Número de feriados em dias úteis cresce em 2020

Impacto de feriados no turismo é positivo: maioria dos hotéis aplica tarifa de alta temporada, acrescendo até 30% aos valores das diárias.

Conjuntura / 12:33 - 3 de dez de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Em 2020 o brasileiro vai descansar mais. De acordo com o Calendário 365, o ano que vem terá nove feriados nacionais em dias de semana, quase o dobro de 2019. Com isso, o impacto na área turística tende a crescer.

Segundo um estudo realizado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, sigla em inglês), o impacto do turismo gerou uma participação de US$ 8,8 trilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) mundial (10,4%). O estudo do Conselho analisou 185 países, de 25 regiões geográficas ou econômicas. A entidade é a principal consultoria independente de turismo no mundo.

Para a coordenadora da Escola Superior de Gestão de Turismo do Centro Universitário Internacional Uninter, Grazielle Ueno Maccoppi, o impacto dos feriados no turismo do Brasil é positivo.

"As pessoas tendem a buscar por destinos próximos, onde entram na disputa atrativos regionais e, dependendo da quantidade de dias, até destinos nacionais", explica.

Para grande parte da população, os feriados são uma das poucas opções de descanso e período para viagens já que muitos trabalham ou estudam presencialmente. Por esse motivo, a coordenadora explica que é preciso se atentar às tarifas de alta temporada. "A grande maioria dos meios de hospedagem aplicam a tarifa de alta temporada, acrescentando até 30% aos valores das diárias", explica Grazielle.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor