Advertisement

Previdência sem intermediários privilegiados

Bolsonaro agrada base com armas, enquanto equipe econômica ensaia facada nos aposentados.

Fatos & Comentários / 16 Janeiro 2019 - 19:59

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

O presidente Jair Bolsonaro agradou a sua base eleitoral ao facilitar a posse de armas, ainda que tenha recebido críticas por ter sido tímido no decreto. Enquanto se debate a questão, vai sendo gestada a reforma da previdência, tramada pela equipe econômica para atender às bases dela própria.

Tópicos de mudança na previdência vão sendo liberados para testar a reação. O que parece certo é a canalização dos recursos dos trabalhadores para o setor privado. Garantem assim o privilégio pelas duas pontas: cortam recursos sociais para direcioná-los para o pagamento da dívida e obrigam as pessoas a depositar suas aposentadorias em planos particulares. Que vão aplicar em títulos do Tesouro, ficar com parte do rendimento e repassar o restante para o candidato a aposentadoria.

Se caminhamos nesta direção, então que cada um possa decidir se quer se livrar de intermediários e aplicar no Tesouro Direto. Ganha o país, com o alongamento da dívida, e o futuro aposentado, com um rendimento maior.

 

Voto

Ainda que se discorde da posse de armas, não há como contestar que o referendo de 2005 foi amplamente favorável à proposta, derrotando, com 63% dos votos, a proibição de comercialização. Reconhecer o resultado faz parte da democracia.

 

O poodle é o melhor amigo do homem

Em setembro de 2017, Donald Trump impediu a aquisição da Lattice Semiconductor pela chinesa Canyon Bridge Fund. Em janeiro do ano passado, proibiu a venda da US MoneyGram International Inc para a também chinesa Ant Financial. Em março, o presidente norte-americano vetou a compra da Qualcomm pela Broadcom, de Cingapura.

Em junho, Trump ventilou a ideia de proibir que empresas com pelo menos 25% de participação chinesa adquiram uma companhia norte-americana.

O presidente dos EUA não ficou nem um pouco chateado ao ver a Boeing comprando a brasileira Embraer, vendida com a benção dos militares e do neo-amigo dos EUA Jair Bolsonaro.

 

Água pura

Foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo a Lei 16.912, que cria o selo fiscal para garantir a procedência e evitar a falsificação da água mineral. Segundo os fabricantes, reunidos na Abinam, o mercado tem crescido 10% ao ano no Brasil desde 2014, atingindo quase 9 bilhões de litros e R$ 12 bilhões em vendas em 2018.

O presidente da Associação, Carlos Alberto Lancia, espera que até março essa lei já esteja regulamentada e implantada e que, em 24 meses, seja estendida aos vasilhames retornáveis com volume inferior a quatro litros. O modelo já é utilizado em estados como Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Goiás e Rondônia.

 

Alô?

Distração por falar em telefone, comendo, falando etc é a quinta causa de acidentes fatais com veículos nos Estados Unidos, segundo o Insurance Information Institute. Fica atrás de excesso de velocidade, influência de álcool, drogas ou remédios, incapacidade de se manter na pista correta e problemas na ultrapassagem.

 

Parto

Nesta terça-feira, a Polícia Federal pediu prorrogação de 90 dias para o inquérito que apura a facada em Bolsonaro, para que sejam concluídas diligências em curso e tenham sequências as investigações. Completa a PF: “Não há um prazo determinado para a conclusão do inquérito.”

 

Rápidas

Jovens empresários do município do Rio de Janeiro têm até 28 de fevereiro para inscrever seus projetos no programa de empreendedorismo Shell Iniciativa Jovem. Detalhes em www.iniciativajovem.org.br/cadastro/ *** O curso de Gestão Pública da FMP/Fase, com prova dia 20 em Petrópolis, tem descontos para servidores da cidade e das vizinhas Três Rios, São José do Vale do Rio Preto, Levy Gasparian e Paty do Alferes *** A psicopedagoga Letícia Oliveira e a psicóloga Marcella Ribeiro estarão no Carioca Shopping, dia 22, às 10h, para a “Roda de Conversa para Mães e Gestantes” *** De sexta a domingo acontecerá a Valqueire Retrô, feira gastronômica itinerante, com shows e cervejas artesanais, além de comida, claro. A atração começa às 16h e vai até às 23h *** A Coty Brasil nomeou Ricardo Gil Rios novo diretor executivo de RH.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor