Macron anuncia criação do comando espacial da França

País tem plano de gastos militares para 2019-2025 que aloca 3,6 bilhões de euros para defesa espacial.

Internacional / 12:33 - 15 de jul de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou no sábado que aprovou a criação de um comando espacial dentro da força aérea do país para reforçar sua política de defesa espacial e proteger melhor seus interesses estratégicos.

"Para garantir o desenvolvimento e o reforço de nossas capacidades espaciais, um comando espacial será criado em setembro próximo a Força Aérea", disse Macron a uma reunião de forças militares antes do desfile do dia 14 de julho.

"Isso acabará se tornando o espaço e a força aérea, e os novos investimentos necessários serão decididos", ele acrescentou.

A França tem um plano de gastos militares para 2019-2025 que aloca 3,6 bilhões de euros para defesa espacial.

Macron observou que "o espaço cibernético ou o espaço exoatmosférico" se tornaram "novas áreas de confronto" que desencadearam a necessidade de criar "uma nova doutrina espacial militar" com a qual a França "garantiria a defesa do espaço".

A iniciativa da França de criar uma força militar espacial surgiu em meio as altas preocupações com uma corrida armamentista no espaço, depois que os Estados Unidos decidiram no ano passado criar, até 2020, uma nova força espacial como o sexto ramo das forças armadas.

Em fevereiro, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma diretriz que orienta o Pentágono a elaborar uma legislação sobre a criação de uma Força Espacial dos EUA, que a Casa Branca considera "um passo ousado e estratégico para garantir o domínio espacial norte-americano". No entanto, a criação de um novo ramo militar ainda requer a aprovação do Parlamento.

 

Agência Xinhua

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor