Secretário de Guedes privatiza ganhos fiscais

Comprando carros sem imposto e vendendo a preço de mercado, dono da Localiza vê faturamento aumentar.

Fatos e Comentários / 20:53 - 4 de nov de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Salim Mattar, dublê de secretário de Privatizações de Paulo Guedes e dono a locadora de automóveis Localiza, parece levar ao pé da letra seu cargo no governo. De acordo com o ex-ministro, ex-deputado e ex-candidato à Presidência Ciro Gomes, a empresa obtém 60% de seu lucro da compra e venda de automóveis, privatizando dinheiro que seria de impostos através de um ganho fiscal que permite a companhias adquirir automóveis sem pagar ICMS e algumas contribuições.

Funciona assim: a Localiza compra o carro por um valor abaixo do que é pago pelos pobres mortais nas concessionárias, aluga para motoristas explorados pelos aplicativos – o valor do aluguel é descontado direto na fonte – e depois revende em pouco tempo. Como compra barato, o valor de revenda pode ser até superior ao de aquisição, segundo Ciro.

O sistema nem é novo. Em 2011, a federação dos distribuidores (Fenabrave) já reclamava que as locadoras de automóveis se tornaram as maiores revendedoras de carros do Brasil. As vendas diretas das montadoras para empresas representam cerca de um terço do mercado. A margem de lucro, dizia a Fenabrave lá atrás, era de 25% a 35%, por conta da diferença nos impostos. Isso, antes de motorista de aplicativo virar a avalanche que é atualmente por conta da falta de empregos. As locadoras negaram à época e garantiram que só “quatro ou cinco grandes” vendem diretamente ao consumidor.

A Localiza, de Salim Mattar, aumentou seu endividamento de 1,4x para 3,1x pelo critério dívida líquida/Ebitda no período de dezembro de 2014 até setembro de 2018. O compromisso com os credores é manter o indicador dívida líquida/Ebitda abaixo de 4x. Muito acima do limite que o “mercado” impôs à Petrobras, que é de 2,5x. E nem por isso a empresa de Matar deixou de ser uma das queridinhas da Bolsa.

 

Vida nada saudável

Dados do Ministério da Saúde contradizem a ideia de que o Rio de Janeiro é uma cidade saudável. É a capital com o maior percentual (9,8%) de pessoas com diabetes, a segunda que menos pratica atividade física regular (34,8%), à frente apenas de São Paulo, e a com maior taxa de pessoas com hipertensão (31,2%).

A melhora desse cenário passa necessariamente pela adoção de hábitos saudáveis pelos cariocas, alerta o diretor médico da Med-Rio Check-up, Gilberto Ururahy.

 

Patinete responsável

A Insurance Europe reconhece que bicicletas, patinetes elétricos e similares são um grande avanço em termos ecológicos e de mobilidade urbana. Entretanto, pondera sobre a necessidade de haver um seguro de responsabilidade civil obrigatório para aqueles veículos que ultrapassarem a velocidade de 25km/h. Uma boa referência legal para o Brasil, assinala o consultor Francisco Galiza, da Rating de Seguros.

 

Aula

Ao detonar a política econômica de Paulo Guedes, o pedetista Ciro Gomes lembrou que o orçamento do Brasil para 2020 prevê investimentos de R$ 19 bilhões. “Só o Ceará, um dos estados mais pobres do Brasil, vai investir R$ 4 bilhões”, tripudiou Ciro.

 

Rápidas

Medicina nuclear precisa vencer excesso de rigor nos regulamentos e alta carga tributária para avançar no Brasil. Este tema será abordado por Ana Célia Sobreira, diretora da Associação Brasileira para o Desenvolvimento das Atividades Nucleares (Abdan), no 5º Seminário sobre Energia Nuclear, 26 e 27 de novembro, na Uerj *** O juiz Ricardo Miguel, do TRT 1ª Região, será um dos palestrantes do seminário “Trabalho através de aplicativos: precarização ou modernidade?”, do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), quinta-feira, das 16h às 18h. Inscrições aqui *** Então já é Natal. Papai Noel chega ao Passeio Shopping e ao Partage Shopping São Gonçalo neste sábado *** No mesmo dia, das 12h às 18h, o Shopping Jardim Guadalupe promove a Feira de Adoção de Animais Me dê um Lar *** Terminam nesta terça as inscrições para o segundo edital de aceleração do Instituto Ekloos, com apoio da Companhia de Navegação Norsul*** A atração do próximo Shows de Sexta, dia 8, no Caxias Shopping, é a cantora Rogéria Emmer *** O Tribunal de Contas da União (TCU) realiza, em 11 e 12 de novembro, o Seminário Internacional sobre Segurança de Barragens, na sede em Brasília. Informações aqui.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor