Advertisement

Respeitável público, olho no mágico

Coluna dá uma de Mister M e revela o truque do ilusionistaGuedes e de seu auxiliar de palco.

Fatos e Comentários / 20:07 - 04 de Jun de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Presidente da Comissão Especial sobre a reforma da Previdência, o deputado Marcelo Ramos (PL-AM) criticou a ida do presidente da República à Câmara dos Deputados para apresentar um projeto de lei que altera de 20 para 40 o número de pontos um motorista para ter a carteira suspensa: “O presidente Bolsonaro não tem noção de prioridade e do que é importante pro país. Enquanto estamos num seminário sobre reforma da Previdência, ele está vindo pra Câmara apresentar PL (projeto de lei) que trata de aumentar pontos na carteira de maus motoristas”, vociferou Ramos no Twitter.

A crítica é justa, mas imprecisa. Não se trata de falta de noção de prioridade, ainda que Bolsonaro demonstre falta de noção em várias situações. Neste caso, porém, sabe muito bem o que está fazendo. Ele está desviando atenção, como a ajudante do mágico, que distrai a plateia enquanto o truque acontece. O ilusionista, no caso, é o ministro Paulo Guedes, que tentava – uma vez mais sem sucesso – encantar a plateia de deputados, prometendo o céu se aprovassem a ida dos aposentados para o inferno.

Bolsonaro vem agindo assim desde as eleições, sempre usando o tumulto e o secundário para desviar atenção do principal. Enquanto as redes vão ferver com debates entre a indústria da multa e a permissão paras matar (de carro), os cortes na Previdência vão adiante. Ou pelo menos, assim esperam.

 

Populismo à esquerda

A consultoria AON analisou características do que se chama “populismo” mundo afora. Uma análise interessante é sobre a dificuldade em se enquadrar os movimentos – diferentes em cada país, e só rotulados assim por conveniência da elite dominante mundial.

A postura anti-imigrante dos partidos populistas certamente os coloca na extrema direita de um espectro político tradicional. Mas talvez desafie a categorização política tradicional, pois as políticas populistas também são caracterizadas por políticas fiscais expansivas e oposição ao livre comércio e à globalização, colocando o populismo à esquerda do espectro político”, afirma a consultoria.

A AON diz que o populismo ganhou terreno e continua a se espalhar e cita o Brexit, o resultado da eleição italiana, os presidentes Donald Trump, nos EUA, Andres Manuel Lopez Obrador, no México, e Jair Bolsonaro no Brasil” como exemplos do aumento do populismo.

O estudo pode ser lido em aon.com/2019-political-risk-terrorism-and-political-violence-maps/index.html?utm_source=email&utm_medium=main-from-eloqua&utm_campaign=riskmaps2019

 

Porto à vista

Mesmo com a crise, a região do Porto Maravilha vai sendo ocupada. O Vista Guanabara, um dos oito novos prédios de alto padrão da região, está perto de ter todos os andares ocupados. Três grandes empresas anunciaram mudança de sede este ano: a Amil ocupará oito andares; o banco chinês Bocom BBM já iniciou transferência; e a mais nova a se mudar é a italiana Generali. De acordo com a administradora do prédio, há expectativa de ocupação de 100% até o fim do ano.

 

Mata o velho

É mentira que a reforma da Previdência não afetará os atuais aposentados. Se, num casal de idosos, um dos “conjes” morrer, o que sobreviver não terá direito à pensão integral do falecido. Terá que optar por aposentadoria ou pensão se ambas somarem mais de 4 salários mínimos.

 

Rápidas

O diretor médico da Med-Rio Check Up, Gilberto Ururahy, tomou posse como conselheiro estratégico da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Brasil). “Hoje, o plano de saúde é o segundo maior custo de uma empresa. Há casos em que o benefício chega a responder por até 30% da folha de pagamento”, avalia Ururahy *** Nesta quinta, o CEO da Accountfy, Goldwasser Pereira Neto, participa do Superlógica Xperience 2019, em Campinas, São Paulo. Ele falará sobre “Como automatizar na prática o Fluxo de Caixa através da contabilidade”. Detalhes em xperience.superlogica.com *** O Caxias Shopping apresentará show com o cantor Vinícius D’Black para celebrar o Dia dos Namorados, dia 12. Para esquentar, no dia 10, haverá baile a partir das 17h e no dia 7 um karaokê *** O Esquenta Primavera chegará à Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, de sexta a domingo. A proposta da Liga Brasileira de Editores (Libre) é circular ideias e livros entre aqueles que ajudam a formar novos leitores. O projeto é batizado em referência à Primavera Literária, que chegará à 19ª edição em outubro, no Rio *** Um perfil dos homicídios por estado será divulgado nesta quarta-feira pelo Ipea (ipea.gov.br) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor