Não é estatal

Fatos & Comentários / 19 abril 2017

Afetado pela crise econômica, o Brasil vai chegar em 2021 entre as últimas posições na corrida pela maior conectividade móvel, de acordo com pesquisa da Cisco. O relatório revela que, em cinco anos, o usuário brasileiro vai consumir 4.201 megabytes (MB) por mês, número que o coloca à frente apenas de África do Sul e Índia em uma lista de 23 países. Na década de 1990, a responsabilidade por um suposto atraso da telefonia brasileira era atribuída às estatais e à política de reserva de mercado. Com a segunda extinta e as primeiras privatizadas, qual será a desculpa agora?

Concorrência estrangeira

O fim da desoneração da folha de pagamento que vinha beneficiando o setor de autopeças (dentre outros) reduz a competitividade da indústria nacional de autopeças no mercado externo, analisa Laís Soares, especialista no setor da Lafis Consultoria.

A produção industrial de autopeças, de acordo com o IBGE, apresentou em fevereiro um crescimento de 12,5% na comparação com o mesmo mês de 2016. O resultado levou a um aumento de 6,4% na fabricação de peças neste primeiro bimestre na comparação com o mesmo período do ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses, o segmento ainda carrega uma queda de 4,2%.

Segundo a Lafis, pesa sobre o setor a concorrência com as importações. O fim da desoneração acentua a concorrência do produto importado. A nova regulamentação, feita por medida provisória, entrou em vigor dia 30 de março, produzindo efeitos a partir do primeiro dia do quarto mês subsequente ao de sua publicação.

Auxílio artístico

A Corel está em fase de pré-lançamento no Brasil do CorelDRAW Graphics Suite 2017. A grande novidade é uma ferramenta baseada em inteligência artificial que possibilita transformar esboços em qualquer formato, feitos com canetas digitais e tablets, em curvas vetoriais.

Desvio do desvio

Há deputados irritados com os milionários valores que constam nas delações dos executivos da Odebrecht. Não pelo escândalo em si. Reclamam é que boa fatia ficou com os caciques do grupo.

Rápidas

A Roncato Advogados realiza no próximo dia 26, às 9h30, em São Paulo, a palestra “Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins”. A inscrição, gratuita, pode ser feita pelo e-mail comunicacao@roncatoadvogados.com.br *** O Centro de Excelência em Varejo (GVcev) da FGV Eaesp realizará também na próxima quarta-feira, a partir das 8h30, seminário reunindo especialistas para abordar as principais tendências e temas apresentados durante a Euroshop 2017 (maior evento de varejo do mundo que ocorre na Alemanha a cada três anos). Inscrições em www.fgv.br/cev *** O embaixador do Brasil no Congo, Raul de Taunay, lança o livro Poemas ao Desabrigo, 10 de maio, às 19h, na Livraria Travessa de Ipanema *** O Hospital Santa Cruz completa este mês 78 anos de fundação e lança o livro História do Hospital Santa Cruz - Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz, que narra, em japonês, a trajetória da instituição nipo-brasileira mais antiga em funcionamento no Brasil. A cerimônia de lançamento da publicação ocorrerá na terça-feira, 25, às 19h, no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil (Rua São Joaquim, 381 - 9º andar, Liberdade, São Paulo/SP) *** Esotéricos estarão reunidos na 6ª Mystic Fair Rio de Janeiro, 6 e 7 de maio, no Clube Monte Líbano *** Nove em dez cobranças de foro sobre terrenos de marinha são inadequadas e os proprietários dessas terras não teriam que pagar nada ao governo, afirma Roberto Pugliese, advogado especialista em Direito Ambiental, que realizará palestra na Ilha Grande (RJ) em 23 de junho.