Advertisement

Peritos da Justiça inspecionam encostas da Avenida Niemeyer, no Rio

Inspeção é acompanhada por quatro técnicos do Instituto GeoRio, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação.

Rio de Janeiro / 16:18 - 30 de Mai de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Três peritos, indicados pela Justiça do Rio, fazem na manhã de hoje, uma vistoria na encosta da Avenida Niemeyer, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, interditada desde a tarde da última terça-feira. Após a inspeção, a equipe deve apresentar um laudo sobre as condições de segurança da via, esclarecendo se há risco de novos deslizamentos de terra. O prazo para a apresentação do documento termina às 17h30 de amanhã.

A vistoria foi determinada pela Justiça em resposta a recurso apresentado pela prefeitura do Rio contra o fechamento da avenida, que liga os bairros do Leblon e de São Conrado. A interdição ao tráfego cumpre decisão da 3ª Vara da Fazenda Pública do Rio de Janeiro, a pedido do Ministério Público do Estado. Após a liminar, o desembargador de plantão, Mauro Pereira Martins, determinou a escolha de peritos para a elaboração de um parecer e determinou que a via permaneça fechada até a análise do laudo pericial.

No despacho, o desembargador destacou que, somente nos cinco primeiros meses de 2019, a Avenida Niemeyer sofreu três deslizamentos significativos de terra. Em um deles, em fevereiro, duas pessoas que estavam em um ônibus morreram. O magistrado acrescentou, que, diante dos episódios, o fechamento da via apenas em dias de chuva não afasta o risco à população.

A inspeção é acompanhada por quatro técnicos do Instituto GeoRio, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação.

 

Agência Brasil

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor