O que são 57 vidas?

Apesar das chuvas que castigam o Sudeste, presidente e vice mantêm suas agendas.

Fatos e Comentários / 20:35 - 27 de jan de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Cinco dias de chuvas que arrasaram Minas Gerais, Espírito Santo e o norte do Rio de Janeiro, e nada de uma visita do presidente em exercício, general Hamilton Mourão, aos locais atingidos. Minas contabiliza até agora 48 mortos e 101 cidades em situação de emergência. No Espírito Santo, nove mortos, 1,3 mil desabrigados e 10 mil desalojados.

Da Índia, onde foi visitar as vacas sagradas, Jair Bolsonaro diz que acompanha a situação com Mourão. As chuvas começaram antes da viagem, na quinta-feira, e o presidente nem pensou em adiar ou antecipar a visita.

 

Perfil da consultoria

Quais são os setores que mais contratam consultoria? Quais as principais áreas de atuação das empresas de consultoria? E as tendências de posicionamento estratégico do segmento para 2020? Como os clientes chegam ao consultor? Quais os honorários praticados?

A edição 2019 da pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria do Brasil, que acaba de ser divulgada, mostra que 26,6% dos consultores têm entre 40 e 59 anos, 50% até 39, e 23,4% mais de 60 anos. Por gênero, 63,4% são homens, e 36,6% são mulheres.

O setor tem se firmado como um grande segmento de pequenos negócios. As pequenas empresas (geralmente, exércitos de um consultor só) respondem por 84% dos negócios na área. As gigantes são hoje apenas 1,8%.

Segundo a pesquisa, a maioria dos consultores trabalha no espaço dos próprios clientes (52,5%). Outros 22,9% atuam em home office ou coworkings. Apenas 24,6% mantêm escritórios próprios.

A íntegra da pesquisa pode ser adquirida aqui.

 

Empregos formais em risco

O Instituto Doméstica Legal (IDL) lança, a partir do dia 3 de fevereiro, campanha pelo retorno da dedução do INSS do empregador doméstico: #VoltaDeducaoINSS. Em 2019, a ONG lutou para que o Projeto de Lei 1766/2019, do Senador Reguffe (Podemos-DF), fosse aprovado. Ele prorrogava a dedução do INSS no Imposto de Renda por mais cinco anos. A batalha foi ganha no Senado, mas a Câmara dos Deputados não colocou o projeto em pauta no período devido.

A campanha é a continuidade da já existente “Mais formalidade no emprego doméstico” que teve a adesão de 13 mil cidadãos. O Instituto pretende arrecadar mais assinaturas pelo site domesticalegal.org.br. O IDL ainda tem esperança de que o presidente Jair Bolsonaro atenda ao pedido da ONG e edite uma medida provisória mantendo este benefício.

Em 2019, 700 mil empregadores utilizaram a dedução, que representou aproximadamente R$ 1.250 anuais por patrão. O IDL vê em risco 100 mil empregos domésticos formais.

 

Em casa

Bolsonaristas chiaram porque o Roda Viva com Sérgio Moro não foi um “passeio no parque” com muita bola levantada e lamentaram a saída de Augusto Nunes do programa. Também pudera: Temer, quando foi ao Roda Viva, cumprimentou Augusto e demais “por mais essa propaganda”.

 

Rápidas

A Servier do Brasil, em parceria com Sesi e Senai, lançou edital para estimular projetos de inovação para a indústria farmacêutica. O programa oferece R$ 6,5 milhões. Serão selecionadas até cinco startups. Inscrições aqui *** Nesta sexta e sábado, das 9h às 21h, o Passeio Shopping expõe réplica do troféu da Libertadores conquistado pelo Flamengo em 2019, após quase quatro décadas da primeira conquista *** Nesta quarta-feira, às 19h, a professora Lieda Amaral palestrará através de webinar do BSSP Centro Educacional sobre as Práticas e Tecnologias para o empreendedorismo contábil. Inscrições em https://linktr.ee/bsspcentroeducacional *** O Centro de Estudos e Pesquisas Brics da PUC-Rio realiza de quarta a sexta-feira a oficina “Rede Global de Cidades Livres de Trabalho Escravo”, com especialistas brasileiros, da Inglaterra, Tailândia e Moçambique *** O Caxias Shopping promove Feira de Produtos Naturais em 2 e 16 de fevereiro, das 12h às 18h *** Who’s Who Legal, o guia da inglesa Law Business Research, acaba de publicar o volume Latin Lawyer-Brazil, colocando o advogado Ernesto Tzirulnik na primeira posição do ranking *** O Música no Museu fará parte, este ano, das comemorações oficiais dos 730 anos da Universidade de Coimbra.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor