Quase 80% não confiam no Legislativo e 63% na Presidência

Judiciário tem confiança de 52% dos brasileiros, mas desconhecimento é grande.

Conjuntura / 23:59 - 2 de dez de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Pesquisa realizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio) mostra o pequeno grau de confiança da população brasileira no Legislativo e na Presidência da República. Apenas 19% confiam no Congresso Nacional, e 34%, na Presidência.
O Judiciário se sai melhor no levantamento coordenado pelos magistrados: é o único em que mais da metade dos brasileiros entrevistados (52%) disse confiar. A conclusão consta do Estudo Sobre a Imagem do Poder Judiciário Brasileiro, lançado nesta segunda-feira.
Os resultados mostram que 44% não confiam na Justiça, 79% não confiam no Legislativo, e 63%, na Presidência da República.
O desconhecimento em relação ao sistema judiciário foi um dos fatos identificados na pesquisa: apenas 21% conheciam o nome do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), por exemplo.
De acordo com a pesquisa da AMB, somente 16% da população classifica como ótima e boa a atuação do Executivo. Outros 36% dizem ser regular a atuação do governo Bolsonaro, que foi classificada como ruim ou péssima por 46% dos entrevistados.
O estudo, que tem uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais, foi encomendado pela AMB e realizado pela FGV-Rio e pelo sociólogo e cientista político Antônio Lavareda. Realizado no período de agosto de 2018 a outubro de 2019, a pesquisa ouviu mais de 2,5 mil pessoas, entre advogados, defensores públicos e cidadãos comuns. A coordenação da pesquisa ficou a cargo do ministro Marco Aurélio Bellizze, do STJ, com subcoordenação da presidente eleita da AMB, Renata Gil.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor