Moradias refletem empobrecimento da população

Aumenta número de domicílios com paredes sem revestimento, revelando favelização.

Fatos e Comentários / 20:10 - 22 de mai de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

O número de domicílios no Brasil cresceu de 69,5 milhões para 71 milhões de 2017 para 2018, representando um aumento de 2,2%. No mesmo período, o número de domicílios no país com paredes sem revestimento aumentou 13,1%, com cerca de 15,5 milhões de moradores em moradias com essa característica em 2018. Dos 71 milhões de domicílios, 12,9 milhões eram alugados. Um aumento de 5,3% na comparação com 2017.

Os dados são do IBGE (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Pnad Contínua). Mostram o empobrecimento da população após quatro anos de políticas ultraneoliberais. Imóveis com paredes sem revestimento indicam crescimento de favelas. O aumento foi maior, em termos proporcionais e absolutos, na região mais rica (ou menos pobre) do país, a Sudeste.

 

De olho na aposentadoria

A Caixa lançou nas agências, nesta quarta-feira, o cartão de crédito consignado destinado a beneficiários do INSS, com taxa de juro de 2,85% ao mês e limite de crédito de até 1,4 vez o valor do benefício. O cliente poderá comprometer até 5% do valor do benefício, margem consignável que não concorre com o limite de 30% do empréstimo consignado.

Juros de quase 3% para um cliente com renda garantida. E o cartão mira mais 5% do benefício do aposentado. Dá para ver o estrago na economia se a reforma da Previdência passar.

 

Vale do Café

A Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ e o Instituto Preservale levarão um grupo de formadores de opinião ao Vale do Café neste sábado. O objetivo, segundo Cláudio Castro, que preside a Associação, é a divulgação e promoção do Estado do Rio de Janeiro.

Na primeira atividade, um grupo formado por diplomatas estrangeiros, jornalistas, agentes de viagens, educadores e especialistas em turismo serão recebidos pela harpista Cristina Braga no jardim Uana Ete, conhecerão Vassouras – onde serão homenageados na Câmara de Vereadores – e almoçarão na fazenda São João da Barra, de Rogerio Van Rybroek.

Bayard Boiteux, vice-presidente executivo da Associação, explica que o projeto levará outros formadores de opinião para divulgar o potencial enorme do interior do Rio.

 

Turismo em alta

A Almundo, agência multicanal de viagens, que completou em maio seu primeiro ano de operação no Brasil, espera faturar R$ 200 milhões em 2019 e R$ 320 milhões no ano que vem. A companhia está sob o comando de Luciano Barreto, ex-diretor do Submarino Viagens e da divisão de turismo da B2W.

 

Educação e a direita

A educação é essencial para combater o radicalismo de direita, e os professores são a ponta de lança desse processo, defende Cynthia Miller-Idriss, professora de educação e sociologia da American University em Washington, DC.

Em artigo publicado no jornal britânico The Guardian, ela analisa a experiência dos educadores da Alemanha para barrar os radicais – e nesse cesto entram tanto “terroristas” quanto nazistas.

No Brasil, a educação está sob ataque do governo.

 

Mais educação

Os gastos com pessoal e aposentadorias nas universidades federais cresceram 66,8% de 2007 a 2019. No período, o número de instituições aumentou 30% e o número de alunos ficou 87% maior. Até os tecnocratas da equipe de Paulo Guedes reconheceriam que houve aumento de produtividade.

 

Rápidas

A Feegow Clinic lançará na 26ª edição da Hospitalar, no Expo Center Norte, em São Paulo, a versão gratuita de seu software criado para clínicas *** Neste sábado, das 10h às 17h, o Shopping Grande Rio promove a ExpoSocial, ação social com uma série de serviços gratuitos destinados à população *** Até 7 de junho estão abertas as inscrições do processo seletivo para o corpo docente do Centro Universitário IBMR, para atuar na graduação nas áreas de Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Marketing, entre outras. Detalhes em ibmr.br/institucional *** Neste sábado e no domingo, a Feira da Gratidão estará em Vargem Grande (Zona Oeste do Rio), com histórias lúdicas para crianças e palestras inter-religiosas e de bem-estar *** 31 de maio é o Dia Mundial Sem Tabaco *** O Baile Dançante do Carioca Shopping volta a animar os clientes na próxima segunda-feira, das 15h às 19h *** A 14ª edição do Congresso da Micro, Pequena e Média Indústria – MPI será realizada pela Fiesp em 26 e 27 de maio, na Avenida Paulista. Mais informações: hotsite.fiesp.com.br/mpi/2019/

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor