Advertisement

Escândalo de emissões rende multa de 1 bi de euros à Volks

Internacional / 14 Junho 2018

Valor a ser pago pela montadora é uma das mais altas já impostas a uma empresa

A Volkswagen vai pagar uma multa no valor de 1 bilhão de euros (cerca de R$ 4,4 bilhões), imposta por promotores alemães, em relação ao escândalo de emissões envolvendo manipulações ilegais em carros a diesel, informou nesta quarta-feira a montadora alemã.
Em comunicado, a empresa assumiu sua responsabilidade no caso e disse ter concordado em pagar a quantia decidida pela Promotoria de Braunschweig, na Baixa Saxônia, encarregada das investi-gações pela proximidade com Wolfsburg, onde fica a sede principal da Volks.
A montadora, que realizou sua própria investigação e decidiu não recorrer da decisão da Promotoria, disse esperar que o pagamento da multa na Alemanha tenha “efeitos positivos em outros proces-sos oficiais sendo conduzidos na Europa contra a Volkswagen” e suas subsidiárias.
De acordo com informações do Deutsche Welle, os promotores alemães afirmaram que se trata “de uma das mais altas multas já impostas a uma empresa no país”. Em sua decisão, eles considera-ram que houve o descumprimento do dever de supervisão na divisão de desenvolvimento de agregados relacionados aos testes de veículos.