Os números da liderança

Fatos & Comentários / 16 Abril 2018

A Folha usou de um pequeno truque para justificar seu título sobre a pesquisa divulgada pelo Datafolha no final de semana (“Prisão enfraquece Lula e põe Marina perto de Bolsonaro, diz Datafolha”). Segundo o jornalão paulista, o ex-presidente teria caído de 37% das intenções de voto (o melhor percentual entre as respostas estimuladas) para 31%.

O que a Folha não diz é que, na pequisa anterior (de 30 de janeiro), o melhor percentual de Lula foi alcançado em uma simulação sem a presença de Marina Silva. Comparando laranjas com laranjas, na estimulada com os nomes da pré-candidata da Rede, de Alckmin, Joaquim Barbosa e outros, Lula tinha 34%; caiu agora para 31%, dentro, portanto, da margem de erro.

Ah, a Folha atribui o título de sua matéria à Datafolha. A empresa de pesquisa, porém, não merece esta culpa; em seu site, traz como título: “Preso, Lula mantém liderança em disputa pela Presidência”.

 

Impedir os trabalhos

João Goulart Filho, pré-candidato à Presidência do Brasil pelo PPL, manifestou inteiro repúdio ao bombardeio “dos EUA e seus satélites à Síria, uma nação soberana que integra a comunidade internacional”. “Uma ação deste tipo sem autorização da ONU é um desrespeito inaceitável às leis internacionais e ao convívio civilizado entre as nações”, prossegue.

O que me parece inexplicável neste episódio é o fato de os bombardeios terem ocorrido um dia antes de se iniciarem os trabalhos de investigação da equipe de técnicos enviada pela própria ONU. Realizar o bombardeio nessas condições revela que as intenções de Trump não eram ajudar a esclarecer o episódio, mas sim impedir os trabalhos da equipe de investigadores oficiais”, assinala o filho de Jango.

 

Falta de luz

Em seu primeiro dia à frente do Ministério de Minas e Energia, onde se refugiou para escapar da justiça de primeira instância, Moreira Franco afirmou que, caso o governo não consiga aprovar a capitalização da Eletrobras, o país correrá o risco de um apagão.

Ainda que dando o desconto da pequena chantagem para levar adiante a privatização – que Moreira disfarça como capitalização – há que se levar a sério a ameaça de novo apagão. Que dados tem o ministro que permitem chegar a essa conclusão?

 

Luz no arco

O TCU decidiu aprofundar as investigações sobre as obras do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro, determinando a abertura de tomada de contas especial específica para cada um dos quatro consórcios participantes. O valor total conveniado foi de R$ 1,2 bilhão. Há suspeita de danos ao erário na ordem de R$ 53 milhões. Mas as perdas podem ser maiores devido ao jogo de planilha de preços detectada pelos auditores, afirma o TCU.

Só de postes de iluminação com energia solar dava para atender a uma pequena cidade.

 

Tem que manter isso, viu?

Número de mortes no campo é o maior desde 2003; mais de 1,5 milhão de brasileiros foram jogados na extrema pobreza. Neste ritmo, o país retorna ao século XIX antes do final do Governo Temer.

 

Rápidas

Em homenagem ao Dia do Descobrimento, neste domingo, o West Shopping apresenta a peça infantil Emília e o Descobrimento do Brasil. A data é cada vez menos lembrada *** A Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp) realiza no dia 20, das 8h às 17h, em sua sede, o I Fórum de Direitos Humanos – 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Mais informações: www.aasp.org.br *** A garotada deixa o smartphone de lado por alguns minutos e parte para uma brincadeira dos tempos dos avós: a troca de figurinhas. O Carioca Shopping preparou um espaço especial para quem quer encontrar outros colecionadores para completar seus álbuns, que funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos de 13h às 21h *** No próximo dia 21, o Caxias Shopping receberá o ônibus do Busucão, para vacinação de animais de estimação e feira de adoção, das 11h às 16h *** A FGV Energia, em parceria com a FGV Projetos, lança no dia 24 o Caderno de Métricas Industriais para o Desenvolvimento do Setor de Óleo e Gás no Brasil. Inscrições: http://fgvenergia.fgv.br/eventos *** O Passeio Shopping recebe, até sábado, a Mostra de Orquídeas *** O auditor fiscal da Receita Federal Leonidas Quaresma fará palestra sobre Imposto de Renda nesta terça-feira, às 17h30, no plenário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), no Rio de Janeiro. Inscrições: www.iabnacional.org.br/eventos