Petrobras vende a japoneses empresa detida integralmente pela Braspetro

Mercado Financeiro / 09:03 - 29 de dez de 2016

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

A Petrobras finalizou nesta quarta-feira a venda de 100% das ações da Nansei Sekiyu (NSS) para a Taiyo Oil Company.
A operação foi concluída com o pagamento de US$ 165 milhões pela Taiyo, realizado ontem, após o cumprimento de todas as condições precedentes previstas no contrato, assinado em 17 de outubro de 2016. Este valor ainda está sujeito a ajustes finais.
A NSS é uma empresa localizada na ilha de Okinawa, no Japão, e detida integralmente pela Petrobras International Braspetro (PIB BV). Compreende uma refinaria com capacidade de processamento de 100 mil barris por dia de petróleo, 36 tanques que armazenam 9,5 milhões de barris de petróleo e derivados, além de três píeres para carga e descarga de navios e uma monoboia.
A Taiyo é uma empresa japonesa de capital fechado, de importação, exportação, refino e venda de produtos petrolíferos, com sede em Tóquio. Conta com nove escritórios/filiais, incluindo uma refinaria no Japão.
A venda da Nansei foi conduzida por meio de processo competitivo e o preço da transação foi avaliado por três instituições financeiras, através de duas opiniões independentes sobre o valor justo (fairness opinion) e um relatório de avaliação (valuation report).
A operação foi contabilizada no programa de parcerias e desinvestimentos, que atingiu US$ 13,6 bilhões no biênio 2015-2016. A venda está alinhada ao Plano Estratégico da Petrobras que prevê a otimização do portfólio de negócios.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor