor-SP (Rua Líbero Badaró, 293 - 29º andar, em São Paulo), que debaterá o tema: " A Visão do Corretor dos Métodos para Solução de Conflitos no Mercado Segurador" "Diante do crescente judicialização e da necessidade iminente de que se encontre novas formas de solução de conflitos, surge a preocupação da Aida em discutir o assunto com um dos mais importantes sujeitos do contrato de seguros: o corretor. Ele é o primeiro elo na apresentação dos produtos e ponte com o consumidor. Assim, é essencial que todos os agentes do contrato estejam aliados em relação ao futuro das eventuais lides que envolvam as questões securitárias", explica Ana Rita Petraroli, presidente da Aida Brasil. Como presidente da mesa contaremos com a participação da Ana Rita Petraroli, presidente da Aida Brasil, como painelista Alexandre Camillo, presidente do Sincor-SP, como debatedora receberemos Vivien Lys Porto Ferreira da Silva, presidente do GNT de Soluções de Conflitos da Aida Brasil e como comentarista Patrícia Godoy, presidente do GNT de Resseguros da Aida Brasil. As inscrições para o evento são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Para participar e fazer sua reserva entre em contado por e-mail: aidabrasil@aida.org.br ou pelos telefones (11) 3231-1583 ou 3159-4968. . SEGURO CIDADÃO
Stadium Marathon - Com o objetivo de apoiar a prática do esporte como forma de manter uma vida saudável, o Porto Seguro Vida e Previdência é um dos parceiros, pelo quarto ano consecutivo, da Stadium Marathon, uma corrida que promete quebrar a rotina dos participantes. O evento, que une corrida, futebol e turismo, acontecerá no dia 29 de maio, domingo, e os interessados podem optar por duas distâncias: de 5 km para os iniciantes e de 11 km para os mais experientes. Na segunda opção, os corredores terão a oportunidade de passar pelos três estádios da cidade (Arena da Baixada, Vila Capanema e Couto Pereira), já na primeira opção, os participantes passarão por dois estádios (Arena da Baixada e Vila Capanema). As inscrições podem ser feitas até dia 20 em www.corridastematicas.com.br/stadium-marathon/curitiba. Segundo Fernanda Pasquarelli, superintendente de Vida e Previdência da Porto Seguro, a companhia investe constantemente em eventos esportivos com o intuito de promover hábitos mais saudáveis e qualidade de vida. "O esporte, assim como o seguro de vida, são ótimas formas de se cuidar e, assim, desfrutar os bons momentos da vida com tranquilidade", compara. A largada acontecerá às 7h30, no Estádio Durival de Britto e Silva (Vila Capanema). Os kits dos participantes podem ser retirados nos dias 27 e 28 de maio, das 10h às 20h, na Loja Daju, Rua Basílio Itiberê, 3.279 - Água Verde, Curitiba. O evento é realizado pela iRun, empresa especializada em organizar corridas temáticas. . Semana Nacional da Educação Financeira - A MetLife participa da 3ª Semana Nacional da Educação Financeira, que acontece entre 16 e 22 de maio. Por meio da MetLife Foundation, que patrocina a iniciativa "Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento Financeiro para Família", a companhia reforça seu compromisso de disseminar a importância do planejamento financeiro. Por meio da iniciativa, estudantes de escolas públicas atendidas pela iniciativa - promovida pela Vila Sésamo, com patrocínio da MetLife Foundation, participarão de oficinas em sala de aula, nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Curitiba, durante a Semana de Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), que está em sua 3ª edição. De 2008 a 2013, a MetLife Foundation investiu US$ 200 milhões para que pessoas de vários países tenham acesso à educação financeira. Também a Brasilcap mais uma vez adere à 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, com ações voltadas para o público infantil, lançando o mote #finançasparacrianças. Nesta terça, a Brasilcap promoverá no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) palestra sobre educação financeira para os alunos de 7 a 12 anos da Escolinha de Vôlei de Praia da medalhista olímpica Adriana Samuel - núcleo Deodoro (RJ), projeto patrocinado pela Companhia. Ainda neste dia no CCBB, as crianças poderão colorir um grande painel dos sonhos e participar também de uma oficina de sucatas - doadas pelos colaboradores da Brasilcap - com o lema #educarparabrincar, utilizando conceitos de reutilização de diversos materiais para se tornarem brinquedos criativos a custo zero. As redes sociais da Brasilcap compartilharão durante toda a semana posts diários sobre o tema e sua importância de disseminá-las com crianças e adolescentes, dando dicas e orientações voltadas às melhores práticas e hábitos para economizar desde cedo. Informações úteis também para o público mais velho que quer levar o assunto para dentro de casa. Sempre com a hashtag finançasparacrianças. Os colaboradores da Companhia também serão engajados na Semana Enef. Além da própria doação de sucata para a ação no CCBB, os funcionários também poderão montar brinquedos de sucata para os filhos na empresa e assistir a uma palestra de finanças pessoais no ambiente de trabalho. Para Elena Korpusenko, gerente-executiva de Comunicação e Marketing da Brasilcap, a ação contribui ainda mais com o objetivo da companhia em fortalecer seu papel de empresa socialmente responsável no mercado segurador. "Essa iniciativa ajuda a comprovar o nosso papel de sempre estimular e fomentar a discussão sobre disciplina financeira, essência presente na capitalização". . ENDOSSANDO
Chubb realiza coquetel em Belo Horizonte A Chubb realizou no último dia 12 de abril, em Belo Horizonte, um evento para celebrar a nova Chubb. Na ocasião, um amplo público formado por corretores de seguros e parceiros de negócios compareceu à Casa Bernardi, local do encontro. Os convidados foram recebidos pelos principais executivos da Chubb, entre eles Antonio Trindade, presidente da companhia no Brasil. "É uma honra compartilhar com os nossos principais parceiros o primeiro evento da nova Chubb na capital mineira. Chegar a este momento só foi possível graças à contribuição constante dos nossos corretores e parceiros de negócios, que fazem o relacionamento com os clientes", afirmou Trindade. "Estamos empenhados na busca da melhoria constante, oferecendo o melhor para os nossos segurados, através do know-how global e expertise local. Realizamos isso com atitude proativa, comprometimento e energia, de acordo com a necessidade de cada segurado", finalizou o executivo. . Atendimento para atrair consumidor de luxo - A retração econômica e queda nas vendas de automóvel parecem não impactar o segmento de veículo premium. No primeiro quadrimestre do ano, as vendas das três principais marcas de automóvel do setor cresceram 18%, em relação ao mesmo período do ano passado. Para atender ao mercado automotivo de luxo, o Grupo Segurador Banco Brasil e Mapfre oferece apólices que vão além das coberturas tradicionais - como roubo e colisão. A aposta da seguradora é o atendimento online e a comodidade. A internet é um ponto alto do comportamento desse público. Estima-se que o uso da rede está presente entre 92% dos consumidores, sendo que destes 66% acessam até dois tipos de aparelhos (smartphones e tablets, por exemplo) ao mesmo tempo. Os dados reforçam que a rapidez e a autonomia na resolução de problemas são pontos fundamentais. Por isso, a ferramenta de aviso de sinistro web, serviço oferecido pelo Grupo BB e Mapfre que permite o aviso e a resolução de casos de colisão, já responde por 23% dos acionamentos da carteira. "Essa alta procura revela o comportamento desse cliente, que busca a autonomia e a agilidade que a internet oferece. Com a plataforma, o caso é resolvido em cerca de três horas", explica Jabis Alexandre, diretor geral de Automóvel e Massificados da seguradora. Denominado de Gold, o seguro de luxo do BB e Mapfre também oferece assistências exclusivas como desconto de até 40% na franquia, serviço de blindagem, quilometragem ilimitada de guincho, reposição do zero quilômetro em até 12 meses, assistência a gestantes, serviço de motorista particular etc. "Cerca de 43% desse público tem o hábito de contratar apólice para suas ‘máquinas’. Para oferecer a melhor experiência para o cliente, dentre a ampla gama de serviços que oferecemos, percebemos que a comodidade é fundamental. Somente em 2015, o serviço de guincho respondeu por 50% dos atendimentos realizados. Analisando esse dado percebemos como é relevante a quilometragem ilimitada. O segurado apenas nos aciona e não precisa se preocupar com mais nada", complementa Alexandre. . Diego de Lima Silva é o novo subscritor de RC da Berkley Com atuação no mercado de seguros desde 2004, Diego de Lima Silva é o novo subscritor de Responsabilidade Civil da Berkley. Em sua carreira, o profissional agrega experiência na subscrição de médios e grandes riscos de Responsabilidade Civil, especialmente no Sul, onde atuou nos últimos anos. Na Berkley, Diego terá a missão de desenvolver os negócios do Estado de São Paulo, com foco na linha de Responsabilidade Civil Geral. . SulAmérica lança portal para médicos No final de abril, a SulAmérica lançou um canal digital voltado exclusivamente para médicos e profissionais da saúde. O portal oferecerá conteúdo técnico e informativo sobre medicina e saúde, além de artigos, pesquisas sobre saúde populacional e diretrizes da SulAmérica. O objetivo é incentivar o intercâmbio de conhecimento entre a equipe médica especializada da SulAmérica e os atuais e potenciais médicos referenciados. Além de conteúdo, o médico tem à disposição alguns serviços como consulta à rede de prestadores por meio de geolocalização, cadastro para recebimento da newsletters e acesso a informações sobre benefícios e descontos exclusivos que a companhia oferece para referenciados. Os profissionais de saúde também podem, por meio da plataforma, indicar pacientes para o Programa Saúde Ativa, conjunto de iniciativas de promoção à saúde e ao bem-estar. É possível, ainda, sinalizar interesse em ser um prestador. "A SulAmérica tem como prioridade investirem iniciativas para o fortalecimento do relacionamento com prestadores médicos e este novo portal é mais uma ação nesse sentido. Queremos apoiar nossos parceiros na busca pela excelência na prática médica, contribuindo para o aprimoramento constante do atendimento aos segurados", afirma o vice-presidente de Saúde e Odonto da SulAmérica, Maurício Lopes. O endereço é www.sulamerica.com.br/referenciadosaude. . Novo site da Berkley apresenta visual inovador e privilegia acessibilidade Sempre atenta às inovações tecnológicas, a Berkley tem investido em novas ferramentas para melhor relacionamento junto a seus parceiros. A companhia acaba de lançar seu novo site institucional, que, entre as novidades, dá destaque aos serviços on-line, hoje disponíveis e personalizados de acordo com seu público ou parceiro de negócio, além de apresentar, de forma clara e objetiva, os produtos disponibilizados em suas linhas de negócio. O site, que é integrado aos demais sistemas da seguradora, apresenta layout moderno, maior velocidade de navegação e possui o conceito de responsividade, ou seja, acessível através de smartphones, tablets e desktops com padrão de tela dos mais variados. O acesso aos espaços personalizados (corretor, segurado, prestador e assessores) é realizado em um único local, tornando o acesso às informações mais objetivo, dinâmico e seguro. Outra opção para comunicação é o Chat, canal que pode ser utilizado, inclusive, por pessoas que possuem deficiência auditiva. "Nosso objetivo é oferecer a nossos clientes e parceiros uma navegação mais simples, objetiva e maior integração aos módulos disponibilizados, além de permitir conhecimento mais abrangente sobre a corporação Berkley, seus produtos e serviços. A tecnologia é um dos recursos que utilizamos para entregarmos produtos e serviços de qualidade", destaca osuperintendente de TI, Denilson Pereira dos Santos. O novo endereço é www.berkley.com.br .

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