Advertisement

Rio ganha plano estratégico de desenvolvimento para 25 anos

Rio de Janeiro / 22 Junho 2018

O governo do Estado do Rio de Janeiro apresentou nesta quinta-feira o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana, um programa com propostas para o des-envolvimento da região metropolitana nos próximos 25 anos.
Elaborado durante dois anos pelo consórcio formado pelas empresas Quanta Consultoria e Jaime Lerner Arquitetos, o programa foi coordenado pela Câmara Metropolitana, com financiamento do Banco Mundial (Bird).
Ao apresentar o plano, o governador Luiz Fernando Pezão ressaltou o fato de que o programa contempla todas as necessidades para o desenvolvimento integrado da região.
“É um plano todo integrado e atualizado que contempla as necessidades para se promover o desenvolvimento da região, desde a área de transporte à de saneamento, com a despoluição da Baía de Guanabara a partir do tratamento de todos os rios que nela desaguam”, disse.
O Plano Estratégico Metropolitano também teve a contribuição de técnicos e especialistas de universidades, que apresentaram propostas nas áreas de mobilidade urbana, saneamento, economia, habitação, patrimônio cultural e ambiental e na reconfiguração espacial.