SEG NOTÍCIAS - Identificada nova queda de beneficiários de planos de saúde

Seguros / 19 maio 2017

O mercado brasileiro de planos de saúde encerrou abril com mais uma retração: queda de 2% em relação ao mesmo mês do ano passado. Isso significa a perda de 962 mil vínculos, o que reduz a 47,5 milhões o total de beneficiários de planos médico-hospitalares no país. Os números integram a nova edição da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB), produzida pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (Iess).

Além do resultado negativo, o superintendente-executivo do Iess, Luiz Augusto Carneiro, destaca que ainda não há indicação segura de que o mercado irá mudar a tendência e retomar o crescimento nos próximos meses. "Enquanto a situação econômica do país não mudar e, principalmente, o saldo de empregos voltar a crescer, provavelmente não teremos aumento significativo no número de beneficiários", analisa.

De acordo com a NAB, dos 962 mil vínculos rompidos nos 12 meses encerrados em abril deste ano, 742,8 mil se concentram na região Sudeste. Sendo que os estados de São Paulo e Rio de Janeiro foram os que mais perderam beneficiários. Em São Paulo, houve retração de 2,6%, o que equivale a 475,8 mil beneficiários a menos do que em abril de 2016. Já no Rio, foram 181,2 mil vínculos rompidos, queda de 3,2%. Proporcionalmente, contudo, Rondônia apresentou o pior resultado do país. Entre abril deste ano e o mesmo mês do ano passado, o estado do Norte perdeu 13,1 mil beneficiários, o que equivale a recuo de 7,6%.

Por outro lado, há sete dos 27 entes federativos que registraram resultados positivos nos últimos 12 meses: Ceara e Piauí, no Nordeste; Acre, Amazonas, Roraima e Tocantins, no Norte; e, Santa Catarina, no Sul. Destes, Santa Catarina teve o resultado mais modesto. Foram 5,2 mil novos vínculos, alta de 0,4%. Já o maior resultado positivo ocorreu no Amazonas, onde 37,6 mil novos beneficiários passaram a contar com um plano médico-hospitalar, avanço de 7,5%. No Sudeste e no Centro-oeste nenhum estado registrou resultado positivo.

A análise constata, ainda, estabilidade na comparação em entre o total de beneficiários de abril ante janeiro deste ano, o que pode ser influência da criação de emprego entre fevereiro e abril de 2017, primeiro resultado positivo para abril desde 2014.Carneiro destaca, entretanto, que sem a manutenção do saldo positivo de empregos formais não há como esperar uma retomada consistentemente positiva do mercado de planos de saúde médico-hospitalares.

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DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

8º Simpósio Paranaense de Seguros - I - Por mais um ano consecutivo a Berkley irá assegurar, através de seu produto Eventos, o Simpósio Paranaense de Seguros, que já está em sua 8ª edição. O encontro integra o maior evento anual do Sindicato dos Corretores de Seguros do Paraná (Sincor-PR), realizado em Curitiba, entre os dias 17 e 19 de maio, no Espaço Torres.

Estão presentes corretores, representantes de seguradoras e autoridades do segmento, tendo a oportunidade de aperfeiçoar relações e discutir problemas e soluções voltados ao crescimento sustentável do mercado segurador.

Através do Seguro Eventos, a Berkley disponibiliza coberturas específicas de Responsabilidade Civil relacionadas a possíveis prejuízos decorrentes de danos materiais e corporais causados ao público, aos palestrantes, assim como aos funcionários que participarão da organização do simpósio.

Para o superintendente comercial a Berkley no PR e SC, Glaucio Costa, a participação como seguradora oficial deste grandioso evento é muito importante, tendo em vista que o mercado segurador paranaense comparece e prestigia o Sincor-PR com uma grande adesão dos corretores. "É o momento oportuno para nós da Berkley estarmos mais próximos dos corretores, estreitando os laços comerciais e de amizade, falando de nosso portfólio e prospectando novos parceiros em um ambiente muito profícuo para este fim. Aproveitamos o momento e enviamos nossos votos de que o sucesso de sempre repita-se nesta 8ª edição."

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8º Simpósio Paranaense de Seguros - II - A HDI Seguros marca presença no 8º Simpósio. A companhia também é uma das patrocinadoras do evento.

"O mercado paranaense é muito importante para a HDI e temos uma grande satisfação em poder participar por mais um ano desse evento. Além de trocar experiências e informações, é importante para as companhias ouvirem aos corretores e vice-versa, com o objetivo único de buscar uma melhora contínua para mercado segurador", comenta Moacir Abba de Souza, diretor da regional Paraná.

Nessa edição, quatro executivos da HDI participarão de painéis durante o evento. Fabio Leme, vice-presidente Técnico, participará dos painéis sobre Ramos Elementares e Tecnologia & Inovações. Além dele, Flávio Rodrigues, vice-presidente Comercial, estará no Talk Show de abertura do segundo dia de evento. Moacir Abba de Souza e Ronaldo Barreto, superintendente comercial da HDI Global, fecham a participação da companhia no último dia do Simpósio, nesta sexta-feira.

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8º Simpósio Paranaense de Seguros - III - A Sompo Seguros S.A. também tem participação intensa durante o evento: executivos da companhia tanto da Matriz quanto da Região Sul participam dos debates e recebem os visitantes no espaço da companhia montado na feira.

Francisco Caiuby Vidigal Filho (presidente), Alberto Muller da Silva (diretor comercial Região Sul), Rosimario Pacheco (gerente da Filial Curitiba), Andre Gouw (gerente de Marketing), Tercio Polli (gerente de Gestão Comercial) e Elizandro Maronezzi (gerente da área de Vida) são alguns dos executivos que estarão no espaço da Sompo para confraternizar e apresentar aos visitantes as novidades da Sompo em termos de novos produtos e as perspectivas para o mercado paranaense.

O evento tem como objetivo reunir os agentes do mercado para debater as questões relacionadas ao universo do seguro e da sinergia entre corretores e seguradoras para viabilizar o desenvolvimento do setor. O evento tem a expectativa de receber mais de 500 participantes.

Para Alberto Muller da Silva, diretor da Regional Sul da Sompo, "o simpósio é uma oportunidade única de estarmos reunidos com os parceiros corretores de seguros do Paraná, que é um mercado estratégico para a Sompo. A nossa companhia sempre marca presença no evento. Mas este ano será especial, já que será a primeira vez que participamos já sob a marca Sompo e com todos os lançamentos de produtos que vimos fazendo para apresentar ao mercado local".

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SEGURO CIDADÃO

Leite Materno - No Dia Nacional de Doação de Leite Materno, lembrado hoje (19.05), o Ministério da Saúde reforçou, por meio das redes sociais, que o ato pode salvar vidas, uma vez que cada 300 ml do alimento sustentam, em média, dez recém-nascidos.

Na última terça, a pasta, em parceria com a Rede Global de Bancos de Leite Humano, lançou a Campanha Doe Leite Materno. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da doação, além de incentivar a prática entre mães que amamentam.

A amamentação, segundo o ministério, é o principal fator de redução da mortalidade na infância. A campanha prevê o aumento do número de novas doadoras voluntárias e também do volume de leite coletado e distribuído a recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados em todo o país.

Ainda de acordo com a pasta, o Brasil possui a maior rede de bancos de leite do mundo - 221 unidades em todos os estados, além de 186 postos de coleta. O alimento passa por controle de qualidade antes de ser distribuído e é fornecido de acordo com as necessidades de cada criança.

Dados do ministério indicam que, no Brasil, nascem cerca de 3 milhões de bebês por ano, sendo 332 mil prematuros ou com baixo peso (menor de 2,5 kg). O recém-nascido, nesses casos, tem melhor chance de sobrevivência e recuperação quando a alimentação com leite humano é ofertada.

A própria pasta admite que, apesar da mobilização, o número de doações no país ainda é baixo em relação à demanda. Atualmente, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano consegue suprir em torno de 60% da demanda para recém-nascidos internados em unidades de terapia intensiva.

"Isso significa que cerca de 40% dos bebês internados que precisam não podem contar com o leite humano na sua alimentação. Por isso, o Ministério da Saúde, em parceria com a rede, realiza todos os anos uma campanha para estimular quem amamenta a adotar a prática", informou.

Toda mulher que amamenta é considerada uma possível doadora de leite humano - basta estar saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira no processo. Quem estiver amamentado e quiser doar deve procurar o banco de leite mais próximo ou ligar para o Disque Saúde 136.

De acordo com o ministério, não existe quantidade mínima para fazer a doação. Já que um pote de 300 ml de leite humano pode alimentar até dez recém-nascidos internados, a mulher não precisa se preocupar em encher o pote para fazer a doação. Antes da coleta, a orientação é que a doadora faça a higiene pessoal, cobrindo os cabelos com lenço ou touca, usando pano ou máscara sobre o nariz e a boca, lavando bem as mãos e os braços (até o cotovelo) com bastante água e sabão. A doadora deve lavar as mamas apenas com água e, em seguida, secar com toalha limpa. O leite deve ser coletado em local limpo e tranquilo guardado em vidros com tampas de plástico de qualquer tamanho, devidamente esterilizados. O leite pode permanecer no freezer ou congelador da geladeira por até 10 dias.

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ENDOSSANDO

Prêmio - I - A Caixa Seguradora foi considerada a empresa do mercado segurador com o melhor atendimento ao cliente. A seguradora venceu a categoria Seguros, Previdência e Capitalização do Prêmio Consumidor Moderno, considerado a mais importante do país no ramo de atendimento ao consumidor.

Para o superintendente de relacionamento com o cliente, Antônio Campoi, o prêmio é um reconhecimento de que a empresa está no caminho certo. "A premiação mostra que a seguradora conhece muito bem os brasileiros e trabalha para cuidar bem das conquistas dos clientes", explica Campoi, que concorre, por voto popular, ao Hall da Fama no Prêmio Consumidor Moderno por promover o foco na excelência dos serviços aos consumidores.

Realizado pela revista "Consumidor Moderno", o prêmio analisa os principais canais de contato das empresas com seus consumidores e analisa em conjunto o desempenho das empresas participantes. O reconhecimento ganha importância em um momento em que o consumidor detém cada mais poder nas relações de consumo. A entrega dos prêmios será em 30 de maio, em São Paulo.

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Prêmio - II - A superintendente do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Maria Lúcia Pontes Capelo Vides, acaba de ser anunciada pelo Grupo Mídia, na 47ª edição da revista Healthcare Management, como uma das 100 profissionais de saúde mais influentes de 2017. Esta é a segunda vez que a executiva é reconhecida na categoria Gestor na Saúde.

"Sinto-me novamente honrada com a nomeação. Esse título não é apenas um reconhecimento profissional, mas também de todo hospital e reflete o trabalho sério e comprometido desempenhado por nossa equipe composta por cerca de mil funcionários", comemora.

Formada em Nutrição, com especialização em Administração Hospitalar e MBA em Gestão de Saúde e Mestranda em Gestão de Saúde, Maria Lúcia Pontes Capelo Vides atua no Edmundo Vasconcelos há mais de 30 anos. "Fazer parte desta seleta lista é o reconhecimento de que, mesmo com um ano difícil para a economia, conseguimos manter nosso padrão e desenvolver com sucesso nossas ações. Mantivemos nossa equipe ainda mais motivada e sinérgica, caminhando para o mesmo objetivo", diz.

A premiação homenageia os profissionais que mais se destacaram por seus trabalhos e iniciativas ligadas à saúde em 20 categorias. A escolha dos vencedores é feita pelo Conselho Editorial do Grupo Mídia, a partir de nomes indicados espontaneamente pela comunidade da área de saúde e com base nos critérios inovação, credibilidade e liderança.

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Executiva da SulAmérica assume diretoria na AmCham Rio

A diretora da Regional Rio de Janeiro e Espírito Santo da SulAmérica, Solange Zaquem, é uma das novas integrantes da diretoria da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham-Rio). A cerimônia de posse ocorreu no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, na última sexta-feira e foi conduzida pelo presidente da AmCham Rio, Pedro Paulo Pereira de Almeida. A executiva foi apresentada pelo ex-presidente da entidade Rafael Sampaio da Motta.

Solange conquista uma posição de grande relevância para o incentivo aos negócios na região. "Estou muito honrada em poder fazer parte desta diretoria. Assumo o compromisso de somar e compartilhar experiências de negócios, especialmente as que adquiri junto à SulAmérica, nesta nova fase", comenta Solange, que há dois anos integra a AmCham.

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Edglei Monteiro fala de perspectivas para o mercado de seguro de Vida

Edglei Monteiro, diretor de Seguros de Vida da Sompo Seguros é o convidado do Programa Seguro, que vai ao ar no próximo domingo (dia 21), às 20h30, na TV Gazeta. No programa, o executivo comenta o panorama do mercado e as perspectivas para o segmento de Seguro de Vida, ramo em que a companhia apresenta uma série de lançamentos em seu portfólio desde 2016.

Em entrevista ao apresentador Bóris Ber, Monteiro fala sobre os aspectos gerais do mercado de Seguro de Vida no Brasil e das oportunidades de negócios que o segmento pode propiciar aos corretores de seguros. Na ocasião, o executivo também apresenta as tendências para o segmento, bem como comenta sobre as estratégias da Sompo Seguros.

A companhia, que investe há anos no crescimento da sua área de seguros de Vida, alcançou em 2016, R$ 290,6 milhões em prêmios de seguros, que é 66,6% superior aos R$ 174,4 milhões de 2015. A carteira foi a que apresentou o segundo maior crescimento da companhia, logo atrás da área de Grandes Riscos Patrimoniais, que cresceu 136,2% no ano passado. Para incrementar ainda mais o crescimento nesse ramo, a Sompo investiu no desenvolvimento de novas soluções, com uma série de lançamentos desde 2016, a exemplo do Vida Top Mulher, Meu Evento Seguro e o mais recente Sompo Seguro Atleta.

Segundo Edglei Monteiro, "nossos investimentos aconteceram nessa área porque a Sompo conhece o panorama do setor e sabe das perspectivas para conquistar uma fatia mais expressiva do mercado. Esse é um ramo com demanda crescente e, por isso mesmo, traz a possibilidade para os corretores de seguros incrementarem significativamente suas respectivas carteiras."

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Novo endereço - I - A Allianz Worldwide Partners inaugura neste semestre a nova unidade da empresa em São Bernardo do Campo. O espaço conta com um ambiente mais tecnológico e moderno, com melhores instalações para atender aos clientes institucionais e funcionários. O local foi projetado para trazer comodidade e alocar mais de 300 pessoas.

Foram 10 meses de planejamento e obras para transformar o local em um ambiente moderno. São mil e 300 metros quadrados de área construída, além de um espaço de convivência ao ar livre e estacionamento. A nova sede permitiu realocar profissionais e trazer mais segurança e eficiência nos processos internos. Há ainda salas de atendimento, de treinamento, setor administrativo e ambulatório.

"Este projeto começou a ser desenhado em nosso plano estratégico de 2015 e representa um marco na história da empresa. Com ele, aumentaremos a capacidade e manteremos nosso padrão de qualidade e excelência", destaca o diretor de Operações da Allianz Worldwide Partners, Adriano Reginaldo. Entre as novidades, o novo prédio conta com data center com tecnologia de ponta, visando à continuidade dos negócios com operação sem interrupção 24h por dia, 7 dias por semana, além de sistemas para realizar análises de risco, plano de contingência e monitoramento dos sistemas de no break, importantes para diminuir riscos de paradas súbitas nos sistemas, garantindo aos clientes assistência 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

Um dos fatores para a escolha do endereço foi a localização. "Estamos no centro de São Bernardo, fácil acesso para todos os colaboradores, clientes e fornecedores. Temos o Rodoanel, o corredor metropolitano de ônibus. Mas não foi só isso, acreditamos no potencial da expansão da região e na mão-de-obra qualificada existente", ressalta Adriano.

Atualmente, a Allianz Worldwide Partners mantém operações em outras três unidades localizadas também em São Bernardo do Campo. "Estamos crescendo com a responsabilidade de garantir sempre qualidade e agilidade na prestação de serviços", declara o Diretor de Operações da empresa. O novo endereço é Rua José Versolato, 101, Centro - São Bernardo do Campo.

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Novo endereço - II - A Porto Seguro inaugura no próximo dia 25 de maio a nova sucursal da companhia na Barra da Tijuca. A mudança busca oferecer uma melhor estrutura de negócios para os Corretores da região, e continuará a prestar atendimento comercial.

A unidade funcionará de segunda a sexta-feira das 8h15 às 18h30 na Avenida das Américas, 1.215.

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Promoção - O Sicredi, por meio da sua corretora e em parceria com a Icatu Seguros, lança a Promoção Seguro Show. A promoção vai presentear os associados que adquirem um seguro de vida individual ou coletivo com uma caixinha de som bluetooth, entre maio e setembro de 2017.

"Além de oferecer a tranquilidade que trazem os produtos de seguro de vida, o objetivo da campanha é ampliar o relacionamento com os associados do Sicredi, ressaltando a importância de adquirir essa solução", afirma o gerente de Produtos Vida e Previdência da Sicredi, Jeferson Rasmussen Betemps.

Para os interessados em participar da promoção, o Sicredi oferece diversas opções de seguros de vida, tanto para pessoa física quanto jurídica. Os produtos para pessoa física contam com coberturas e serviços importantes aos associados, além de assistências específicas que garantem mais conforto e comodidade. Já os seguros de vida para PJ contam com coberturas e serviços que se adaptam às necessidades das empresas e seus colaboradores.

Todo associado que contratar qualquer seguro de vida diretamente na sua agência leva na hora a caixinha de som bluetooth. Entre as diversas possibilidades está o Sicredi Seguro Mais em Vida que traz como diferencial assistências e coberturas para serem utilizadas em vida, como a de diagnóstico de doenças graves. Já o Sicredi Seguro Vida Mulher tem como benefícios as assistências domiciliar, automóvel e nutricional, além da cobertura de diagnóstico definitivo de câncer primário de mama ou ginecológico. Há ainda o Sicredi Seguro Vida Empresa, direcionado para empresas de diversos portes, que possibilita a contratação de capital segurado diferente para funcionários e sócios/administradores.

Outra vantagem é que esses seguros de vida, inclusive o Sicredi Seguro Vida Empresa, possibilitam aos associados concorrer a premiações de até R$ 50 milem quatro sorteios mensais.

Em 2016, enquanto o mercado cresceu 4,4%, no mesmo período, o seguro de vida no Sicredi teve um crescimento de 15%. "Para 2017, temos como meta levar, cada vez mais, a mensagem sobre importância desta solução financeira para os nossos associados que porventura ainda não tenham tido a oportunidade de conhecê-lo e contratá-lo", conclui Betemps.

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Parceria - A Seguros Unimed apresentou, no último dia 16 de maio, durante a Hospitalar 2017, sua parceria com a Medical Valley EMN. O evento, com a participação de Tobias Lobel, diretor-executivo da empresa alemã; e Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed, é o ponto de partida para a definição das áreas de interesse comum e prioritárias dessa colaboração.

A inovação é um dos pilares da estratégia de futuro da Seguradora, em um cenário que vem sendo rapidamente transformado pelo digital e pela economia colaborativa. "Um dos caminhos que escolhemos é a chamada Inovação Aberta, ou seja, a Seguros Unimed se abriu à cooperação com outras instituições nas frentes de pesquisa, capacitação e desenvolvimento. Nosso propósito é contribuir com soluções que possibilitem, a Seguros Unimed e às nossas cooperativas médicas do Sistema Unimed, cuidar cada vez melhor do paciente", diz Helton Freitas.

Segundo Tobias Lobel, a parceria entre a Medical Valley EMN e a Seguros Unimed surgiu do interesse comum das duas instituições em buscar melhorias para o sistema de saúde com foco na sua sustentabilidade. "Buscamos sempre incentivar a conexão entre empresas, instituições, hospitais, agências reguladoras, com o objetivo de criar um sistema de saúde eficaz e coeso capaz de superar dificuldades e manter um aprimoramento continuo", explica.