Advertisement

Indulto na Malásia, união da oposição, Ciro e o Brasil

Fatos & Comentários / 16 Maio 2018

Anwar Ibrahim, líder da oposição na Malásia, saiu da prisão nesta quarta-feira após receber o perdão real. Ele cumpria pena há três anos acusado de sodomia. O indulto foi concedido na última sexta-feira, depois de Mahathir Mohamad tomar posse como primeiro-ministro. Mahathir havia prometido que, em caso de vitória nas eleições, cederia o cargo a Anwar logo que ele deixasse a prisão.

Há mais de três décadas, a relação turbulenta de Mahathir e Anwar tem sido parte decisiva na política da Malásia. Anwar começou a carreira como protegido de Mahathir, na década de 80, e em 1993 já era vice primeiro-ministro do país. Poucos anos depois, Mahathir começou a temer a grande popularidade de Anwar, o expulsou do cargo e o acusou de corrupção e sodomia. Embora as evidências fossem frágeis, Anwar foi considerado culpado, em 1999, de corrupção e, em 2000, de sodomia, o que resultou em uma sentença cumulativa de 15 anos de prisão.

A condenação por sodomia é devido à característica da cultura do país, que tem o islamismo como religião oficial. Mas a acusação de corrupção guarda paralelo com outros países, onde a justiça tem sido empregada como forma de retirar do poder os indesejáveis.

Anwar foi autorizado a sair da cadeia em 2004 e voltou para a política em 2008, quando foi líder da oposição na eleição. Mas seu reaparecimento no cenário político trouxe consequências. Em 2010, foi novamente julgado por sodomia. Foi absolvido, depois voltou a concorrer como líder da oposição nas eleições de 2013, ganhando mais votos, mas perdendo para Najib Razak. Um ano depois, a absolvição de Anwar foi anulada e ele foi sentenciado a cinco anos de prisão por sodomia, onde permaneceu até esta quarta.

A improvável união de Anwar com o Pakatan Harapan, partido de Mahathir, se deu, justamente, para tirar a coalizão do primeiro-ministro Najib Razak, Barisan Nacional, do poder. A popularidade de Najib já havia caído drasticamente por supostos desvios de bilhões de dólares de um fundo estatal.

No Brasil, Ciro Gomes, nome forte para unir o país se Lula não puder concorrer, se esquiva de defender indulto ao ex-presidente. Questionado sobre o assunto na Suécia, saiu pela tangente: “Indulto é apenas para aqueles que já foram condenados em todas as instâncias. E Lula ainda está recorrendo da decisão.” O candidato do PDT precisa se livrar a tutela da mídia e assumir a união das forças que querem impedir que o Brasil recue, não 20 anos, mas 50 ou 100 anos.

 

Integração

A respeito da “assimetria” dos procedimentos aduaneiros no Porto de Santos, noticiada por esta coluna, a Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA) alega que, no maior porto do Brasil, há integração eletrônica entre operadores portuários, recintos alfandegados e autoridade aduaneira, “com total segurança e credibilidade dos dados”.

Diz ainda que os valores praticados no Porto de Santos estão longe de onerar os serviços portuários e o custo Brasil. O custo médio da movimentação teria ficado em R$ 0,54 por unidade, em 2017. No mês passado, o custo subiu um pouco, para R$ 0,57.

 

Diga sim

A Legião da Boa Vontade (LBV) entra em campo com a campanha “Fiz um gol pela infância brasileira!”, iniciativa realizada tradicionalmente a cada edição da Copa do Mundo da Fifa, que visa mobilizar doações para a manutenção dos programas socioeducacionais que a instituição realiza em todo o país.

Nesta edição, a campanha recebeu a adesão de jogadores que autografaram uma camisa, que será entregue a quem fizer doações para a iniciativa. Destacam-se Marcelo (lateral-esquerdo do Real Madri); Roberto Firmino (atacante do Liverpool); e Renato Augusto (meia, do Beijing Guoan), todos da Seleção Brasileira. O ponto alto é o autógrafo de Pelé. Detalhes em www.lbv.org/digasim

 

Rápidas

Quinta e sexta-feira da próxima semana, a Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp) recebe seis ministros do STJ para o IX Seminário sobre o Superior Tribunal de Justiça. Mais informações: www.aasp.org.br/educacional/cursos *** Neste sábado, das 14h às 18h, o Shopping Jardim Guadalupe promove a Feira de Adoção de Animais Me dê um Lar *** A Band abriu inscrições para a terceira temporada do MasterChef Profissionais. Até 25 de junho *** Esgotadas as vagas para o Almoço do Empresário da Associação Comercial do Rio (ACRJ) da próxima segunda-feira. A palestra será feita pelo pré-candidato Jair Bolsonaro.