SEG NOTÍCIAS - Susep: discutir mercado marginal é prioridade para defesa do consumidor

Seguros / 11 Outubro 2017

"Um órgão supervisor forte preza pela eficiência do setor, atuando como agente de fomento e de combate ao mercado marginal", pontua o titular da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Joaquim Mendanha de Ataídes, em relação ao grupo de trabalho sobre o mercado marginal que será constituído pela autarquia até o dia 30 de outubro. O grupo será formado por representantes do Governo, por meio da própria Susep e da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda; de entidades e instituições representativas do setor de seguros, como a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), a Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) e a Escola Nacional de Seguros; e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

De acordo o superintendente da Susep, a iniciativa busca colocar em discussão o mercado marginal como um todo, não apenas a chamada proteção veicular, para que sejam adotadas medidas em prol dos consumidores e do setor de seguros supervisionado pela autarquia. "Estamos falando de empresas que comercializam, de forma irregular, produtos similares aos de seguro. Porém, tais empresas não cumprem as regras e os critérios preestabelecidos pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP)", enfatiza.

Entre as regras que o CNSP estabelece para a constituição de sociedades seguradoras, de capitalização, de entidades de previdência privada e resseguradoras, estão: as de solvência - que atestam a condição que uma companhia possui, entre ativos e passivos, para arcar com seus compromissos financeiros; bases técnicas atuariais que visam a estabelecer probabilidades de riscos; e a fiscalização em relação às condições legais para eleição dos seus administradores.

"Todas as empresas que comercializam produtos de seguro precisam ser autorizadas pela Susep. Ainda assim, a autarquia mantém uma força-tarefa constante no sentido de coibir a realização de operações de seguros por empresas sem autorização", esclarece o superintendente da Susep, reiterando que a Susep vê o mercado marginal com preocupação. "A prática ilegal causa prejuízos à população porque não há proteção jurídica para o consumidor. O consumidor precisa estar bem informado para não levar gato por lebre’, alerta.

Em relação à proteção veicular, no âmbito da Procuradoria Federal junto à Susep, há cerca de 180 ações civis públicas, nas quais a Susep é a autora principal, mas há também outras ações movidas pelo Ministério Público Federal (MPF).

No campo da Diretoria de Supervisão de Conduta da Susep, hoje, há, pelo menos, 200 processos administrativos referentes à proteção veicular em apuração de indícios de irregularidades. Além disso, a diretoria está analisando outros 20 processos referentes a seguros de vida e acidentes pessoais.

.

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

20° Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros - A Generali será uma das patrocinadoras do 20° Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros, que será promovido paralelamente ao 4° Congresso Brasileiro de Saúde Suplementar e ao 19° Exposeg. A companhia marcará presença com os estandes 13A e 13B no evento que acontecerá de 12 a 14 de outubro, no Centro de Convenções Goiânia, localizado na região central da cidade.

O evento é uma grande oportunidade para a Generali apresentar seus diferenciais e se aproximar dos corretores de todo o Brasil, compartilhando experiências sobre as boas práticas do mercado.

Assuntos atuais e muito relevantes, relacionados ao tema central "O Setor de Seguros na Era Digital", serão abordados no Congresso. E a Generali, uma das 50 empresas mais inteligentes do mundo, de acordo com o ranking de 2015 do MIT Technoloy Review, estará presente e atenta aos avanços tecnológicos e às novas oportunidades de negócios.

"Estamos muito satisfeitos de patrocinar e fazer parte de um congresso que, além de ser um dos maiores do mercado, possui tanta relevância e reúne amplo quadro de palestrantes e painelistas extremamente experientes, com excelente conteúdo para o nosso setor", afirmou Andrea Crisanaz, CEO da Generali Brasil.

.

19º Exposeg - Também A HDI Seguros é uma das patrocinadoras e participantes da 19ª Exposeg. O presidente da seguradora, Murilo Riedel, representará a companhia no painel "Desafios do Seguro de Automóvel: proteção pirata e era digital", no segundo dia de evento. "Acredito ser importante debater as esferas que envolvem o ramo de automóvel, especialmente abordando esse tema da era digital, que se torna cada vez mais evidente dentro das companhias. A Exposeg será uma boa oportunidade de levantar tópicos relevantes sobre o assunto para os corretores", avalia o executivo.

A seguradora, além de patrocinar os almoços de ambos os dias de evento, disponibilizará aos corretores um estande com diversas atrações. Além de jogos e brindes, haverá um bar com drinks e, para os amantes da fotografia, uma máquina que imprime fotos em tamanho de pôster.

Além do presidente e dos diretores regionais da companhia, a HDI contará com a presença de Fabio Leme, Flavio Rodrigues e Vagner Guzella, vice-presidentes; Paulo Moraes, diretor de Marketing; Marcelo Moura, diretor de Automóvel e Massificados; e Frank Nelson Ohi, diretor de Sinistros.

.

Conferência Ethos 360° - A Unimed do Brasil, que representa institucionalmente as 348 cooperativas autônomas que atuam sob a marca Unimed, participou da Conferência Ethos, realizado no dia 26 de setembro, em São Paulo. Leandro Rosa, analista da área de Sustentabilidade, representou a Confederação na ocasião. Considerado o maior do gênero na América Latina, o evento, que existe desde 1999, reúne, anualmente, executivos e profissionais do Brasil e do mundo para discutir temas relacionados às estratégias sustentáveis de desenvolvimento e gestão de negócios.

No painel "Integridade na Cadeia de Valor", Leandro apresentou os resultados obtidos pelo Sistema Unimed a partir da implantação do Programa Integridade nas Cooperativas Unimed, iniciativa desenvolvida pela Unimed do Brasil em parceria com o Instituto Ethos. Essa iniciativa visa a criação de um plano de ação com diversas medidas de compliance a partir de um diagnóstico da realidade de cada Unimed. Desde sua criação em 2015, 47 cooperativas da marca já participaram do Programa. Atualmente, são 24 Unimeds participantes.

De 2015 a 2016, as Unimeds registraram um aumento de 7% no desempenho geral de acordo com indicadores avaliados no Programa, que considera a conduta ética nas relações entre colaboradores, cooperados, parceiros, prestadores de serviços, fornecedores e clientes. A performance em práticas anticorrupção registrou aumento de 15% no período, de 10% em gestão de fornecedores, 3% em relação ao código de conduta e 2% em relação à governança na organização.

"O Programa tem como objetivo a real promoção da integridade nas relações e não somente dar orientações gerais para criação de uma área ou iniciativas isoladas de compliance. A ação começa com um diagnóstico preciso da situação da Unimed e a esquematização de um plano personalizado, que leve em conta o compartilhamento de práticas entre as Unimeds por meio de treinamentos e webinars temáticos", considera Darival Bringel, diretor de Desenvolvimento de Mercado da Unimed do Brasil.

A apresentação contou ainda com a participação de Sabrina Pezzi, gerente jurídica da Unimed Porto Alegre, que trouxe exemplos de ações e práticas adotadas após a participação no Programa.

.

SEGURO CIDADÃO

Dia das Crianças - No início de outubro, a Chubb comemorou o Dia das Crianças com um evento em que os profissionais da companhia levaram os seus filhos com idades entre 4 e 11 anos ao local de trabalho, na sede da seguradora, em São Paulo. Mais de 90 crianças participaram. "Essa celebração se tornou tradicional e já está integrada à cultura da Chubb, uma vez que a atenção ao bem-estar dos colaboradores representa um dos principais valores da companhia", diz Carla Jacarini, diretora de Gestão de Pessoas da Chubb Brasil.

Logo após chegarem à empresa, as crianças participaram de diversas atividades lúdicas em um auditório especialmente preparado para a ocasião. Na sequência, após almoçarem com os seus pais, elas foram levadas para um passeio no Museu da Imaginação, que fica no bairro paulistano da Lapa. Nessa etapa da comemoração, todos puderam se divertir e aprender em um espaço cultural de 2 mil m² e totalmente dedicado ao público infantil.

Ao longo das atividades no museu, as crianças foram estimuladas a usar a imaginação e a criatividade em diferentes ambientes que, entre outras atrações, apresentaram obras de arte interativa e instalações que provocaram reações como alegria, surpresa e curiosidade. Uma das exposições, por exemplo, realizou uma releitura da obra de Pablo Picasso por meio de fotografias, pinturas, papel machê e cerâmicas. Havia ainda várias alternativas para a livre prática de brincadeiras.

O evento durou praticamente o dia todo e foi considerado inesquecível por pais, mães e filhos. "Ao mesmo tempo em que se divertiram, as crianças puderam se entreter com o universo da arte", conclui Carla Jacarini.

.

Circuito da Longevidade - Pelo nono ano consecutivo, a cidade de Campinas receberá uma das etapas de 2017 do Circuito da Longevidade, patrocinado pelo Grupo Bradesco Seguros. Em 29 de outubro, cerca de 4 mil atletas profissionais e amadores poderão correr ou caminhar em um dos principais pontos de lazer da cidade: o Parque Taquaral. As inscrições para a prova de corrida (6 km) e para a caminhada (3 km) serão abertas nesta terça-feira (10 de outubro), pelo site www.circuitodalongevidade.com.br até 25 de outubro ou até o término das vagas.

Criado em 2007 com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da atividade física como um dos pilares para a conquista da longevidade com saúde, qualidade de vida e bem-estar, o Circuito da Longevidade terá, este ano, provas de corrida (6 km) e caminhadas (3 km) em dez cidades de seis Estados, além do Distrito Federal. A principal novidade é a inclusão da praça de Recife.

"Nosso principal objetivo é difundir para a sociedade brasileira a importância da conquista da longevidade em seu conceito mais amplo, valorizando ações que conciliem planejamento financeiro com envelhecimento ativo e saudável, qualidade de vida e bem-estar. Se vamos viver mais, nada mais lógico do que nos prepararmos para situações que são mais do que previstas",- destaca Alexandre Nogueira, diretor do Grupo Bradesco Seguros.

Desde a primeira edição, o circuito já foi realizado em 19 cidades, reunindo cerca de 410 mil inscritos. A expectativa é de que, em 2017, mais de 40 mil pessoas participem do evento.

O valor equivalente ao da renda obtida é sempre destinado a uma entidade de caráter assistencial indicada pelas prefeituras das cidades onde o Circuito da Longevidade se realiza. O objetivo é canalizar recursos para projetos que privilegiem a inclusão social e o atendimento a pessoas carentes. Desde a criação do evento, em 2007, mais de R$ 3 milhões já foram distribuídos.

A prova de corrida tem caráter competitivo, com participação de atletas de elite brasileiros e estrangeiros, além de amadores e iniciantes. Os cinco primeiros colocados, nos pelotões masculino e feminino de elite, recebem R$ 23 mil em prêmios, divididos da seguinte forma: R$ 5 mil (1º lugar), R$ 3 mil (2º lugar), R$ 2 mil (3º lugar), R$ 1 mil (4º lugar) e R$ 500 (5º lugar), livres de impostos, além de troféus e medalhas. Desde o início do projeto, foi pago mais de R$ 1,8 milhão em premiações.

Já a caminhada é indicada para os que ainda não praticam atividade física com regularidade, e conta com a presença de participantes de todas as faixas etárias, de crianças a idosos. O objetivo é estimular os que caminharam para que, em uma próxima oportunidade, possam participar correndo. Os mais longevos têm destaque especial. Os cinco primeiros colocados são homenageados, no pódio, com troféus e medalhas. Com essa ação, o Grupo Bradesco Seguros dá visibilidade aos longevos que, por meio do exercício físico, conquistaram uma vida saudável.

O Circuito da Longevidade conta também com a participação de pessoas com deficiência, que marcam presença nas pistas com frequência. A elas, é reservada uma largada diferenciada, que acontece antes da oficial.

A entrega dos kits de participação ocorre sempre na véspera do evento, sábado, na arena do evento, das 9h às 17h. Na ocasião, e também na data da prova, os inscritos poderão realizar, gratuitamente, avaliação física e teste de pisada. Por meio de um equipamento de última geração, os interessados têm acesso a uma série de dados sobre sua condição física e recebem orientações de profissionais especializados para potencializar o treino e ganhar mais qualidade de vida. Já no teste da pisada, o participante é orientado a utilizar o tênis mais adequado ao seu passo.

Todas as etapas do Circuito da Longevidade contam também com um bicicletário especial do "Movimento Conviva", uma iniciativa do Grupo Bradesco Seguros para incentivar a convivência harmoniosa entre ciclistas, motoristas, motociclistas e pedestres.

.

Embaixadores da Juventude - O Instituto Caixa Seguradora realizará nesta semana a terceira edição do programa Embaixadores da Juventude. A iniciativa, realizada em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (Unodc), foi criada para capacitar jovens (entre 18 a 29 anos) brasileiros com potencial de liderança e de impacto social.

Realizada em Salvador, de quarta-feira (11) a domingo (15), a edição recebe 25 jovens, selecionados entre mais de 700, com evidente papel de liderança e ativismo social em suas comunidades. O grupo é diverso, formado por pessoas de diferentes crenças religiosas, orientações sexuais, raízes de ativismo, formações acadêmicas e áreas profissionais. Além de jovens residentes em Salvador, o programa também terá participantes de outras regiões da Bahia e de Pernambuco e Paraíba.

O programa terá como eixo central a Agenda 2030, plano de ação da ONU criado para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente. O jovem Daniel Saraiva, de 24 anos, participou da primeira edição do programa. Para ele, a experiência foi um marco em sua formação pessoal, profissional e social: "Agora entendo melhor os problemas sociais e como atuar para garantir o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população", afirma.

Criado em 2016, o programa capacitou 50 jovens em duas edições realizadas em Brasília. Como desdobramento, vários deles foram convidados para fóruns e seminários nacionais e internacionais. Em agosto, a jovem Taya Queiroz, participante da primeira edição do programa, foi selecionada para representar a juventude brasileira em evento oficial das Nações Unidas sobre o Dia Internacional da Juventude, em Nova Iorque.

.

Obesidade - Na semana do Dia Mundial de Combate à Obesidade, que acontece hoje, diversas entidades, como a Organização das Nações Unidas, procuram chamar a atenção para a doença que pode colaborar para o aumento da prevalência de diabetes e hipertensão, além de diversas doenças crônicas não transmissíveis, podendo levar até a morte.

O índice de brasileiros acima do peso segue em ascensão, mais da metade de população está nesta categoria (52,5%) e destes, 17,9% são obesos, fatia que se manteve estável nos últimos anos, segundo a pesquisa mais recente do Ministério da Saúde, a Vigitel 2016. Em apenas 10 anos, a obesidade cresceu 60% no Brasil e já atinge um a cada cinco brasileiros.

Caracterizada pelo sobrepeso e pelas mudanças hormonais, dentre os fatores que causam a obesidade estão os nutricionais, fisiológicos, genéticos, psiquiátricos e psicológicos, comportamentais e ambientais, trata-se de uma doença multifatorial.

De acordo com um dos especialistas mais reconhecidos no Brasil nos estudos sobre o asunto, o médico Flávio Cadegiani, o tratamento muitas vezes é comprometido por questões sociais. "A sociedade ainda trata esta doença como se fosse uma frescura e ainda enxerga a doença com preconceito, e isso é uma das grandes causas de estarmos perdendo esta guerra para a obesidade", enfatiza o endocrinologista.

"Apesar de pesquisas terem evoluído muito para atender a obesidade, falta colocar tudo isso em prática. A obesidade não é tratada apenas com medicamento, precisa de um atendimento multidisciplinar - com acompanhamento psicológico e prática de atividade física, além de uma alimentação orientada por profissional", depõe o médico sobre o tratamento da doença.

.

ENDOSSANDO

Dia do Corretor - I - No próximo dia 22 de outubro, a partir das 7h, a Porto Seguro realiza em Belo Horizonte uma Corrida e Caminhada em comemoração ao Dia do Corretor, celebrado em 12 de outubro. O evento será realizado na Praça Lagoa Seca, no bairro Belvedere, em Belo Horizonte, e contará com percursos de 10Km e 5km, para corrida, e 2 km, para caminhada.

Os interessados podem realizar a inscrição através do site www.tbhesportes.com.br/site/corrida-e-caminhada-porto-seguro. Os valores do 1º lote são de R$ 60 por pessoa e sobem para R$ 70 no 2º lote. Os clientes Porto Seguro contam com 25% de desconto no 1º lote e 20% no 2º lote, no ato da inscrição. Para retirar os códigos de desconto, é preciso acessar o link específico para o Clube Porto Seguro na página da corrida.

.

Dia do Corretor - II - O Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de São Paulo (Sincor-SP) promove mais uma edição do Encontro de Corretores de Seguros Empreendedores. Dessa vez, em comemoração ao Dia do Corretor de Seguros, em 12 de outubro.

Com o tema "Ter um Corretor de Seguros muda tudo", o evento também irá exaltar a importância do trabalho do corretor de seguros como garantidor da tranquilidade e serenidade das pessoas que mesmo diante da crise não tem aberto mão de ter um corretor na hora de contratar e renovar seus seguros.

Os encontros acontecerão nas regionais da entidade, entre os dias 17 e 27 de outubro, e são gratuitos para os associados. Confira a agenda pelo link http://goo.gl/AAA9E5.

O presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo lembra que, além dos eventos comemorativos nas regionais, a entidade preparou um comercial que será transmitido em diversas mídias. "Nossa homenagem passará durante o Bom Dia São Paulo, da TV Globo, no dia 11 de outubro, além de centenas de monitores em prédios comerciais da capital, assim como nas mídias especializadas do mercado de seguros e do Sincor-SP", completa.

.

CCS-SP recebe a Salva de Prata em homenagem aos seus 45 anos

O Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP) foi homenageado pela Câmara Municipal de São Paulo, em sessão solene realizada na noite de 5 de outubro, data do seu aniversário de 45 anos. Por iniciativa do vereador Caio Miranda, o CCS-SP recebeu a Salva de Prata, a mais alta honraria concedida pela Câmara Municipal de São Paulo, que foi entregue pelo vereador Gilberto Natalini (PV). Dentre as autoridades que prestigiaram o evento, o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg, destacou o mérito do CCS-SP. "É uma homenagem justa e merecida para uma entidade que há 45 anos presta serviços relevantes".

Em seguida, Annenberg relatou os resultados da parceria que mantém que o setor de seguros, sobretudo no período em que presidiu o Detran-SP, entre 2011 e 2016, quando foi implantando um sistema para rastreamento de peças de veículos. "O mercado de seguros foi um importante aliado na redução do roubo de veículos no estado", disse. No seu pronunciamento, o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, ressaltou a importância da criação do CCS-SP para a continuidade do Sincor-SP. "Há 45 anos, não tínhamos a liberdade que temos hoje, e não fosse a ação daqueles que estavam à frente do Sincor-SP para criar o Clube, hoje nosso sindicato não estaria comemorando 83 anos".

Para Camillo, o Clube é um celeiro de lideranças. Ele reconheceu a importância do CCS-SP na sua trajetória política no setor, lembrando que ocupou a secretária e, posteriormente, a mentoria da entidade antes de se eleger presidente do sindicato. "A gratidão que tenho pelo Clube eu recompenso trabalhando para toda a categoria", disse. Representando o Sindseg-SP, Mario Jorge Pereira comentou a parceria antiga do CCS-SP com as seguradoras paulistas. "Não por acaso, a logomarca do Clube é formada pelos três elos, que representam os corretores, as seguradoras e o segurado", disse.