Advertisement

SEG NOTÍCIAS - 10.07

Susep fecha representação no Rio Grande do Sul em 1º de agosto

Seguros / 16:41 - 10 de Jul de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

O mercado segurador brasileiro foi surpreendido com a publicação, no Diário Oficial da União do dia 4 de julho, da decisão de fechamento, a partir de 1º de agosto, do escritório de representação da

Superintendência de Seguros Privados (Susep) no Rio Grande do Sul.

Diz a portaria que "a Coordenação-Geral de Administração e Finanças (CGEAF) deverá adotar as medidas necessárias para a rescisão dos contratos em vigor, a destinação dos bens e a realocação de pessoal daquela praça."

O texto da portaria é assinado por Solange Paiva Vieira, superintendente da Susep.

Segundo o Sindicato dos Corretores de Seguros do Rio Grande do Sul (Sincor-RS), "a política de contingenciamento de gastos do governo federal atingiu a Susep. Por um lado, é compreensível, diante da necessidade premente da recuperação da economia nacional, por outro nos cabe lamentar a perda de tão importante órgão de controle do mercado segurador no Rio Grande do Sul."

.

Procura por Seguro Empresarial cresce 129% na região de Americana

O Seguro Empresarial da Mapfre registrou acentuado crescimento em vendas nesses primeiros cinco meses de 2019, na região de Americana, no interior de São Paulo. A alta observada em prêmios totais emitidos entre janeiro e maio foi de 129%, em relação ao mesmo período do ano passado.

Esse interesse no setor reflete o aumento nos investimentos feitos em empresas da Região Metropolitana de Campinas. Dados da Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve-SP) apontam que, em 2018, os pequenos e médios empresários aplicaram R$ 44,5 milhões a mais em seus negócios em comparação a 2017, resultando num crescimento superior a 290%.

O produto é um importante instrumento para empresários de diversos portes e mercados. As coberturas básicas oferecidas protegem contra danos causados por eventos como incêndios; raios; explosões e implosões, mas é possível personalizar a apólice de acordo com a necessidade e natureza do negócio.

Outros produtos, ainda no segmento de massificados, obtiveram números de destaque na região de Americana. A carteira que compreende soluções como Seguro Residencial, Garantia Estendida, Seguros para Eletrônicos (smartphones e tablets, por exemplo), Fiança Locatícia, entre outros, obteve incremento de 23%.

Para o diretor territorial da Mapfre para o Interior de São Paulo, Ricardo Souza, esse levantamento demonstra maior interesse da população em proteger seus bens. "Ainda que a cultura do seguro precise ser mais estimulada e disseminada, notamos que na nossa região o consumidor está mais atento aos serviços que podem mitigar riscos e prejuízos financeiros", conclui o executivo.

.

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

                                                                                                                                                   

Ciclo de Análise de Impacto Regulatório no Setor de Seguros O terceiro encontro do ciclo da "Análise de Impacto Regulatório no Setor de Seguros", promovido pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), será nesta sexta-feira (12), tendo como tema principal a "Experiência nacional em AIR: os Guias de AIR". Especialistas farão uma apresentação prática das etapas dos processos de elaboração dos Guias de AIR, incluindo sua motivação, passo a passo e os ganhos gerados com sua publicação.

O encontro contará com a participação de Gabrielle Troncoso, gerente geral de Regulamentação e Boas Práticas Regulatórias na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de Rodrigo Coelho, chefe de gabinete substituto do diretor-geral na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que estarão acompanhados do curador e moderador dos encontros, José Vicente Mendonça, professor de Direito Administrativo e coordenador do Laboratório de Regulação Econômica da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em https://eventos.cnseg.org.br/eventos/evento/experiencia-nacional-em-air-os-guias-de-air.

Para completar o ciclo, mais dois encontros serão realizados: no dia 19 e no dia 26 de julho.

.

Expert XP 2019 - A SulAmérica Investimentos estará presente na nona edição da Expert XP, que aconteceu entre 4 a 6 de julho, no Transamérica Expo Center. Além do painel que debateu questões da reforma da Previdência e o futuro da previdência privada, a SulAmérica Investimentos teve um estande onde foi possível conhecer melhor toda carteira de fundos, fazer pequenas reuniões e participar dos eventos promovidos no espaço.

Em linha com um dos assuntos mais debatidos em âmbito nacional, o vice-presidente Marcelo Mello participou de uma palestra no dia 5, com o objetivo de esclarecer as questões atuais e futuras da previdência no Brasil. "A reforma vai acontecer; quando e em quais moldes ainda não sabemos, mas ela é vital para a recuperação econômica do país. E, assim, é preciso que a sociedade entenda não apenas os problemas estruturais e porquê ela é necessária, mas que esteja preparada para o que virá adiante", afirma Marcelo.

Além dos fundos de investimento, a SulAmérica Investimentos oferece 20 produtos de previdência, que variam de risco conservador a agressivo, para que o cliente possa escolher o que melhor combina com seu estilo e seu momento de vida para investir com mais segurança.

Com dados até 31 de maio desse ano, os fundos com maior rentabilidade nos últimos 12 meses são: FIX 100 Plus FI RF (116% do CDI); Prestige Inflatie (24% IMA-B); e Multicarteira Prev FIC FI, com 198% do CDI.

É importante ressaltar, contudo, que rendimentos passados não garantem desempenhos futuros. A SulAmérica Investimentos é reconhecida por sua forte mitigação de riscos, consistência de retorno e relação bastante transparente com seus clientes.

.

Dia do Guincheiro - Nos dias 29 e 30 de junho, a cidade de Cotia recebeu a quarta edição do Encontro de Guinchos e Guincheiros. Segundo o coordenador geral e idealizador do evento, Neto da NN Transportes, o encontro recebeu cerca de 4.500 pessoas, reunindo guincheiros, familiares dos profissionais, moradores da região, entidades de classe e fornecedores e prestadores de serviços.

O evento, que é realizado em comemoração ao Dia do Guincheiro, contou com área de recreação, exposição de guinchos, música e área de alimentação. Na data, a Allianz Partners, empresa do Grupo Allianz SE e líder em assistência 24 horas, e sua marca comercial, Mondial Assistance, promoveram palestras sobre tecnologia e inovação para os prestadores, além de promover diversas negociações.

"No encontro, apresentamos o Voice Technology, que é um sistema inteligente de reconhecimento de voz chamado Allice que aciona e monitora os socorros realizados. Para ter uma ideia, só em 2018, foram solicitados mais de 1 milhão de reboques. A tecnologia chega para agregar, aprimorando o atendimento e tornando o serviço ainda mais ágil e seguro", explica André Amado, gerente de rede de prestadores da Allianz Partners.

Além disso, foi uma oportunidade para estreitar o relacionamento com os reboquistas do Brasil. "Tivemos a visita de profissionais de todo o Sudeste, além dos estados da Bahia, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Pará, Recife e Rondônia. Foi uma grande alegria apoiar a categoria, que hoje é responsável pela alta qualidade dos serviços prestados para as seguradoras. Esse encontro reafirma a vontade de atuarmos lado a lado, evoluindo juntos a cada dia", finaliza Amado.

.

SEGURO CIDADÃO

                                                                                                                                                   

Aprovado projeto que reduz prazo de patente de medicamentos

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara aprovou, nesta quarta-feir, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 437/2018, que limita em 20 anos a propriedade das patentes de medicamentos. De autoria do senador José Serra (PSDB-SP), a proposta adapta a legislação brasileira ao Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (Trips, na sigla em inglês), da Organização Mundial do Comércio (OMC), do qual o Brasil é signatário.

O Trips - assinado pelo Brasil, EUA, União Européia, Japão e outras nações em 1994 -, prevê que o direito de propriedade sobre uma criação intelectual, uma patente, se extingue passados 20 anos do registro.

O PLS 437/2018 recebeu voto favorável do relator, senador Romário (Podemos-RJ). Na sua avaliação, o projeto tem potencial para aprimorar a concessão de patentes de medicamentos no país. Do ponto de vista sanitário, afirmou Romário, o projeto corrige falhas ou omissões na legislação em vigor.

"Por meio dessas estratégias de prorrogação da validade da patente, a indústria retarda a chegada de medicamentos genéricos no mercado e prolonga seus ganhos econômicos advindos do monopólio do produto original. Isso prejudica tanto os consumidores, diretamente, quanto as políticas públicas de assistência farmacêutica, nas quais o principal comprador de medicamentos é o governo. Nesse contexto, as medidas previstas no projeto em análise reforçam o papel da Anvisa e sua obrigação de avaliar os pedidos de patente sob a perspectiva do interesse sanitário", considerou Romário.

O texto seguiu para a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e, em seguida, passará pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), à qual caberá decisão terminativa.

.

Câncer de pele - A Comissão de Seguridade Social e Família realiza audiência pública nesta quinta-feira para discutir a criação da Semana de Prevenção e Combate ao Câncer de Pele.

O debate atende a requerimento do deputado Dr. Frederico (Patri-MG). O parlamentar é relator do Projeto de Lei 4.234/08, que está em análise na comissão e, entre outras medidas, propõe a criação da semana de prevenção ao câncer de pele, a ser definida pelo Ministério da Saúde, com a realização de campanhas de esclarecimento e exames preventivos.

Foram convidados para discutir o assunto a representante do Ministério da Saúde Jaqueline Silva Misael; o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Sérgio Palma; e o representante da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc) Gustavo dos Santos Fernandes.

O debate ocorrerá no plenário 7, a partir das 10 horas, e será interativo.

.

ENDOSSANDO

                                                                                                                                                   

Engenheiros e arquitetos A Chubb afirma que a cobertura de RC que cobre falhas profissionais de engenheiros e arquitetos tem se destacado no mercado por apresentar uma demanda mais resistente nos períodos em que o ritmo das transações econômicas diminui.

"Ainda que acompanhe as oscilações da economia, a procura continua sendo relevante nos períodos de retração, pois a atividade de engenharia e arquitetura é sempre necessária. Além disso, eventuais danos decorrentes de uma falha profissional em ambos os ramos não costumam passar despercebidos e são invariavelmente reclamados por quem sofre o prejuízo", diz Aleandro Brolo, Gerente da área de Financial Lines da Chubb.

O seguro de RC Profissional para engenheiros e arquitetos vem sendo comercializado no Brasil desde o início dos anos 2000. A Chubb, em especial, tem se sobressaído no setor em decorrência de sua especialização e experiência. Em função desse perfil, a seguradora oferece diferenciais importantes no segmento, tal como a cobertura para eventuais falhas durante os serviços de construção. "O mercado, em geral, exclui essa garantia", destaca Aleandro Brolo.

Nesse setor do seguro, a companhia tem ainda se diferenciado pela rapidez nas cotações e emissões das apólices, uma vez que o entendimento de cada demanda exige a análise de várias particularidades em termos de projeto e obra, em qualquer nível de complexidade. Entre outros diferenciais percebidos pelo mercado, também estariam as apólices plurianuais para projetos mais longos e a capacidade de cobrir de forma automática riscos associados com serviços secundários prestados por terceiros, na modalidade Owner Controller Insured Program (Ocip).

Conforme Aleandro Brolo, entre os riscos mais frequentes que podem ser cobertos nesse ramo do seguro estão falhas não intencionais na realização de serviços de engenharia e ou arquitetura; elaboração de projetos, estudos de viabilidade, laudos e perícias; assessoria técnica, fiscalização e gerenciamento de projetos; manutenção de equipamentos complexos; construção e reforma.

.

Novo executivo - I - A Central Nacional Unimed anuncia a contratação de Fernando Andreatta Torelly, que assumirá o cargo de assessor da presidência. Torelly é ex-diretor-executivo do Hospital Sírio- Libanês, posição que ocupou nos últimos dois anos.

Graduado em Economia pela PUC-RS e com Mestrado em Administração de Empresas pela PUC-Rio, possui grande experiência na área da saúde, com forte atuação, por mais de 30 anos, em hospitais públicos e privados, principalmente em seu estado natal, Rio Grande do Sul. Foi superintendente do Hospital Moinhos de Vento, localizado em Porto Alegre, por oito anos.

Torelly chega à Central Nacional Unimed em um momento de grandes transformações, que nos últimos dois anos proporcionaram uma virada positiva nos resultados financeiros. Agora, o desafio é expandir seus negócios e o novo executivo vem para contribuir com base em seus conhecimentos nas principais demandas das redes prestadoras de serviços de saúde. As mudanças devem somar ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela cooperativa com foco na atenção primária à saúde e em recursos próprios.

.

Novo executivo - II - A Sompo Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings anuncia a contratação de Elias Santos como novo gerente técnico para a área de Seguros Compreensivos (Condomínio, Empresarial, Residencial) e Habitacional. Com cerca de 26 anos de atuação no mercado, o executivo passa a integrar a equipe responsável por produtos que ocupam lugar de destaque nos rankings de seus segmentos. "A Sompo já é líder no ramo Condomínio e é a segunda no ramo Empresarial. Nossa estratégia para 2019 é a de implementar uma série de novidades, além de investirmos ainda mais no suporte que a área técnica pode dar à área comercial e aos corretores de seguros. O Elias é um especialista reconhecido no mercado e seu know how e experiência serão determinantes nesse processo", destaca Fabiana Medina, superintendente técnica de RE Massificados da Sompo Seguros.

Elias Santos é formado em Administração de Empresas, com Pós-Graduação em Gestão de Seguros. Atua há 26 anos nas áreas técnica e operacional na área de Seguros, com passagens por empresas tradicionais do mercado financeiro e de seguros. Ao longo desse período, atuou em diferentes linhas de negócios, tais como Vida, Ramos Elementares, Transportes, Garantia, entre outros. Nas companhias em que atuou, prestou suporte às áreas Comercial e de Subscrição para desenvolvimento de oportunidades de melhoria operacional e novas oportunidades de negócios. Atuou também em processos de fusão e aquisição de novas empresas, unificação de sistemas, processos e reestruturação de departamentos.

.

Hyundai Copa HB20 - A HDI Seguros estará na pista do Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), no próximo final de semana, dias 13 e 14 de julho. A seguradora é patrocinadora da Hyundai Copa HB20 e endossa o seu apoio à nova categoria do automobilismo brasileiro.

"Temos muito orgulho de receber a competição em nosso estado, especialmente pelo perfil dela, que dá igualdade de condições a todos os competidores", destaca Ângelo Vargas Garcia, diretor Regional da HDI Seguros em Minas Gerais e Região Centro-Oeste. "Os pilotos têm a mesma possibilidade de vencer e o conceito por trás disso, que é a prevalência do lado humano sobre a máquina, é algo em que acreditamos", reforça o executivo.

A primeira bateria das categorias HB20 Pro e HB20 Super, que compõem a competição, será realizada no sábado, a partir das 13h45. Já a segunda, no dia seguinte, começa a partir de 12h50. O piloto Adriano Rabelo é o líder da HB20 Pro, com 50 pontos, enquanto Daniel Nino lidera na HB20 Super, com 62 pontos.

.

Festa julina - A festa julina da Associação das Mulheres do Mercado de Seguros (AMMS) será realizada dia 25 de julho (quinta-feira) no Urukum Restaurante, localizado na Marina da Glória (Avenida Infante Dom Henrique s/nº, Rio de Janeiro), das 19 às 23h. Entre as atrações do evento constam bebidas típicas e comidas que serão "reinventadas" pelo chef Jefferson Pacheco e a tradicional quadrilha. A festa será animada por um trio de forró.

As associadas e outra(o)s profissionais do mercado poderão utilizar trajes típicos para animar ainda mais o encontro.

Até o dia 15 de julho, os ingressos irão custar R$ 150 para associadas e R$ 180 para não associados.

A partir do dia 16 de julho, esses valores passarão para R$ 170 e R$ 200, respectivamente.

Haverá ainda os seguintes descontos para associadas e funcionários das categorias por patrocínio: black (75%); platinum (50%); gold (35%); silver (25%); e bronze (5%). Esses descontos incidirão automaticamente no momento das inscrições.

As inscrições podem ser feitas em https://amms.org.br/evento/festa-julina-2019.

O pagamento pode ser parcelado no cartão de crédito.

Como já é tradição nos eventos da AMMS, haverá também uma ação social, com recolhimento de doações em dinheiro no dia do evento para a instituição beneficente Creche Escola São Cosme e São Damião, localizada no bairro do Catumbi (Rio de Janeiro).

Enquanto a festa julina será realizada apenas no Rio de Janeiro, a AMMS reservou para São Paulo outro grande evento: a festa de confraternização, que ocorrerá em novembro.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor