Indicadores de atividade setorial ficaram mais fracos que esperado

Apesar da contração do IBC-Br, esperamos que o PIB possa mostrar um desempenho relativamente melhor em comparação ao IBC-Br.

Opinião do Analista / 16:33 - 9 de ago de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Nossa expectativa - Os três principais indicadores de atividade setorial (produção industrial, vendas no varejo e atividade de serviços) ficaram mais fracos do que o esperado. Nesse sentido, nossa expectativa de crescimento do PIB para o segundo trimestre a + 0,25% tem um viés de baixa, e pode estar mais perto do crescimento nulo. O PIB será divulgado apenas no final deste mês. Antes disso, teremos a divulgação do índice de atividade econômica IBC-BR, e esperamos contração de 0,4% em junho e 0,6% no 2T19 em relação ao trimestre anterior.

Apesar dessa contração do IBC-BR, devido às diferenças metodológicas (o PIB tem um conjunto mais amplo de informações e faz o balanço entre oferta e demanda), esperamos que o PIB possa mostrar um desempenho relativamente melhor em comparação ao IBC-Br.

Mantemos nossa expectativa de que a atividade econômica possa melhorar adiante, uma vez que a amplamente esperada aprovação da reforma da Previdência no Congresso pode desencadear uma onda de confiança maior por parte dos empresários, sendo o ponto de partida para o crescimento econômico mais sólido que esperamos para o segundo semestre deste ano.

.

O Mitsubishi UFJ Financial Group, Inc. (MUFG)

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor