Itamaraty adianta acordos que serão discutidos na cúpula do Mercosul

Encontro será em Bento Gonçalves, no RS

Internacional / 23:40 - 29 de nov de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Agendada para esta próxima semana, a cúpula do Mercado Comum do Sul (Mercosul), bloco comercial que reúne países da América Latina e visa consolidar políticas econômicas e sociais comuns a seus membros e parceiros, trará atualizações em acordos e na própria estrutura do bloco.

Segundo o secretário de Negociações Bilaterais e Regionais do Itamaraty, Pedro Miguel da Costa e Silva, o Brasil apresentará no encontro pautas para ampliar a liberdade entre os parceiros econômicos. “Traremos um reflexo externo do que é a agenda interna brasileira: aumento de competitividade, abertura da economia, facilitação de negócios, redução de barreiras econômicas. É uma agenda que facilita a vida das pessoas: diminui a burocracia e aumenta a cooperação”, disse o embaixador.

A reunião, que será em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, ocorre em meio a mudanças nos governos de alguns dos países-membros do bloco. Maurício Macri, que permanece na Presidência da Argentina até 10 de dezembro, confirmou presença. O presidente do Paraguai, Mario Abdo, também fará parte da mesa. O Uruguai enviará a vice-presidente, Lúcia Topolansky, e o Chile e a Guiana serão representados por autoridades diplomáticas.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor