Qatar Petroleum vence licitação no Brasil pela quarta vez

Companhia integra dois consórcios que arremataram nesta quinta-feira três blocos de exploração e produção de petróleo na Bacia de Campos.

Internacional / 14:39 - 14 de out de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Pela quarta vez, a Qatar Petroleum Internacional (QPI) arrematou blocos de exploração e produção em um leilão da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Na 16ª Rodada de Licitações, realizada quinta-feira, no Rio de Janeiro, a petrolífera do Catar integrou consórcios vencedores de três blocos.

Em consórcio com a Total e a Petronas, a QPI arrematou o bloco denominado C-M-541 na Bacia de Campos. A Total tem 40% de participação, a QPI também 40% e a Petronas, 20%, sendo que a primeira é a operadora.

Outros dois blocos (659 e 713), também na Bacia de Campos, foram arrematados pela QPI em associação com a Shell, que é a operadora, com 40% de participação, e a Chevron (35%). A empresa do Catar tem 25%.

"Este é nosso quarto resultado positivo, o que fortalece a presença da Qatar Petroleum no Brasil e marca mais um passo bem sucedido rumo à realização de nossa estratégia internacional de crescimento, além de tonar o Brasil um dos pilares de nosso portfólio internacional", disse o presidente e CEO da Qatar Petroleum, Saad Sherida Al-Kaabi, segundo nota divulgada pela companhia.

Na rodada desta quinta-feira, foram arrematados 12 dos 36 blocos oferecidos pela ANP. Foram arrecadados R$ 8,915 bilhões em bônus de assinatura.

 

Agência de Notícias Brasil-Árabe

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor