Pressionada por Bolsonaro, Receita troca número 2

Presidente quer substituição de delegado, em interferência inédita na democracia.

Conjuntura / 23:05 - 19 de ago de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Há oito meses no cargo, o subsecretário-geral da Receita Federal, João Paulo Ramos Fachada Martins da Silva, será substituído. No comunicado oficial, o secretário especial da Receita, Marcos Cintra, agradeceu “o empenho e a dedicação” de Fachada no período em que desempenhou a função de subsecretário-geral, o segundo cargo mais importante do órgão.
A troca ocorre em meio a uma crise no órgão, cuja cúpula ameaça se demitir coletivamente após a pressão do presidente Jair Bolsonaro pela substituição de delegados chefes de duas unidades no Rio de Janeiro, um deles no Porto de Itaguaí, que segundo investigações é ponto central de armas e drogas de milícias no Rio.
“Mais uma vez estamos diante de um conflito grave entre um órgão de Estado e o governo atual. Isso pode trazer sérios problemas para todos brasileiros”, critica o deputado federal Luiz Flávio Gomes (SP).
O deputado lembra que na Polícia Federal a situação também é grave. “Desde a redemocratização da República, jamais um presidente trocou o superintendente da Polícia Federal. Conflitos de interesse da família Bolsonaro e do próprio presidente estão interferindo nas instituições que vinham tomando o rumo da estabilidade e pareciam longe da interferência política.”
Para Luiz Flávio Gomes, aqueles que “representam o 0,1% das castas privilegiadas não suportam nenhum tipo de limites (éticos ou impostos pelo Estado). Depois que se apropriaram do Estado-nação, não toleram qualquer tipo de atividade fiscalizatória deste”, ataca.
A Receita confirmou que o novo subsecretário-geral será o auditor-fiscal José de Assis Ferraz Neto, atualmente lotado na área de Fiscalização da Delegacia da Receita Federal no Recife. Funcionário de carreira da Receita, Fachada era subsecretário de Arrecadação até o fim do ano passado.
 

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor