Pesquisa mostra que estatal tem a melhor reputação no Brasil

​​​​​​​Foram ouvidas mais de 8 mil pessoas, entre acionistas e consumidores.

Mercado Financeiro / 23:09 - 10 de set de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Mesmo após o envolvimento dos seus principais executivos na Operação Lava Jato, parece que a Petrobras continua sendo uma marca de visibilidade conceitualmente positiva. É o que diz o ranking Reputation Index, elaborado pela consultoria nacional de marketing DOM Strategy Partners. De acordo com o levantamento, a companhia foi eleita a empresa com negócios no ramo da indústria de melhor reputação entre todas as outras que operam no Brasil. A mineradora Vale e a Weg ocuparam a segunda e terceira posição, respectivamente.

Com pontuação de 0 a 10, a estatal teve nota 8,02, a Vale 8,01, e a Weg 7,069. A consultoria ouviu mais de 8 mil pessoas por 10 meses, entre clientes, consumidores, funcionários e acionistas para chegar no resultado final. Para a maioria, a companhia industrial transmite credibilidade e boa imagem

O estudo aponta as companhias que se destacam em seus segmentos por terem uma boa reputação entre os seus diferentes stakeholders, grupo formado por clientes, consumidores, acionistas, investidores e funcionários. Ao todo foram entrevistadas mais de oito mil pessoas - 2 mil presencialmente e 6 mil por internet - durante 10 meses.

A petroleira conquistou 8,02 pontos e dentre os 37 atributos avaliados para a pesquisa, a “relevância” foi o mais lembrado pelos entrevistados. Os outros atributos mensurados foram confiança, transparência nas relações internas e externas, governança corporativa e propagação de causa, além de conexão emocional e representatividade de marca.

Mesmo com os escândalos revelados pela Operação Lava Jato, a marca Petrobras ainda tem uma presença forte no imaginário popular do brasileiro. Ela se vale dessa relevância e representatividade inclusive no trabalho de reconstrução de imagem que vem realizando com os seus públicos, principalmente para o consumidor final, que é quem define o melhor atributo reputacional”, explica Daniel Domeneghetti, coordenador do estudo Reputation Index e CEO da DOM Strategy Partners.

Estudo

O estudo Reputation Index by DOM Strategy Partners é um levantamento que mostra as marcas com melhor reputação do país em 22 subsetores da economia. As empresas são avaliadas em até 100%, o que gera uma nota de 0 a 10.A DOM Strategy Partners, entrevistas pessoais e online com consumidores, clientes, colaboradores e acionistas, para selecionar as 50 empresas com melhor reputação no País em ranking geral.

 

Método

 

A DOM Strategy Partners é uma consultoria focada em estratégia corporativa pertencente à Holding ECC, também proprietária da E-Consulting Corp. A empresa oferta em seu portfólio de serviços profissionais práticas e metodologias como planejamento estratégico corporativo, gestão de ativos intangíveis, gestão do conhecimento e da inovação, inteligência competitiva e estratégia de marketing.

A DOM desenvolve seus projetos e soluções a partir de metodologias proprietárias, criadas em seus três centros de pesquisas e estudos (SRC – Estratégia e Negócios, TechLab – Tecnologia e Processos, XPLab – Comunicação e Marketing), associadas a metodologias golden standard de mercado.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor