Advertisement

A luta continua

Fatos & Comentários / 09 Novembro 2016

Hillary Clinton não foi derrotada sozinha. Tem a companhia da grande mídia, que apostou na demonização de Donald Trump. Entre os cem maiores jornais dos Estados Unidos, apenas um defendeu apoio ao republicano, o Las Vegas Review-Journal. Mais de 20 publicações que historicamente apoiavam republicanos se declararam pelo democrata, entre eles o Orlando Sentinel. O USA Today, diário de maior circulação nos EUA, se posicionou pela primeira vez desde sua criação, em 1982, para ir contra Trump (embora não tenha declarado apoio Hillary). Redes de televisão e rádio seguiram a mesma toada.

Não estiveram sozinhos. A mídia europeia, The Economist à frente, defendeu a candidata de Wall Street e apostou na ridicularização de Trump. Na periferia, tipo Brasil, os (ainda) grandes grupos de comunicação reverberaram, de forma obediente, o tom que veio do norte.

Hillary, pelo menos, reconheceu a derrota. (Como se comportará daqui por diante ainda é uma interrogação, embora sua importância política deva ir minguando pouco a pouco) A mídia estadunidense não se dobra tão facilmente. Um exemplo vem de Thomas L. Friedman, colunista de assuntos internacionais do The New York Times. Pouco antes de ser confirmada a vitória do magnata, escrevia, dando o tom: “Trump não pode ser um vencedor a menos que passe por uma mudança radical”.

Costumeiramente indo contra o que seria sua audiência, a imprensa depois não pode culpar a internet pela perda de público.

Cancela

No Brasil, O Globo também comete lento suicídio atacando seu público. No Rio de Janeiro, apoia o pacote de maldades da dupla Pezão–Cabral. Acredita-se que na minguante base de assinantes do jornal ainda seja encontrado um bom número de funcionários estaduais. Pode-se apostar qual será o primeiro item do corte forçado de despesas se a tunga for aprovada.

Conta

No momento em que o Estado do Rio de Janeiro está quebrado, o rei do corte de gastos Raul Velloso deveria revelar se a assessoria que deu ao governo estadual para elaborar o pacote de maldades foi uma colaboração desinteressada ou foi remunerada.

Pesadelo

Destacar as ideias pitorescas de Donald Trump tem sido a tônica de Wall Street, que teme, de verdade, que o republicano transforme em ação parte de algumas de suas propostas para reduzir o suporte que o Estado concede ao mercado financeiro. O sonho da banca é que os dirigentes do partido enquadrem Trump.

Data

A comparação da data de eleição de Trump com o 11 de Setembro (11/9) e com a queda do Muro de Berlim (9/11) permite uma série de análises e teorias da conspiração. Mas, a bem da verdade, o republicano foi eleito em 8/11.

Segura

A inflação oficial, medida pelo IPCA, avançou de 0,08% em setembro para 0,26% em outubro. A alta nos preços do etanol e do álcool foi um dos fatores que motivaram o aumento. Um dia antes da divulgação do índice, a Petrobras decretou nova redução no preço dos combustíveis.

Base árabe

Pequenas e médias empresas paulistas poderão utilizar escritórios na Zona Franca de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para exportar seus produtos para os países do Oriente Médio, Norte da África e Ásia. Termo de Cooperação que permite o uso destes escritórios e centros de distribuição foi assinado em Dubai, nesta quarta-feira, pela Investe São Paulo, agência ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e a DP World, que administra a ZF do Porto de Dubai.

Rápidas

Estados Unidos: uma análise após o resultado das eleições” é o seminário que a Escola Brasileira de Economia e Finanças da FGV realiza dia 16. O encontro terá palestra do cônsul-geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, James Story. Inscrições: http://epge.fgv.br/ *** Eduardo Abreu é o novo sócio da consultoria executiva Unique Group (RJ) e será responsável pela divisão de média gerência da empresa *** O projeto Samba no Pátio, do Shopping Jardim Guadalupe (RJ), recebe o grupo Nova Edição, nesta sexta-feira, a partir das 19h. A entrada é gratuita *** Uma festa com a chegada de Papai Noel marcará a abertura dos festejos natalinos no Caxias Shopping (RJ) na próxima segunda-feira. O evento começará às 17h. Este ano, a decoração terá como tema o “Natal dos Ursos” *** O Centro de Idiomas Brasillis abre inscrição para curso online sobre Revisão de Textos, que terá início em 22 de novembro. Informações: brasillis@brasillis.com.br *** A Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp) e a Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat) realizam dias 17 e 18 próximos o Encontro da Advocacia Trabalhista Nacional. O ministro do Tribunal Superior do Trabalho Maurício Godinho Delgado falará sobre “Estado Democrático de Direito e Direito do Trabalho: antigos e novos desafios”. Inscrições: www.aasp.org.br *** O ministro Gilmar Mendes, do STF, participa da Assembleia Anual da Ifac – Federação Internacional dos Contadores. Ele falará sobre a conjuntura política e econômica do Brasil e a evolução no processo eleitoral, dia 16, às 11h. O evento começa no dia anterior e termina na sexta-feira.