Imóveis de luxo movimentam mercado imobiliário no Rio

Empresas / 19 Maio 2017

Sala com quatro ambientes, cinco suítes, cozinha americana com sala de jantar em apoio, banheiro e lavabo social, garagem para seis carros, piscina, sauna, churrasqueira. Para quem ouve, é fácil associar ao apartamento ou casa dos sonhos. Com características suntuosas, há centenas de imóveis desse naipe em oferta no Rio.

Mesmo com valores que ultrapassam os 10 milhões de reais, apartamentos e casas luxuosas despertam o interesse de investidores a cada dia. “Muitos deles são jogadores de futebol, empresários, músicos, atores, políticos, youtubers, dentre eles brasileiros e estrangeiros”, afirma Michael Magno, diretor executivo e sócio da Magno Empreendimentos Imobiliários, empresa que funciona há 15 anos atendendo clientes com imóveis de luxo no Brasil e exterior.

De acordo com um levantamento realizado recentemente, o Rio de Janeiro é o local que possui o maior número dos imóveis mais valorizados no país. Em um espaço de quatro quilômetros entre os bairros de Ipanema e Leblon, na zona sul da cidade, se encontram sete dos dez imóveis mais valorizados do Brasil. “Consideramos que o imóvel passa a ser de luxo na venda a partir de quatro milhões, e locação a partir de 20 mil. Nem sempre o valor é o que determina se é de luxo ou não, também levamos em consideração a localização”, explica Michael Magno.

Ao contrário do que se pensa, o segmento se manteve firme nesse momento de recessão. Segundo o empresário, o mercado de imóveis de luxo não é tão sensível às crises econômicas, mas, apesar disso, há uma flexibilização em relação à negociação dos valores. “O mercado encontra-se estabilizado, mas as negociações sempre caem um pouco. Entretanto, quem quer comprar o sonho de uma casa ou apartamento de luxo para a família está determinado a pagar. É a conquista de um sonho de vida” esclarece.

Cada vez mais estrangeiros vêm investindo no setor de imóveis de luxo brasileiro, atraídos pela queda da paridade do dólar em relação ao real. Eles buscam experiência inédita, algo único. “Aumentou muito o número de estrangeiros que buscam imóveis de luxo para venda e locação, principalmente na Zona Sul e Zona Oeste da cidade. Eles querem um padrão de vida em um ambiente que traduza sua personalidade”, diz Michael Magno, acrescentando que o tipo de contrato mais procurado é o de aluguel mensal ao longo de 30 meses. “É o mais rentável e procurado na cidade. O tipo temporada é feito somente épocas específicas, como Copa do Mundo, Olimpíadas, final de ano”, explica o empresário.