Advertisement

Especulação contorna regulação financeira

FMI alerta para possíveis ameaças à estabilidade financeira decorrentes de atividades fora do perímetro da regulamentação

Fatos & Comentários / 08 Novembro 2018

As mudanças regulatórias após 2007/2008 ajudaram a fortalecer o sistema bancário mundial. “Conseguiu-se reduzir algumas das formas perniciosas de serviços bancários paralelos que se desenvolveram no período que antecedeu a crise, e a maioria dos países agora conta com uma autoridade macroprudencial e algumas ferramentas para supervisionar e conter os riscos para o sistema financeiro”, comenta o Fundo Monetário Internacional (FMI), em recente relatório.

Porém, o cenário não está livre de ameaças. O Fundo recomenda que os órgãos reguladores e supervisores devem manter-se atentos a novos riscos, inclusive a possíveis ameaças à estabilidade financeira decorrentes da cibersegurança, da tecnologia financeira e de outras instituições ou atividades fora do perímetro da regulamentação prudencial.

Ou seja, para um ralo que se fecha, a especulação sempre encontra forma de abrir outro.

 

#veta

O Partido Novo conseguiu 1 milhão de assinaturas no abaixo-assinado online em que pede que o presidente Temer vete o aumento salarial do STF aprovado no Senado na quarta-feira.

 

Balanço

Levantamento do Itaú Unibanco apontou crescimento de 41% no número de clientes no Estado do Rio de Janeiro que utilizaram o serviço de Transferência de Limites entre janeiro e julho deste ano em comparação com o mesmo período de 2017.

O produto permite distribuir o limite total disponível entre o cheque especial (LIS), o crédito pessoal e o cartão de crédito, ajudando o controle do endividamento pelo cliente. De acordo com o banco, o volume transferido do limite teve alta de 43% para o cheque especial, 34% para o crédito pessoal e 29% para o cartão de crédito.

 

Preguiça

A Receita, que participa da operação que levou à prisão sete deputados estaduais do Rio, disse que “a movimentação financeira de diversas pessoas envolvidas era completamente incompatível com os rendimentos legalmente recebidos”. Então por que o Leão só tomou providências agora?

 

Rápidas

A Unisys nomeou Diana Velásquez Dávila como líder de Recursos Humanos para a América Latina. Ela ficará baseada em Bogotá (Colômbia) *** As centrais sindicais dos trabalhadores fazem na próxima segunda-feira a Plenária Sindical em Defesa da Previdência e Seguridade Social. Será no Auditório da Escola Dieese de Ciências do Trabalho, em São Paulo, das 9h às 12h *** Neste domingo, o Iniciativa Geek do Center Shopping Rio terá como destaque a presença do ator Fernando Caruso, a partir das 15h *** A ação da rede Megamatte que destinará parte das vendas dos mates orgânicos e de guaraná natural ao projeto Culinária da Associação Saúde Criança será nesta sexta, e não na quinta, como a coluna – perdida com o horário de verão – disse. Oportunidade para tomar mais um mate e colaborar com a causa *** A Secretaria de Trabalho do Estado do Rio de Janeiro inaugurou a segunda Central de Captação de Vagas e Qualificação, instalada no Shopping Jardim Guadalupe, na Zona Norte do Rio *** Neste sábado, das 9h às 13h, a nutricionista Luna Azevedo e o pediatra Bruno Amaral farão um curso prático de primeiros socorros, na clínica Nutrindo Ideais, no Itaim Bibi. Inscrições pelo telefone: (11) 97555-2002