Advertisement

Falta combinar com os russos

Muito da incompetência dos Bolsonaro é parte do projeto; mas este não é à prova da realidade.

Fatos e Comentários / 18:17 - 17 de Mai de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Falta inteligência política ou o confronto é projeto?” A pergunta, sobre o Governo Bolsonaro, foi feita pela cientista política Maria Hermínia Tavares de Almeida no seminário dos 50 anos do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), em São Paulo, esta semana.

A questão permite uma variante: até que ponto as idas e vindas da Família Bolsonaro são conscientes e quando começa a trapalhada? Pois ninguém duvide que muito do que parece incompetência faz parte do projeto. Isso ficou claro nas eleições, assim como é nítido que o centro de comando vem de fora (não, ninguém aqui pensou no Homem de Virgínia).

Porém, a estratégia não é à prova de erros, nem à prova da falta de traquejo dos Bolsonaros. Não se pode ter a petulância de achar que se controla as reações dos demais envolvidos (mídia, sociedade, elite, povão etc.)

Nesta sexta-feira, o presidente Jair Bolsonaro distribuiu, em grupos de WhatsApp, um texto que navega na direção citada acima. De autoria não revelada, a nota insinua hipóteses de um golpe de Estado para implantar um Estado policial ou a renúncia.

Mais reveladora é a resposta de Bolsonaro por meio de seu porta-voz, o general Otávio do Rêgo Barros: “Venho colocando todo meu esforço para governar o Brasil. Infelizmente os desafios são inúmeros, e a mudança na forma de governar não agrada àqueles grupos que, no passado, se beneficiavam das relações pouco republicanas. Quero contar com a sociedade para juntos revertermos essa situação e colocarmos o país de volta ao trilho do futuro promissor. Que Deus nos ajude!”

Que Deus ajude o Brasil!

 

Viagem de jaleco

O turismo médico – viagem em busca de procedimentos como cirurgias plásticas, serviços odontológicos e acupuntura – movimenta mais de US$ 100 bilhões anualmente e cresce progressivamente, de acordo com a Medical Tourism Association, a principal organização do setor no mundo.

No Brasil, o cenário é promissor, mas ainda é pouco explorado. Por isso, é tão importante debatermos os desafios e oportunidades de um mercado em ascensão que engloba diversas áreas e que pode trazer grandes investimentos para o estado”, conta o presidente do Instituto Carlos Chagas, Ricardo Cavalcanti Ribeiro.

O médico se reuniu na quarta-feira com os secretários de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Edmar Santos, e de Turismo, Otavio Leite, para desenvolver um grupo de trabalho a fim de discutir os desafios do desenvolvimento do turismo de saúde e médico hospitalar no estado.

 

Empreendedores

Provavelmente estimulados pela MP da Liberdade Econômica de Bolsonaro, milicianos de Rio das Pedras (RJ) iniciaram uma ligação por barco entre a comunidade e o metrô da Barra da Tijuca. A Capitania dos Portos apreendeu a embarcação. Como é difícil conviver com a burocracia!

 

Rápidas

As Exportações Brasileiras e seus Entraves” é o tema de palestra que José Augusto de Castro, presidente da Associação dos Exportadores do Brasil (AEB), realizará na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) nesta quarta-feira, às 10h30 *** O Planetário da Gávea, no Rio, apresenta neste domingo, às 14h30, a peça de teatro Anjo Azul aCerca de Tudo, que conta a saga dos autistas e seus familiares na sua relação com o mundo e a sociedade. A direção é de Joel Vieira *** A Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) promove a terceira edição do Hospital Summit, 21 e 22 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), durante a 26ª Hospitalar. Inscrições e programação em hospitalsummit.com.br/ *** De 22 de maio a 21 de junho, o Memorial da América Latina recebe a exposição 17 ODS para um Mundo Melhor. Com entrada gratuita, aborda os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU *** Nelcina Tropardi, vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da Heineken, assume a presidência da Diretoria Nacional da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) *** O MP Federal, em parceria com Escola Superior Dom Helder Câmara e com apoio da FGV, realiza em 23 e 24 de maio, em Belo Horizonte, o seminário “Compliance e Combate à Corrupção – Políticas de Prevenção a Desastres Ambientais”. Inscrições: direitorio.fgv.br/eventos/compliance-e-combate-a-corrupcao-politicas-de-prevencao-a-desastres-ambientais *** O italiano Massimo Tancredi foi homenageado com o título de Embaixador do Turismo do RJ pelo proféssor Bayard Boiteux. Tancredi chefiou o escritório comercial da Itália no Rio.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor