Advertisement

Moro e mídia enquadram STJ

Esperava-se que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) desse um basta na “insegurança jurídica judicializada”, como...

Fatos & Comentários / 11 Julho 2018

Esperava-se que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) desse um basta na “insegurança jurídica judicializada”, como definira o jurista Luiz Flávio Gomes o prende e solta de Lula no final de semana. Mas, em vez de simplesmente definir que a competência de julgar o habeas corpus não cabe mais ao TRF4 e remeter a atuação de juízes e desembargadores ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o STJ resolveu aprofundar a crise. Criticou de forma contundente o desembargador Rogério Fraveto e abençoou a afobada atitude do juiz Sérgio Moro, que, da Europa, articulou contra a decisão de soltar o ex-presidente, indo contra um tribunal superior.

Moro fora o grande chamuscado nesta história toda. Se havia dúvidas sobre a competência do TRF4, não restava nenhuma sobre a ingerência da 13ª Vara de Curitiba – à qual, nem ao menos, cabe decidir sobre a execução da pena, tarefa entregue à 12ª Vara. O juiz da Lava Jato vinha também colecionando revezes no Supremo, nos últimos dias. Ao defender Moro, o STJ agradou a mídia. E manteve o vale-tudo jurídico.

Nesta quarta-feira, foi a vez da juíza da 12ª Vara Federal, Carolina Lebbos, negar a Lula o direito de ser entrevistado na prisão (dezenas de traficantes e assassinos já concederam exclusivas ao Fantástico). Uma das alegações é que o ex-presidente é inelegível – sentença que cabe ao TSE ou ao STF, mas isto não parece sensibilizar a justiça de primeira instância do Paraná.

 

Estrela sobe

As escaramuças jurídicas no final de semana beneficiaram o PT. Na Câmara dos Deputados, o partido, que já tinha hegemonia no ranking dos mais influentes, conseguiu emplacar 12 dos 20 parlamentares com mais destaque. No Senado, Lindbergh Farias (RJ) e Gleisi Hoffmann (SC) subiram uma posição cada um e aparecem, respectivamente, em primeiro e segundo lugar.

O ranking FSB Influência leva em consideração o número de seguidores, o alcance, os posts, as interações e o engajamento registrado no Facebook e no Twitter durante o período de análise (3 a 9 de julho). À frente da listagem da Câmara segue o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL-RJ).

 

Luta

As centrais sindicais, reunidas nesta quarta-feira em São Paulo, decidiram deflagrar um Dia Nacional de Luta e Paralisações em 10 de agosto. “Não é possível conviver com um desemprego que atinge mais de 13 milhões de pessoas, muitas no desalento, sem esperança de uma mudança positiva no país, com empresas fechando e cada vez mais trabalhadores ficando sem seus direitos, além de uma lei (reforma) trabalhista selvagem e desumana”, afirma Miguel Torres, presidente interino da Força Sindical.

 

Pelo Rio

A Facha recebe nesta quinta-feira, às 18h, o encontro do movimento Juntos Pelo Rio, que integra empreendedores e líderes para debater questões ligadas à educação, saúde, economia criativa e sustentabilidade, sempre com foco em tecnologia.

Além de sediar o encontro, a Facha vai apoiar o Hacking.Rio, outro evento do Juntos pelo Rio, que vai reunir, entre 27 e 29 de julho, especialistas em tecnologia, design e negócios na busca de soluções de alto impacto para os desafios reais da sociedade. A expectativa é que a competição de hackers seja a maior da América Latina e fomente soluções e ideias inovadoras para a comunidade empreendedora do estado.

 

Parceria

A TrackMaven, líder mundial em soluções para análise e relatórios para o mercado de marketing, anuncia o início de suas operações no Brasil via parceria com a Polis Consulting. Com o acordo, a empresa brasileira especialista em transformação digital e social intelligence passa a representar e comercializar a tecnologia e os serviços da empresa norte-americana em território nacional.

 

100 km/h

Não se sabe se é padrão ou se foi porque o Centro do Rio estava muito vazio nesta quarta-feira, mas quem foi à sede do Detran-RJ para obter algum serviço tinha o número chamado antes mesmo de receber a senha.

 

Rápidas

O Almoço do Empresário da Associação Comercial do Rio do dia 27 receberá a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo *** Neste sábado, o Center Shopping Rio, em Jacarepaguá, realiza, das 15h às 18h, oficinas de slime – massinha de modelar que virou febre entre as crianças *** A regional Rio do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) realizará o curso Normas Brasileiras de Contabilidade, 26 de julho, das 9h às 18h. Mais informações: (21) 2233-5833.