Proposta de reforma tributária pode onerar setor de higiene pessoal

Atualmente, esses produtos são desonerados de PIS, Cofins e IPI; expansão de vendas do segmento foi de 0,69% em 2019.

Conjuntura / 17:50 - 22 de jan de 2020

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De janeiro a outubro de 2019, a indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos registrou crescimento nominal de 5% em seu faturamento na comparação com o mesmo período de 2018, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Em termos reais, a expansão das vendas foi de 0,69%.

O modesto crescimento, segundo o presidente-executivo da associação, João Carlos Basilio, é efeito não só das dificuldades econômicas do país, mas também de um aumento brutal da carga tributária do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos nos últimos anos.

"Somos o segundo setor mais tributado do país atualmente e, em meio ao cenário de recessão econômica que persiste há anos no Brasil, temos realizado constantes esforços para superar as dificuldades presentes em toda a nossa cadeia, no intuito de seguir oferecendo à sociedade itens essenciais para a manutenção da saúde e bem-estar", explicou.

Mas, de acordo com Basilio, a proposta de reforma tributária apresentada pelo Governo Federal em novembro pode acarretar um aumento da oneração que pesa sobre o setor e, portanto, poderá provocar uma alta nos preços de itens fundamentais para a população e presentes na cesta básica do consumidor, como papel higiênico, creme e fio dental, enxaguatório bucal e sabonete em barra, entre outros. Atualmente, esses produtos são desonerados de PIS, Cofins e IPI.

"Além da essencialidade à população, é preciso compreender que o setor de higiene pessoal gera emprego e oportunidades de trabalho, renda e receitas para o desenvolvimento do país, e esse potencial poderia ser mais bem aproveitado, com um ambiente mais favorável para os negócios, e estímulos para ampliação da produção", reforçou Basilio.

Em meio ao cenário de incertezas quanto à nova reforma tributária, a expectativa para 2020 é de que o mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos cresça 5,1% (nominal).

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