Reino Unido acusa Irã de tentar interceptar petroleiro britânico

Tensão nesta área, por onde é transportado quase 1/3 do petróleo bruto mundial, atingiu o pico nas últimas semanas.

Internacional / 12:29 - 11 de jul de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Navios da Guarda Revolucionária do Irã tentaram, sem sucesso, interceptar um petroleiro britânico que navegava no Estreito de Ormuz ontem, de acordo com as autoridades britânicas.

"Contra as regras do direito internacional, três navios iranianos tentaram impedir a passagem do navio mercante The British Heritage no Estreito de Ormuz", disse um porta-voz do governo britânico.

Segundo a mesma fonte, a Marinha Real Britânica teve que intervir para ajudar a embarcação da empresa petrolífera detida pela British Petroleum (BP).

O navio britânico The British Heritage deixou o Golfo Pérsico e navegou pelo Estreito de Ormuz quando as embarcações iranianos se aproximaram e ordenaram que seguisse em direção a águas daquele país.

Esta atitude, acrescentou a mesma fonte, forçou o Marinha Real Britânica HMS Montrose "a fazer avisos verbais aos navios iranianos".

O governo britânico está "preocupado com esta ação" e continua a apelar às autoridades iranianas para refrearem os seus atos.

A tensão nesta área, por onde é transportado quase 1/3 do petróleo bruto mundial, atingiu o pico nas últimas semanas, quando os EUA acusaram o Irã de atacar contra petroleiros.

 

Agência Brasil, com informações da RTP

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor