Plano de saúde é terceiro maior desejo do brasileiro, aponta Ibope

Os quatro itens mais desejados pelos brasileiros são educação, casa própria, plano de saúde e seguro de vida; previdência privada é o sexto.

Seguros / 17:07 - 9 de ago de 2019

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SEG NOTÍCIAS - Plano de saúde é terceiro maior desejo do brasileiro, aponta Ibope

Contar com um plano de saúde é o terceiro maior desejo de consumo do brasileiro. Segundo pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência a pedido do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (Iess), os quatro itens mais desejados pelos brasileiros (tanto os que já contam com plano quanto os que não) são educação (1°), casa própria (2°), plano de saúde (3°) e seguro de vida (4°).

José Cechin, superintendente-executivo do Iess, destaca que o plano de saúde permanece como o terceiro maior desejo do brasileiro desde 2015, apesar de o país ter passado por momentos econômicos distintos em cada uma das pesquisas. "Independentemente do momento econômico, se as famílias estão com mais ou menos renda, mais ou menos endividadas ou mesmo do nível de emprego no país, o desejo por planos de saúde se manteve elevado nas 3 edições da pesquisa, 2015, 2017 e 2019", comenta. "E os números da pesquisa indicam que esse desejo está mais diretamente relacionado com a percepção de qualidade dos planos de saúde do que uma eventual percepção negativa da capacidade de atendimento do sistema público", avalia.

A percepção do especialista é reforçada pela avaliação dos entrevistados. Especialmente entre os não beneficiários. De acordo com a pesquisa, 54% dos brasileiros que não têm plano de saúde já contaram com o benefício em algum momento e 73% desejam ter/voltar a ter plano médico-hospitalar. E o principal motivo para desejar contar com um plano deste tipo, apontado por 82% dos entrevistados, é a qualidade do atendimento, entendida como maior facilidade de acesso e disponibilidade de tecnologia médica mais recente. "É importante notar que muitas das pessoas que não contam com o benefício hoje, já o tiveram em algum momento e, portanto, fazem uma avaliação com base em experiência própria e não percepção a partir de comentários de conhecidos, pesquisas e notícias", destaca Cechin.

O executivo ainda pondera que entre aqueles que não desejam o plano, o principal motivo é o preço, apontado por 59% deste público. "As pessoas valorizam o plano, desejam contar com ele, mas a dificuldade está em fazer com que seu custo caiba nas possibilidades econômico-financeiras da família", aponta.

Olhando as três edições da pesquisa nota-se que houve uma mudança na primeira colocação entre os beneficiários de planos de saúde. Em 2015, educação era o item mais desejado, seguido por casa própria. Em 2017, a ordem foi alterada, com moradia própria se tornando o maior desejo dos beneficiários. Já este ano, educação voltou ao topo da lista. "Acreditamos que a mudança se deu por conta do momento econômico. Em 2017, o desemprego tinha atingido proporções muito elevadas e muitas famílias estavam passando por dificuldades para se manterem em dia com as prestações da casa própria ou mesmo pagar o aluguel", relembra Cechin. "Ver que o plano de saúde permanece como o terceiro bem mais desejado, independente do momento, demonstra quão positiva é a avaliação deste serviço pela população", conclui.

A distinção entre os desejos de beneficiários e não beneficiários de planos de saúde médico-hospitalares começa a aparecer no 5° item da lista. Enquanto os beneficiários desejam contar com previdência privada, os não beneficiários anseiam por celulares. Mas a diferença é pequena. Previdência privada é o 6° maior desejo dos não beneficiários e celular, o dos beneficiários.

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Seguro protege viajantes contra imprevistos e é cada vez mais contratado

Nenhuma viagem, por mais organizada que seja, está livre de surpresas desagradáveis. Bagagens extraviadas, reações alérgicas, dor de dente, fraturas, são alguns dos exemplos de situações inesperadas que, quando acontecem, podem comprometer aquele tão sonhado roteiro pelo Brasil ou exterior. Daí a importância da contratação do seguro viagem, que garante suporte ao turista enquanto está fora de sua cidade de origem.

"Pode-se dizer que é o tipo de serviço que contratamos com a expectativa de não precisar acionar em momento algum, mas é imprescindível para garantir a segurança do consumidor quando ele está longe de casa. Sem o seguro viagem, uma simples consulta médica pode extrapolar completamente o orçamento do viajante", diz Magda Nassar, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav).

De acordo com dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), a contratação do seguro viagem cresceu 11,6% no primeiro trimestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado, uma alta de R$ 143,4 milhões de reais movimentados ante os R$ 128,47 milhões registrados nos três primeiros meses de 2018. Entre as agências de viagens associadas à Abav, em 2019 houve crescimento de 10 a 20% na contratação de seguro viagem incluso no pacote na comparação com 2018, o que revela maior conscientização do consumidor em relação à importância desse tipo de serviço.

Os perfis de cobertura do seguro dividem-se entre: planos de viagens a lazer, viagens de intercâmbio, viagens corporativas, cruzeiros marítimos, prática de esportes e planos receptivos. Doenças pré-existentes ou gravidez são outros fatores que podem influenciar na contratação do seguro. Idosos também merecem atenção, pois costumam ter a saúde mais vulnerável, e isso significa não apenas que há mais chances de ficarem doentes, mas também que os tratamentos são mais demorados e custosos. Uma boa conversa com um agente de viagens para explicar a motivação da viagem e destino desejado pode ajudar o consumidor a escolher o seguro mais adequado para o seu perfil e, se necessário, adicionar ou excluir itens da franquia.

Com coberturas de US$ 12 mil a US$ 300 mil para viagens internacionais e de R$ 6 mil a R$ 30 mil para viagens nacionais, o agente de viagem tem uma gama de produtos e benefícios para oferecer. As causas mais comuns para acionamento do seguro viagem incluem assistência médica por acidente ou enfermidade, seguida de bagagem extraviada, cancelamento de viagem, atraso ou cancelamento de voo, repatriação sanitária e despesas odontológicas. Há, ainda, seguros para equipamentos como câmeras, notebooks e outros itens de valor.

Em países-membros da União Europeia que fazem parte do Acordo de Schengen, é obrigatório ter seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.

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Dia do Pedestre: quase 260 indenizações pagas por dia pelo Seguro Dpvat

O Dia Mundial do Pedestre, 8 de agosto, é a oportunidade para lembrar que o risco de acidentes também atinge todas as pessoas que andam diariamente pelas ruas. No Brasil, apenas de janeiro a junho deste ano, foram pagas cerca de 260 indenizações por dia pelo Seguro Dpvat, de acordo com dados da Seguradora Líder. Os pedestres representam a segunda categoria que mais recebe o benefício por acidentes de trânsito, ficando atrás dos motoristas.

Neste ano, mais de 155 mil indenizações já foram pagas a vítimas de ocorrências, e seus beneficiários, em todo o país. Destas, 46.866 foram para pedestres, sendo 5.363 por morte, 36.137 para pessoas que ficaram com algum tipo de invalidez permanente e 5.366 para o reembolso de despesas médicas e suplementares. Na maior parte dos casos, as motocicletas estavam envolvidas nos acidentes, somando 28.861 benefícios concedidos. Em seguida, estão os acidentes envolvendo automóveis: 13.779. Além disso, a maioria das vítimas tinha entre 45 e 64 anos (12.400 indenizados).

Entre os estados, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Paraná foram os que mais tiveram pedestres indenizados pelo Seguro Dpvat no primeiro semestre deste ano.

Já em 2018, o Seguro Dpvat pagou 91.297 indenizações a vítimas de acidentes de trânsito que estavam na condição de pedestre. O número corresponde a quase 28% do total de benefícios concedidos durante o ano para todos os tipos de vítimas (motoristas, passageiros e pedestres). Entre os indenizados por atropelamento, no ano passado, 10.846 morreram e outros 70.087 ficaram com algum tipo de invalidez permanente.

"Os pedestres são os componentes mais frágeis do trânsito e todos que saem a pé de casa em algum momento estão nesta condição. A falta de atenção é uma das principais causas de acidentes, muito impactada pelo uso do celular. Por isso, é importante que condutores e pedestres respeitem a sinalização e as regras de segurança para uma boa convivência no trânsito que não coloque em risco a vida de ninguém", garante Arthur Froes, superintendente de Operações da Seguradora Líder.

Entre os principais cuidados a serem adotados pelos pedestres estão: atravessar a rua olhando para os dois lados e sempre na faixa para pedestres; evitar o uso de fones de ouvido e aparelhos celulares enquanto andar pelas ruas; caminhar sempre pelas calçadas; não atravessar a rua por trás de carros e ônibus que dificultem ser visto.

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SEGURO CIDADÃO

Cinema sobre rodas no interior A quarta etapa do projeto da Caixa Seguradora Cinema é pra Você Sim está chegando ao fim. A iniciativa leva cinema itinerante para cidades com nenhuma sala de projeção por perto e poucas opções de cultura e entretenimento. Depois de percorrerem 64 cidades no Rio de Janeiro, no Espírito Santo em São Paulo, as duas carretas do projeto transformadas em salas de cinema chegam a Garça (SP) para o encerramento da etapa.

A programação na cidade começa neste domingo (11), Dia dos Pais, e vai até a terça-feira (13). A lista de filmes inclui sucessos nacionais e de Hollywood, além de obras infantis, sempre com cinco sessões por dia e distribuição de pipoca, refrigerante e brindes. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente, por ordem de chegada. As carretas têm 77 assentos cada e são adaptadas para receber portadores de necessidades especiais.

"Muitas pessoas tiveram a oportunidade de ir ao cinema pela primeira vez por meio do nosso projeto", afirma a diretora de comunicação e experiência do cliente da Caixa Seguradora, Sany Silveira. "É muito gratificante poder oferecer uma opção de lazer tão legal para cidades com poucas opções de entretenimento".

O projeto já percorreu todos os estados do Nordeste, do Centro-Oeste e do Sul, além de Minas Gerais. No total, mais de 200 mil pessoas assistiram a pelo menos um filme nas carretas, que passaram por 203 cidades.

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Profilaxia para a saúde bucal - Profilaxia é um termo muito utilizado na medicina e na odontologia, que são medidas para prevenir ou atenuar doenças. A palavra tem origem grega e significa precaução, e na odontologia, representa é o processo de limpeza e conservação dos dentes, para evitar que doenças se instalem e tornem mais difícil o tratamento.

Márcio Passos ressalta a importância de estar atento a este processo, não apenas em casa, mas também com visitas regulares ao dentista: "A limpeza dentária profissional é um procedimento para higiene da boca, realizado pelo dentista, que pode prevenir e tratar muitos problemas bucais, impedindo, inclusive, a perda dos dentes, mas não apenas isto. Pode também prevenir que bactérias que se alojam na boca possam afetar outros órgãos, fluindo através da corrente sanguínea, para o coração e pulmão, por exemplo. Mesmo mantendo hábitos corretos de escovação, uso diário de fio dental, mesmo assim podem aparecer placas bacterianas, tártaros, cáries e doenças periodontais. Por isso, é recomendado visitar o seu dentista para uma limpeza profunda pelo menos de 6 em 6 meses".

No entanto, Márcio aponta que para a maioria das pessoas, a profilaxia ainda não é uma prática comum: "a maioria não percebe a importância deste procedimento e acredita que somente manter a escovação dos dentes e língua e o uso do fio dental em dia serão mais que suficientes para prevenir doenças".

A profilaxia é realizada no consultório do dentista, mas pequenos hábitos caseiros podem auxiliar na manutenção da saúde bucal. O dentista alerta que a escovação, grande aliada da higiene bucal, precisa observar um tempo de espera depois da alimentação, para ser realmente eficaz e não prejudicar o esmalte dental: "Muitos acreditam que a melhor forma de manter a boca livre de germes é realizar a escovação logo após a alimentação, mas isto não é verdade. Após as refeições, o pH da boca se torna ácido, e a escovação em seguida vai prejudicar a estrutura dos dentes, pois, o esmalte dentário fica mais propenso ao desgaste e perda de cálcio. Sendo assim, o ideal é esperar ao menos 30 minutos para realizar a escovação. Se o esmalte dentário se desgasta, isso também favorece o aparecimento de algumas doenças bucais. Logo, escovar na sequência da alimentação pode causar efeito reverso, prejudicando a saúde bucal".

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ENDOSSANDO

Venda de seguro de vida por meio de inteligência artificial - A Previsul é a primeira seguradora do Brasil e da América Latina a entregar para o corretor uma solução de venda de seguro de vida por meio de inteligência artificial via WhatsApp Business. O anúncio dessa novidade, que é uma parceria da Previsul com a O2OBOTS - Insurtech reconhecida pelo mercado pelo propósito de empoderar os canais de distribuição de seguros - aconteceu durante o evento Insurance Day, em São Paulo.

Esta será mais uma ferramenta que a Previsul oferece para ajudar os corretores de seguros a aumentarem a suas taxas de conversão de vendas. Além disso, está alinhada ao propósito da Previsul de ser a seguradora digital do corretor. "Gosto sempre de frisar que o meio digital, como o próprio nome diz, é um meio e não o fim. Na ponta, para a Previsul, sempre haverá a figura do corretor de seguros atuando em um papel consultivo. E sermos pioneiros no Brasil e na América Latina a entregar para o nosso parceiro uma solução que possa aumentar as possibilidades de negócios dele é, sem dúvidas, um motivo de orgulho", afirma o presidente, Renato Pedroso.

A diretora de Negócios e Marketing, Andréia Araújo, reforça a importância desse momento. "Estamos muito felizes com mais essa entrega que estamos fazendo para nossos parceiros corretores de seguros. A cada dia, reforçamos nosso compromisso em entregar funcionalidades que tragam maior efetividade nas suas operações", diz.

O diretor técnico Thiago Henrique Soares também fala sobre os benefícios da ferramenta "Com o seu uso, tarefas operacionais e repetitivas serão feitas automaticamente, o que otimizará o tempo do corretor de seguros para que ele possa dedicar um tempo maior às vendas consultivas", observa.

A Previsul está sempre evoluindo para oferecer soluções mais completas para o corretor. "Com o Cota+, reduzimos o tempo de emissão de uma apólice para cinco minutos e, com esta nova ferramenta, será possível, em menos de 5 minutos, contratar e assinar o contrato eletronicamente. Além disso, lançamos quatro novos produtos em ramos elementares no último dia 1º de agosto. Tudo para que o corretor possa sempre contar com a Previsul. E vem muito mais por aí", completa Pedroso.

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Compliance - Parceiros como corretoras de seguros e oficinas de reparação automotiva de todo o Brasil participam de eventos que tratam da importância da governança e conformidade para garantir a manutenção da ética e integridade, bem como para minimizar riscos de exposição a danos de imagem e de responsabilização jurídica

A Sompo Seguros como parte de seu Programa de Ética e Compliance, estabeleceu um cronograma com uma série de palestras e treinamentos voltados tanto à atualização de colaboradores, quanto para disseminar a cultura do compliance entre fornecedores e parceiros de negócios em diversas localidades do Brasil, a exemplo de corretores de seguros, oficinas parceiras de reparo automotivo etc.

"A Sompo conta com um programa estruturado de Ética & Compliance, bem como com procedimentos de comunicação e disseminação da cultura de compliance, o que inclui procedimentos e valores éticos esperados de nossos colaboradores e parceiros de negócios", afirma Cesar Cassio de Rienzo, superintendente de Compliance da Sompo Seguros. "As atualizações voltadas aos colaboradores por meio de e-learning, treinamentos presenciais e eventos internos ou encontros periódicos dos agentes de compliance já fazem parte da rotina da equipe da área e são atualizadas e incrementadas anualmente. Já a intensificação das ações voltadas a corretores de seguros e fornecedores integra nossa estratégia de atuação ética e responsável, que também nos permite estar cada vez mais próximo dos parceiros de negócios, compartilhando valores e esclarecendo diretrizes com transparência", destaca o executivo.

Com a demonstração de ferramentas e iniciativas para prevenção a fraude e corrupção, a Companhia destaca a relevância dos profissionais da cadeia produtiva do mercado de Seguros estarem cientes sobre como a condução dos negócios podem expor tanto a própria empresa como seus parceiros de negócios a riscos de responsabilidade legal ou de imagem. Os programas de Compliance, quando devidamente instituídos, viabilizam a identificação antecipada de eventuais problemas de conduta, o que permite prevenir riscos e até constatar situações de não-conformidade em outras organizações, por exemplo. Isso resulta numa redução substancial de custos e contingências, além de trazer mais eficiência e conscientização entre funcionários. Como resultado, a empresa tende a registrar uma melhora nos índices de governança e percepção positiva da reputação da organização.

"O principal objetivo das iniciativas voltadas aos parceiros é disseminar a cultura do compliance, estabelecer um alinhamento e aproximação maior com essas empresas e profissionais, e garantir a transparência e conhecimento dos valores da Sompo enquanto companhia. Também sempre salientamos a importância das práticas relacionadas a Ética e Integridade que devem ser observadas. Afinal, esses parceiros nos representam e precisam estar em linha com o que realmente acreditamos", conclui Rienzo.

Na agenda de eventos a serem promovidos pela Sompo até o final do ano estão palestras sobre Prevenção e Combate à Fraude em Sinistros, impactos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Controles Internos, Canais de Denúncia, O valor de estar em Compliance no mercado de Seguros, Compliance voltado a prestadores de serviços na área de Sinistro Automotivo, entre outros.

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Projeção de crescimento - Diminuir o tempo da dor das pessoas e revolucionar o atendimento médico no mundo. Com esse propósito, a Doctoralia entrou de vez na vida dos brasileiros. A empresa pertencente ao grupo europeu DocPlanner conhece as necessidades do paciente 4.0 - aquele que usa a internet para tudo - e sabe que ninguém mais tem tempo a perder. Principalmente quando o assunto é saúde. Uma prova dessa percepção são 30 milhões usuários por mês acessando a sua plataforma (65% o fazem pelo celular) para encontrar médicos e outros serviços de saúde, agendar consultas sem burocracia e tirar dúvidas direto com especialistas. Tudo de forma ágil, 100% segura e gratuita, 24 horas por dia.

Ao completar dois anos da sua sede no Brasil e celebrar 2 milhões de profissionais de saúde cadastrados na plataforma global (600 mil somente no Brasil), a Doctoralia se preparou para crescer. Ampliou o escritório para acomodar 300 funcionários em Curitiba (são 430 no total espalhados pelo país), investiu em novas tecnologias, capacitação, comunicação e marketing para alavancar os negócios em 100% ao ano nos próximos cinco anos. Evolução semelhante à registrada em 2018, quando suas operações cresceram mais de 120% em relação a 2017.

Outra meta da Doctoralia é ser a principal referência em relacionamento com pacientes, servindo de modelo para outras empresas e, assim, elevar a qualidade do atendimento da saúde suplementar, sejam de clínicas, consultórios, planos de saúde ou hospitais.

"Startups pensam o tempo todo como oferecer a melhor experiência ao usuário. É assim que realizam grandes transformações. Os aplicativos de reserva de hotéis, de locação de imóveis, ou de entrega de comida são ótimos exemplos. Rápidos, simples e eficientes. Na Doctoralia também somos assim. Com a diferença que lidamos com o bem mais valioso que uma pessoa pode ter: sua vida, sua saúde", conta Cadu Lopes, CEO da Doctoralia para o Brasil, Chile e Peru.

O executivo ressalta que toda questão relacionada à saúde exige agilidade e eficiência. "Sabemos que uma pessoa com dor não pode esperar. Assim, Doctoralia oferece a rapidez e a comodidade da pesquisa e agendamento online, de forma 100% segura. A empresa se baseia na premissa de que o mundo digital estabeleceu um caminho sem volta, em que o consumidor exige soluções verdadeiramente eficientes.

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