Punição seletiva deixa TVs de fora

Fifa pune Teixeira, EUA prendem Marin, mas grupos de comunicação vão bem, obrigado.

Fatos e Comentários / 19:21 - 29 de nov de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

A Fifa excluiu do futebol, para sempre, o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Ricardo Teixeira. O Conselho de Ética o considerou culpado por crimes de corrupção, envolvimento em suborno e pagamento de propinas, no período de 2006 a 2012, nas negociações com empresas de mídia e de direitos de transmissões de campeonatos organizados pela CBF, Conmebol e Concacaf.

Os Estados Unidos mantêm detido outro ex-presidente da CBF, José Maria Marin, condenado a quatro anos de prisão. Mas, apesar das fartas denúncias de propina pagas por empresas de comunicação, estas passaram – pelo menos oficialmente – incólumes pelo crivo norte-americano.

A punição seletiva dos EUA não se dá somente no futebol. Arthur Soares, conhecido como Rei Arthur, que dominava o fornecimento de quentinhas e outros serviços no Estado do Rio de Janeiro – acusado pelo Ministério Público de pagar propinas – flana, tranquilo e milionário, em Miami.

Chegou a ser detido para explicações sobre um problema de imigração, mas foi solto em seguida. Para o MP, a vida de luxo é bancada com o dinheiro que ele tirou dos cofres públicos brasileiros. Com seus milhões, segue sem ser incomodado nos EUA.

 

Retrocesso na saúde

Recém-reeleito presidente da Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (Anab), Alessandro Acayaba de Toledo vê com cautela a proposta para reduzir a regulação da saúde suplementar que está sendo defendida pelas principais operadoras. O ponto mais polêmico é a intenção de permitir planos flexíveis, que não tenham que cumprir o rol da ANS. Ele teme que isso seja um retrocesso no direito do consumidor e que possa ampliar a judicialização de um setor que já gasta R$ 865 milhões para custeio de cobertura determinada judicialmente.

 

Esquerda democrata

Duas observações sobre as eleições no Uruguai: as pesquisas de opinião, uma vez mais, erraram feio (coincidência, sempre supervalorizam os candidatos conservadores); e se a vitória, após alguns dias de suspense, fosse dada ao candidato da Frente Ampla, a direita já estaria nas ruas denunciando “fraude”.

 

Consumo

Boa definição do blogueiro Rodrigo Ratier para Black Friday: dia mundial de comprar em excesso o que não se necessita.

 

Freyre e João Cabral

De 4 a 6 de dezembro, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) celebra os 120 anos do autor de Casa-Grande & Senzala e os 100 anos do poeta de Morte e Vida Severina com seminário internacional no Cinema da Fundação, campus Derby.

O sociólogo Gilberto Freyre (1900–1987) é patrono da Fundaj. Assim como o diplomata João Cabral de Melo Neto (1920–1999), é recifense. Na leitura atenta de suas obras, “notam-se as convergências. No regionalismo inseparável da exaltação das raízes ibéricas. Na leitura crítica e estetizante da realidade brasileira. No humanismo”, destaca a Fundaj.

O seminário terá participações de estudiosos, sessões de filmes, lançamentos e atividades lúdico-educativas. Dentre os destaques estão o escritor e professor de literatura brasileira da Universidade de São Paulo (USP) Ivan Marques, biógrafo de João Cabral, e Sônia Freyre, filha do sociólogo e presidente da Fundação Gilberto Freyre, que será a presidente de honra do evento.

Detalhes e programação no site da Fundaj.

 

Cascata

Bolsonaro foi o 2º presidente a visitar a INB – Indústrias Nucleares do Brasil (o primeiro foi FHC, que parou de helicóptero para fazer xixi). Bolsonaro tirou foto, mas mandaram retirar do painel atrás dele as palavras “cascata” e “enriquecimento” para não dar margem a montagens.

 

Rápidas

A FGV realizará nesta segunda-feira, às 9h30, o lançamento do “Estudo da Imagem do Judiciário Brasileiro”, de parceria com as associações de Magistrados Brasileiros (AMB) e do Rio de Janeiro (Amaerj). Também será inaugurado o Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário (Ebape/FGV), coordenado pelo ministro do STJ e professor da FGV Luis Felipe Salomão *** Na próxima terça-feira, a partir das 18h30, o Shopping Grande Rio recebe pela primeira vez a Caravana de Natal da Coca-Cola *** O Conselho Federal da OAB realizará terça-feira, 9h, na sede da entidade em Brasília, o evento “Contrato de Seguros: Temas Atuais”, sob a coordenação do advogado Ernesto Tzirulnik, presidente do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS). Mais informações aqui.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor