PIB: crescimento acima do esperado

Crescimento mostrado no trimestre levou a revisar previsão de crescimento de + 1,0% para + 1,2% para todo o ano.

Opinião do Analista / 17:14 - 3 de dez de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Nossa expectativa - Esse crescimento acima do esperado, mostrado no terceiro trimestre, nos levou a revisar nossa previsão de crescimento do PIB de + 1,0% para + 1,2% para todo o ano.

Nesta previsão, mantemos nossa expectativa para o 4T19 de um crescimento relativamente maior (+ 0,75%) em relação ao trimestre anterior, sendo impulsionado não apenas pela retirada pontual de recursos do fundo de garantia do FGTS, mas também pela demanda sazonalmente maior do período de Natal.

Essa estimativa de 2019 melhor do que o esperado também melhorou um pouco o carrego estatístico para 2020 de + 0,9% para + 1,0%, e reforça nossa expectativa de crescimento do PIB em 2,8% para todo o ano de 2020, sendo neste momento superior à mediana da expectativa do mercado (+ 2,2%). Em nossa visão, o crescimento econômico pode ser impulsionado principalmente pelo consumo das famílias e investimentos.

A aceleração do crescimento do consumo das famílias pode ser devido a uma melhoria adicional no mercado de trabalho (mais empregos registrados e maior renda) e condições financeiras (empréstimos com taxa de juros mais baixa e prazo mais longo). Em relação aos investimentos, a demanda mais forte exige investimentos para ocupar a capacidade ociosa no setor manufatureiro, enquanto o bom desempenho atual do segmento imobiliário pode continuar ao longo de 2020. Além disso, o desembolso de investimentos referente a projetos de energia e infraestrutura podem se tornar efetivo.

.

Mitsubishi UFJ Financial Group, Inc. (MUFG)

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor