Advertisement

Inadimplência de bancos comerciais chineses fica em 1,74% em 2017

Internacional / 09 Fevereiro 2018

A taxa de inadimplência nos empréstimos nos bancos comerciais na China manteve estável no ano passado com esforços governamentais para controlar riscos, segundo dados divulgados na sexta-feira pela reguladora de bancos.

A taxa de inadimplência de bancos comerciais ficou em 1,74% no final de 2017, informou a Comissão Reguladora de Bancos da China em uma nota.

Os empréstimos que estavam em aberto no setor bancário somavam 1,71 trilhão de iuanes (US$ 270,6 bilhões).

A taxa de inadimplência diminuiu pela primeira vez desde 2012 para o nível atual no último trimestre de 2016, um sinal animador para a economia afetada por dívidas.

"Riscos no setor bancário estão sob controle, e os bancos desempenharam um maior papel em servir a economia real", disse a Comissão.

Os dados também mostraram que os bancos concederam mais créditos a micro empresas e negócios agrícolas como o governo procura levar mais dinheiro a setores necessitados.

Para responder aos potenciais riscos no setor financeiro, o governo aumentou esforços para corrigir irregularidades no setor, combatendo atividades de alto risco como financiamento fora do balanço.

 

Agência Xinhua