Que fase: Brasil é o 1º a reconhecer Añez como presidenta da Bolívia

Roger Waters envia uma mensagem de apoio a Evo Morales.

Internacional / 14:46 - 13 de nov de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a senadora Jeanine Áñez como presidenta autoproclamada da Bolívia. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, fez o anúncio. Añez se autoproclamou em sessão no Senado sem quórum suficiente. O ministro é acusado de ter apoiado o golpe de Estado no país vizinho.

“Foi declarada vaga a presidência, e ela assumiu a presidência do Senado, que também estava vaga. E assume constitucionalmente a presidência. Então essa é a nossa percepção, de que a Constituição boliviana está sendo seguida”, afirmou o chanceler segundo o jornal O Globo.

 

Roger Waters

 

O ex-membro da banda de rock britânica Pink Floyd, Roger Waters, enviou nessa terça-feira uma mensagem de apoio ao legítimo presidente da Bolívia, Evo Morales, após o golpe de estado contra ele.

Em mensagem por vídeo, Waters desejou que o exílio de Morales fosse curto, devido à saída do presidente para o México, onde recebeu asilo político antes da escalada da violência promovida pela oposição na Bolívia e que ameaçou sua vida. "Você levou a democracia a todos os cantos de sua terra e é por isso que agora eles estão tentando tirá-lo de seu povo. Por ganância!", disse Waters.

O músico inglês ainda expressou sua solidariedade, dizendo que seu coração e o de milhões de pessoas no mundo, que respeitam os direitos humanos e a democracia, estão do lado de Evo.

Além disso, Waters enfatizou que a Bolívia está atualmente atolada em "terror, fascismo e totalitarismo. Que você retorne o mais rápido possível, que tome as rédeas e que possa guiar seu país em direção ao seu futuro mais brilhante. Evo querido, estamos com você ”, foi o final da mensagem do ex-membro do Pink Floyd.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor