Advertisement

Ortodoxos não conseguem nem segurar a inflação?

Preços dos combustíveis e energia elétrica pressionarão o IPCA, avalia consultoria.

Fatos & Comentários / 07 Maio 2019 - 20:23

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Diante do cenário atual, é elevado o risco de sermos surpreendidos negativamente pelos preços da energia elétrica e dos combustíveis, avalia a consultoria Mapfre Investimentos. Os dois itens têm não só forte peso na composição da inflação, medida pelo IPCA, como repercutem sobre outros preços.

O ano iniciou com a bandeira verde no caso das tarifas de energia elétrica. Isto significa que qualquer resultado diferente, ao findar 2019, implica mais inflação. Somado a isto, a Aneel propôs um reajuste tarifário no sistema de bandeiras. Caso seja aprovado, a taxação excedente poderá variar entre 16% e 50%, de acordo com a bandeira”, analisa a Mapfre.

Quanto aos combustíveis, o FMI prevê uma queda de 13% nos preços do petróleo este ano. Porém, tem tem acontecido exatamente o oposto. No acumulado dos quatro primeiros meses, os preços do petróleo Brent subiram mais de 20%. O Brasil ainda sofre com a alta do dólar; por enquanto, ainda está na casa de um dígito, mas as últimas notícias de taxações vindas dos EUA pressionam a moeda.

Conclui a Mapfre: “No cenário que se desenha, as surpresas positivas, além de deslocarem a curva da projeção inicial com menos intensidade, estão mais distantes de acontecer. Já as surpresas negativas, que pareciam pouco prováveis no início do ano, ganharam força.”

 

Coerência em baixa

Todos os que atacaram a concessão de asilo a Cesare Battiso têm obrigação de ir às redes com protestos veementes e definitivos contra a soltura do turco Ali Sipahi, acusado pela Turquia de pertencer a uma organização terrorista.

 

Patrão sofre

A remuneração fixa média de presidentes e diretores executivos de empresas brasileiras ficou praticamente estagnada no ano passado, com acréscimo de 0,5%. No entanto, a remuneração média anual acabou apresentando alta de 5,7% graças às maiores gratificações (como bônus e incentivos de longo prazo).

A Pesquisa de Remuneração foi realizada pela Page Executive, do PageGroup, que atribui o resultado ao baixo crescimento econômico.

 

Helicóptero – 1

Poucas horas após o governador do Rio, Wilson Witzel, sobrevoar Angra dos Reis, neste final de semana, e avisar que acabou a bandidagem, os traficantes fecharam a BR 101, que dá acesso ao município.

 

Helicóptero – 2

Enquanto Witzel brincava de mocinho e bandido no helicóptero, em terra cinco policiais militares do Rio de Janeiro eram feridos por bandidos – um, da reserva, não resistiu e morreu.

 

Sem meritocracia

Desempenho escolar abaixo da média, currículo acadêmico decepcionante. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, tentou justificar, mas soou como vitimismo. Será ele um exemplo do desperdício das verbas públicas?

 

Rápidas

Búzios, na Região dos Lagos do Rio, recebe, a partir desta sexta-feira, a primeira edição do festival gastronômico Al Mare, que vai até 26 de maio e contará com a participação dos principais restaurantes do circuito Centro *** O centenário de nascimento do jurista paraense Silvio Meira será comemorado no dia 14, no plenário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), no Centro do Rio, com a realização do Simpósio de Direito Romano. Inscrições: iabnacional.org.br *** A professora da FGV Rosana de Moraes lança dia 10, na Livraria da Travessa (Rua Visconde de Pirajá, 572 – Ipanema – RJ), o livro O marketing e a arte do luxo na era da experiência – e inspirações para outros segmentos (Editora FGV) *** O 3º Congresso Jurídico Abramge acontecerá no próximo dia 13, no Hotel Renaissance, em São Paulo: congressojuridico.abramge.com.br *** Para celebrar o Dia das Mães, o Shopping Jardim Guadalupe promove, no domingo, às 18h, show com tributo a Roberto Carlos *** E o Caxias Shopping terá uma edição especial do baile na segunda-feira (13), para celebrar o mês das mães. Será das 17h às 21h *** A ministra do STF Cármen Lúcia e o procurador Deltan Dallagnol serão destaques na abertura do 7º Congresso Internacional de Compliance, em São Paulo, de 14 a 16 de maio, na Villa Blue Tree. Ambos discursarão no dia 15. Mais informações: congressodecompliance.com.br *** Professor da FGV, Thiago Bottino debate nesta quinta “Colaboração premiada e os novos acordos penais”, ao lado dos desembargadores José Muiños Piñero Filho e Luís Noronha Dantas. O encontro acontece na Emerj, às 18h.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor