Advertisement

Moody's: corrupção é o maior obstáculo ao crescimento econômico da AL

Relatório da empresa observou que as perspectivas de crédito de curto prazo da região permanecem 'extensivamente estáveis'.

Internacional / 10:46 - 11 de Jul de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

A desenfreada corrupção na América Latina é o maior obstáculo para melhorar a classificação de crédito e a competitividade econômica da região, disse na quarta-feira a agência de classificação de risco, Moody's Investors Service.

Os países da América Latina têm outras questões para lidar além da corrupção, como a flutuação dos preços globais de matérias-primas e fluxos de capital, o atraso tecnológico e o agravamento das desigualdades, disse a Moody's.

Um relatório da empresa observou que as perspectivas de crédito de curto prazo da região permanecem "extensivamente estáveis", apesar dos baixos preços das matérias-primas e dos fluxos instáveis de capital devido às tensões comerciais mundiais.

Os preços flutuantes das matérias-primas impactam diretamente a qualidade de crédito dos setores de mineração, petróleo e gás, segundo o relatório.

As tecnologias inovadoras estão transformando as indústrias na América Latina, especialmente na Argentina, no Brasil, no Chile e no México.

No entanto, sem uma supervisão adequada, as tecnologias só poderiam aumentar a disparidade entre a mão de obra qualificada e a não qualificada na região e continuar impedindo o crescimento econômico e a capacidade creditícia dos consumidores, corporações, instituições financeiras e governos, advertiu a Moody's.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) rebaixou em abril sua previsão de crescimento para a América Latina nos próximos dois anos, citando a incerteza de uma desaceleração global e condições financeiras conturbadas nas principais economias da região.

A região poderá ter um crescimento econômico de 1,4% neste ano e de 2,4% no próximo, de acordo com o relatório World Economic Outlook do FMI.

 

Agência Xinhua

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor