Oito em 10 fluminenses preferem viajar pelo próprio Estado do Rio

Além da rede hoteleira, barzinho e restaurante foram os serviços mais bem avaliados pela população.

Rio de Janeiro / 12:56 - 17 de jul de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Viajar dentro do próprio estado é o destino preferido da maioria dos viajantes fluminenses. Levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (Ifec-RJ) mostra que 82,8% dos fluminenses têm preferência por passeios dentro do próprio Rio de Janeiro, beneficiando o comércio, os serviços e o turismo do estado.

A pesquisa também elaborou um ranking para a avaliação de diversos serviços oferecidos aos viajantes, em uma escala de zero a 10, onde zero é a pior avaliação e 10 a melhor. Dentre os diversos itens relacionados, o tópico atrações turísticas recebeu a melhor avaliação, com nota de 7,5. em seguida, surgem bares e restaurantes, com 7,3 e hotéis, pousadas e albergues, com 7,1. Também merecem destaques a qualidade do comércio local e os aeroportos que tiveram boa avaliação, com notas de 6,9 e 6,8, respectivamente.

Além dos itens acima mencionados, o estudo também analisou os entraves para o desenvolvimento do turismo no estado, na visão do fluminense. Para 43,2% dos pesquisados, o ponto mais importante que precisa melhorar, e assim alavancar o potencial turístico, é a sensação de segurança.

Outro dado da sondagem, que comprova a vocação do estado do Rio de Janeiro para o turismo, surge quando os pesquisados informam se tiveram problemas na última viagem. A grande maioria, 86% dos entrevistados, disseram não ter enfrentado qualquer problema.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 25 de junho e ouviu 500 consumidores do estado.

 

Interior de São Paulo - O interior de São Paulo está entre os principais destinos turísticos das férias de julho procurados nas agências de turismo, segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav). De acordo com a entidade, a instabilidade econômica fez os consumidores mudarem o comportamento e os destinos de suas viagens, mas manteve o setor do turismo aquecido. Segundo a Abav, roteiros mais econômicos pelo interior do Brasil ganharam força, assim como viagens para países sul-americanos onde o real é mais valorizado frente a moeda local.

Entre os principais destinos buscados nas agências de turismo neste mês de julho, estão cidades do interior paulista a poucas horas da capital, com atrações de ecoturismo e esportes radicais, como Botucatu, Brotas, Boituva, Eldorado, Serra Negra e Socorro. Além dessas, destacam-se Campos do Jordão, que no inverno chega a receber 1,5 milhão de turistas, e Águas de São Pedro, conhecida pelas estâncias com águas terapêuticas.

 

Com informações da Agência Brasil

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor